É difícil para mim aconselhar como se vestir para as festas. Não gosto de modismos, respeito a moda. Gosto do que é elegante, atemporal e discreto. Dentro destes parâmetros toda mulher pode criar um estilo próprio acrescentando detalhes, acessórios, misturas de estilos e outras artimanhas. O que chamo de modismo é a última moda. Desde que leio na imprensa que a última moda é renda e que vejo renda em todas as vitrines, imediatamente apresento a síndrome de overdose e faço questão de ignorar a ditadura dos modismos. O exemplo dado é inofensivo, mas quando a última moda não é adaptada a todos os tipos físicos o efeito e desastroso.
Por isto acho que as brasileiras que passam as festas de fim de ano em Paris devem se vestir como se vestem no Brasil. Respondi com freqüência vistam-se com se estivessem se vestindo para uma festa no Brasil e coloquem o casaco de lã por cima. A moda é internacional e além do mais nós vivemos em um mesmo contexto cultural que as francesas. Mundialização oblige.
Fica a questão da cor branca. Não existe na europa a tradição de roupas brancas para a passagem do ano. O branco na França está relacionado ao verão, dias ensolarados e beira mar. O que não é exatamente a descrição do mês de dezembro em Paris. Apesar de não ser um hábito aqui , acho que uma brasileira pode perfeitamente colocar um vestido branco chic, casaco de lã por cima e assumir nossa tradição no inverno europeu.
Resumindo, vistam-se como se estivessem no Brasil. Até de branco apesar de não ser uma tradição aqui. Elas, as francesas, adoram um pretinho básico para o natal ou reveillon. A revista Figaro Madame publicou um artigo intitulado Uma série de vestidos para festejar o fim do ano. Selecionei alguns modelitos para vocês.
Vestido de pregas, Monoprix.
Vestido de organza amarrotada, Paule Ka.
Vestido bustier e saia em tulle, H&M.
Vestido costas nuas, Tara Jarmon
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
62 Comentários
luciene souza
Meu primeiro ano na europa, vou pra um hotel com meu noivo passar a revelion estou em duvida se uso um vestido bege clarinha com sandalias e acessorio na cor ouro ou se visto um basico preto. Por favor me mande uma luz?? Bjim e boas entrada de ano
hello billy bo bo bo
aqui no bresil deveriamos passar o ano novo de prteto também, é tão chique…
Beth
Lina
Fim de Ano em Paris?
É só usar o bom senso.
Não dá para ir de vestido branco decotadíssimo e sandálias altíssimas com pernas desnudas, pois a temperatura costuma beirar os 0°C. E causa o mesmo choque visual que aparecer de preto fechado e longo na praia de Copacabana na noite de Reveillon…
Um pretinho básico combina mais com um Reveillon em Paris. E com a vantagem de que dá para usar com meia calça de lã. Sim de lã, porém finas e bem aderentes, existem a venda em qualquer loja francesa, para usar com sapatos de noite. Um bom truque para chegar na festa (e sair depois) sem o risco de uma pneumonia é colocar um mini cardigan de cashmere embaixo de um bom casacão longo de lã. Para casos desesperantes, tipo neve (é raro mas acontece) vale ir de botas com os sapatos de noite dentro de uma sacolinha mole.. Já passei DOIS Reveillons com neve em Paris!
Abs
zaida brigido
Marcela e Gerson,
Agora que acabou esse tititi de festa de fim de ano, vcces não acham que daria uma boa pauta “como os brasileiros devem se comportar em Paris”??? Porque como a Marcela colocou, quanto ao modo terrível dos brasileiros em falar alto, realmente, os franceses acham bastante festivo nosso povo, pra ñ falar mal educado!!! Certa vez estava no L’ Avenue com meu marido e pasmem; havia um casal brasileiro na mesa ao lado, com um sotaque muito acentuado,e quando o Maitre veio apresentar o vinho que o casal havia escolhido para que o acompanhante da moça espivetada apreciasse o bouquet do vinho a ser servido; a mesma em alto e bom tom disparou: PRA QUE FICAR CHEIRANDO ESSA CAATINGA!!! BORA LOGO É TOMAR A GARRAFA INTEIRA!!! inacreditavel, não é mesmo!!! e o o restaurante citado, é um dos mais elegantes $$$$$$$ de Paris!!! … Temos que ter cuidado com o q falamos e a maneira como falamos, pois muitas pessoas acompanham o blog e eu já fui mal compreendida na pauta ” onde achar roupas baratas em Paris” e nem sempre as pessoas concordam ou participam do mesmo pensamento!!!
bjs
Gerson
Meninas.
Felizmente não são todos os brasileiros que se comportam assim. É uma minoria, inculta ou novos ricos que se empolgam e dão vexame.
Marcela
Para Zaida,
Eu tb já passei por isso. Estive em festas fora do Brasil, e reconhecia os grupos brasileiros de longe (muito make, bronze em excesso, cabelos alisados, saltão e modelão) e falando mUUito alto, claro. Com desculpas as cariocas, mas algumas pensam que estão na beira da praia. Várias pessoas me perguntavam se eu era mesmo brasileira, não só por ser do sul (Curitiba), ser mais clara, mas por estar vestida completamente diferente . Hoje com tanta infromação de moda, as pessoas poderiam apurar mais o olhar e o gosto, no sentido de escolher realmente o que é elegante. Não comento de maneira preconceituosa, mas os brasileiros na maioria das vezes pecam no quesito elegância, seja na maneira de vestir ou de se portar em público.
Vivi Portugal
Nada pode ser obrigação. Se nós usamos o branco só por convenção, acabou-se todo o significado da cor. O importante é sentir-se bem, confortável. Se vc acha que tudo dará errado se passar de preto, NÃO use o preto! Estará se violentando. Mas creio que talvez não se sentirá bem sendo a única num branco reluzente em meio a 200 pessoas de preto, hahah! Por isso a sugestão do prata. Bem, talvez se sinta, tudo depende da sua personalidade, ser o centro das atenções…
No verão do Rio, a beira mar, acredite, a imagem de milhares de pessoas usando branco nas areias é linda. Mas essa imagem é de um Réveillon tropical. Elegância é saber adaptar o seu estilo (com bom senso,hahah) a qualquer lugar do mundo! Boas festas a todos!
Vivi Portugal
Acredito não ser possível mudar o senso estético porque estamos em férias na Europa. Se a pessoa está acostumada a certos modelitos irá usá-los tb em Paris, sendo brasileira ou não. Tb não podemos radicalizar dizendo que a ordem aqui abaixo do equador é curto, decotado e justo. Tem muita gente de bom senso sim, hahaha! Nem falo em bom gosto, afinal “bom gosto” pode ser questionável.
Num país tropical e sensual como o nosso é compreensível mostrar um pouco mais o corpo, mas realmente há gente que exagera. Ter bom gosto a 0º é fácil né? Saber equilibrar elegância com calorão de 40º é que são elas,:-)!
zaida brigido
OI LINA,
AMEIIII ESSE PRETINHO BASICO DA PAULE KA!!! EXELENTE DICA!!! O DE PREGAS MUITO LINDO!!! ESTAREI USANDO UM MODELO DO CARLOS MIELE IDENTICO AO DA FOTO!!! …..E CLARO, NA COR BRANCA!!!! REVEILLON NO RIO DE JANEIRO!!!!!
BJS
zaida brigido
MARCELA,
PERFEITA A SUA OBSERVAÇÃO!!! ANO PASSADO , FOMOS A FESTA DE REVEILLON DE UM CASAL QUERIDO NA ELEGANTE AVENUE KLEBER, TODAS MUITO ELEGANTES, MAS HAVIA UM GRUPO DE MULHERES QUE SE ENCAIXAVAM PERFEITO NA SUA DESCRIÇÃO; TODAS BRASILEIRAS E CARIOCAS ( NADA CONTRA , EMBORA MORE EM SAMPA , SOU IPANEMENSE E CONHEÇO O JEITO CARIOCA DE SER), CLARO QUE CHAMAVAM ATENÇÃO, MAS ELEGANCIA PASSAVA LONGE!!!! tAMBEM DETESTO ESSE NEGOCIO DE BRANCO!!! ESTOU INDO A UMA FESTA DE REVEILLON NO RIO , EM QUE O DRESS CODE É BRANCO E/OU DOURADO!!! OS ANFITRIÕES SÃO MUITO QUERIDOS, POR ISSO VOU ADERIR; …MAS GOSTARIA DE VESTIR O QUE ME DESSE VONTATE NA HORA!!!!
BJS