É difícil para mim aconselhar como se vestir para as festas. Não gosto de modismos, respeito a moda. Gosto do que é elegante, atemporal e discreto. Dentro destes parâmetros toda mulher pode criar um estilo próprio acrescentando detalhes, acessórios, misturas de estilos e outras artimanhas. O que chamo de modismo é a última moda. Desde que leio na imprensa que a última moda é renda e que vejo renda em todas as vitrines, imediatamente apresento a síndrome de overdose e faço questão de ignorar a ditadura dos modismos. O exemplo dado é inofensivo, mas quando a última moda não é adaptada a todos os tipos físicos o efeito e desastroso.
Por isto acho que as brasileiras que passam as festas de fim de ano em Paris devem se vestir como se vestem no Brasil. Respondi com freqüência vistam-se com se estivessem se vestindo para uma festa no Brasil e coloquem o casaco de lã por cima. A moda é internacional e além do mais nós vivemos em um mesmo contexto cultural que as francesas. Mundialização oblige.
Fica a questão da cor branca. Não existe na europa a tradição de roupas brancas para a passagem do ano. O branco na França está relacionado ao verão, dias ensolarados e beira mar. O que não é exatamente a descrição do mês de dezembro em Paris. Apesar de não ser um hábito aqui , acho que uma brasileira pode perfeitamente colocar um vestido branco chic, casaco de lã por cima e assumir nossa tradição no inverno europeu.
Resumindo, vistam-se como se estivessem no Brasil. Até de branco apesar de não ser uma tradição aqui. Elas, as francesas, adoram um pretinho básico para o natal ou reveillon. A revista Figaro Madame publicou um artigo intitulado Uma série de vestidos para festejar o fim do ano. Selecionei alguns modelitos para vocês.
Vestido de pregas, Monoprix.
Vestido de organza amarrotada, Paule Ka.
Vestido bustier e saia em tulle, H&M.
Vestido costas nuas, Tara Jarmon
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
62 Comentários
Sérgio Theodósio Gonçalves
Lina,
Além de excelente blogueira, ainda nos surpreende como “excelente Consultora de Moda”. Com este texto maravilhoso tens emprego garantido em qualquer de todas revistas expecializadas.
Feliz 2009
Carla Furtado
Lina,
Estou encantada com o blog. Depois que conheci (algunas dias atrás) reordenei minha viagem. Chego em Paris no 31 e estou em dúvida entre o Barrio e o Favela. Vou com uma amiga. Pessoal, se alguém tiver uma opinião sobre o melhor réveillon entre os dois aceiterei feliz.
Bj,
Carla
FÁTIMA
Olá, CRISTIANA DIAS!
Nós optamos pelo Buffet, mas por certo nos encontraremos lá sim! Deixe comigo….
Vi no post do Barrio Latino que RUY (esposa e mais um casal) estarão hospedados no mesmo hotel que estarei com minha filha, mas ainda não fizemos contato…
Quanto ao FÁBIO e a WILZA, tb os vi sinalizando aqui no blog que estariam lá no Barrio…
Vamos aguardar o pronunciamento deles, ,né?
Ana e a mãe já contactaram e tb optaram pela reserva na área VIP!!!!
Vcs são très chic!!!!
Um abraço e até lá, Cristiana.
Cristiana Dias
Ruy, Fábio e Wilza: mandem suas coordenadas tb! Essa festa vai ser boa demais!!!!
Cristiana Dias
Oi Fátima! Precisamos nos encontrar no Barrio Latino sim, com certeza!!! Essa foto da brasileirada vai ser imprescindível! Estou indo com meu marido e reservei mesa na área vip. Vcs vão ficar aonde? Minha mesa vai estar no nome Dias-Lopes. De repente podemos perguntar e nos localizármos, né!
Bjão e até!
FÁTIMA
Ricardo tb vai estar em Paris tb nos próximos dias, né? mas não no reveillon….faça uma excelente viagem, menino e muito obrigada tb pelas suas dicas valorosas e de pronto!
Seu blog é tb super legal!
Sucesso em 2009!
FÁTIMA
Obrigada, Lina! Sempre e muito atenciosa!
Vou tirar as fotos e te mandarei sim….espero encontrar todos do grupo Conexão Paris lá no Barrio Latino para posarmos para uma foto exclusiva para seu super blog!!!!
Só fiz contato extra blog, e graças a vc, com a Aninha (que tb vai estar lá com a mãe) e trocamos fotos para nos identificarmos lá.
Além delas, sei que estarão lá tb daqui a Cristina Dias, Ruy, Fábio e Wilza e companhias, mas não sei como farei para localizá-los por lá….mas se nos acharmos por certo registrarei e mandarei prá vc a foto.
Mais uma vez obrigada, querida! Mesmo, de coração!
Ricardo Cohen
E claro, em Paris como os franceses!
Ricardo Cohen
Ah, eu adorei o texto. Como sou fã do blog. Mas vou tecer alguns comentários: Bom, primeiramente a França é o país da moda. Fico impressionado com a elegância das francesas (que vão desde a maneira de enrrolar o cachecol no pescoço à cor do batom). Mas tem coisas que estão nos genes. Mas como não temos a cultura do inverno. O mais bacana de Paris são as montações, use a criatividade. Existem sites de moda de rua fantásticos. Os homens franceses também são bem ligados em moda, acho fantástico ver os adolescentes franceses, na faixa dos 16 anos nas araras do Bon Marché ou dos brechós do Marais, atrás dos melhores modelões. Isso sem deixar a masculinidade de lado.
A Zara e a Gap de Paris são as melhores opções para comprar roupas de inverno. E os preços são bem amigos. Para quem tem alguma dúvida de como se veste a francesa, basta sentar em algum café e observar o vai e vem dos locais. Como são charmosos. E engana-se quem acha que precisa de grife para se vestir bem.
Trabalhei com moda muito tempo, meu amigo francÊs que me hospeda em Paris trabalha na Vogue local e ele mesmo fala, fuja só de grife, crie um estilo. A moda é passageira, mas o estilo não.
Um dos meus programas preferidos é observar essa gente linda e elegante. Eles se montam mesmo, até para ir na padaria. Estão sempre inpecaveis.
Tem uma frase que eu adoro: “Em Roma como os romanos”.
http://www.ricardocohen.wordpress.com
conexaoparis
Fátima
Está ótimo o cinza. Curta bem e me mande fotos deste grupo do Conexão Paris no Barrio Latino.