Publicamos algumas regras básicas que devemos respeitar na hora de servir os vinhos.
1 – Nunca sirva mais de 3 tipos de vinho por refeição. Três é o máximo se quisermos apreciar cada um deles.
2 – Sirva sempre os brancos antes dos tintos. Os vinhos mais jovens antes do mais velhos.
3 – As temperaturas ideais são as seguintes:
. Grandes vinhos brancos: 14 graus.
. Vinhos brancos secos : entre 8 e 14 graus.
. Grandes vinhos tintos: entre 15 e 18 graus.
. Vinhos rosés: entre 10 e 12 graus.
Decantação ou não?
A decantação é uma operação que consiste em separar o vinho dos depósitos eventuais que arriscariam atrapalhar o prazer da degustação. O objetivo principal da decantação é este.
Durante a decantação a aeração é inevitável.
Os velhos tintos de Bordeaux ou da Valée du Rhône suportam bem a decantação. Os vinhos tintos de cépage único, mais frágeis, como o pinot noir da Bourgogne, não devem ser decantados. Eles podem reagir mal.
Os vinhos brancos não são beneficiados com a troca de garrafa. A oxigenação durante o serviço e nas taças é suficiente.
Qual a taça ideal?
A taça ideal deve ser transparente, para vermos a cor do vinho. Sua morfologia deve ser a seguinte:
. Um pé longo para evitar o contato da mão com o bojo, sem riscos de esquentar o vinho. Nas taças, a temperatura do vinho aumenta rapidamente, em torno de 2 graus a cada 10 minutos.
. Um bojo largo, ligeiramente mais estreito no alto, em forma de tulipa e assim concentrando os aromas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Silvana Grossi
Adoro as matérias do conexão Paris!
Medrado
Olá, a tod@s!
Eu aprecio publicações como essa. Uma vez que sou ignorante quando falamos de vinhos e suas combinações, me vejo na necessidade pessoal de aprender sobre o assunto. Claro que, não são regras que farão um vinho melhor que o outro (como muito bem dito pelo Maurício), mas sinceramente não vejo as regras passadas nesta publicação como algo que nos impede de apreciar um jantar deixando o mesmo mais planejado e elevando a qualidade de uma combinação. Se podemos aprender, porque deixar passar? Parabéns pela publicação e que venham mais!
Gostaria de explicitar meu nível de apreciação por um comentário em especial: Beatriz, faço minhas as suas palavras. Mas tomo posse das mesmas e as redireciono a todos do planeta! Minha gramática tem seus erros, pois sou humano. Mas é preciso de cuidado para escrever como o minimo de aberrações possíveis, como você deixou bem claro! Gostei do seu comentário, foi sutil e direto!
Osiris
Nao sou conhecedora nao, mas a vida tem me levado a reconhecer que existem combinacoes de vinhos e pratos que dao um enorme prazer ao paladar. Por isso, presto atencao sempre que alguem que conhece da sua opiniao. Algum dia vou fazer um bom curso para poder apreciar e escolher com conhecimento!
beatriz
Fernando,
você pode até dispensar as regras de como apreciar e servir vinhos, por julgar que estas são retrógradas ultrapassadas, mas, por favor, não dispense as regras de pontuação, nem o estudo da gramática. Estas com certeza lhe fazem falta!
Valéria
Sim.
O ideal mesmo é ter prazer, mto prazer no q faz. Não tenho dúvidas que a companhia de uma taça de cristal é o melhor, discernir, por bom senso mesmo na harmonização do prato c o tipo de vinho, e o resto é curtir e aproveitar!
Mauricio Christovao
Existem enófilos, existem “enochatos”, assim como existem vinhos que agradam a uns e não a outros. Com a idade, meu nível de exigência foi aumentando(e meu fígado piorando…) e hoje escolho com mais cuidado o que vou beber. Já bebi vinho de garrafão em copo de plástico, mas Jesus mostrou o caminho e larguei as drogas…
Existe muito preciosismo, é certo, mas uma boa taça valoriza certamente um bom vinho, mas não fará milagres com um vinho ruim.
Tatiana
Nossa, Fernando, não tem como por sua opinião de maneira mais educada, não?….. Apreciar vinho é uma coisa, tomar por tomar é outra. Siga no seu caminho sem as pequenas sutilezas, que há séculos são recomendadas por ESPECIALISTAS… Respeito… Mas respeite a opinião de todos que trabalham diretamente com a produção e degustação. Degustar é algo que talvez você não conheça…. Boa noite, tudo de bom, e que suas exclamações e ironias não te façam mal…. 😉
Alessandra Huber
Tem regras básicas que sigo arisca , quando preparo um jantar , principalmente quando temos entradas e pratos principais que pede um bom vinho. A base da fórmula é apreciar e degustar um bom vinho.
nilza caruso
A melhor maneira de beber vinho é, com prazer!
Pouco importa se é na taça ou no copo de geléia…
fernando
sigo a três anos,nunca dei um pitaco, mas hoje não me contive , pois adoro vinhos,………regras básicas??????????????,devemos respeitar?????,como assim? … existem regras básicas por exemplo …?para dar um beijo?..para ser feliz? para dizer a alguém que a ama?,,, definitivamente, o melhor vinho,´e o que vc sente prazer em beber, a melhor maneira é a que te satisfaz,a melhor taça é a que te convem etc etc etc , uma historia real que se passou comigo certa vez ,juro que e mentira,estava eu em uma loja de vinhos aqui na minha cidade,uberlandia,em uma loja de vinhos,as sextas feiras a tarde um grupinho sempre se reunia nos fundos da loja , e o dono abria algumas garrafas servia alguns queijos e por ai ,ia, certa vez estava la , e ouvi a seguinte ‘perola’,um -conhecedor – comentou com o grupo,na degustação,que minutos antes quando ainda estava sozinho,que pediu um determinado vinho(bem caro por sinal)e o dispensou,ai os presentes o questionaram,e o dono da loja,resgatou a garrafa,que estava guardada com a rolha ainda, debaixo da pia,e sarviu a todos os presentes, ai o dono da garrafa ,após todos provarem o tal vinho,decretou!!!!!!,estão vendom ,ele não tem um gosto….. de petróleo????, ai um dos presentes respondeu!!!!!!!!!!!!,não sei, eu nunca bebi petróleo??????????/, eu quase deitei no chão da loja e tive um piripaque de tanto rir ,então, por favor, não me venham com,….. aromas campestres….aromas de musgos dos campos da bavaria…… e baboseiras afins,de enochatos de plantão,vinho ,é simplesmente uma bebida que nos deve dar prazer, e não nos escravizar….erros de português pelo avançado da hora e…….. pelo vinho,pois in vino veritas