É difícil para mim aconselhar como se vestir para as festas. Não gosto de modismos, respeito a moda. Gosto do que é elegante, atemporal e discreto. Dentro destes parâmetros toda mulher pode criar um estilo próprio acrescentando detalhes, acessórios, misturas de estilos e outras artimanhas. O que chamo de modismo é a última moda. Desde que leio na imprensa que a última moda é renda e que vejo renda em todas as vitrines, imediatamente apresento a síndrome de overdose e faço questão de ignorar a ditadura dos modismos. O exemplo dado é inofensivo, mas quando a última moda não é adaptada a todos os tipos físicos o efeito e desastroso.
Por isto acho que as brasileiras que passam as festas de fim de ano em Paris devem se vestir como se vestem no Brasil. Respondi com freqüência vistam-se com se estivessem se vestindo para uma festa no Brasil e coloquem o casaco de lã por cima. A moda é internacional e além do mais nós vivemos em um mesmo contexto cultural que as francesas. Mundialização oblige.
Fica a questão da cor branca. Não existe na europa a tradição de roupas brancas para a passagem do ano. O branco na França está relacionado ao verão, dias ensolarados e beira mar. O que não é exatamente a descrição do mês de dezembro em Paris. Apesar de não ser um hábito aqui , acho que uma brasileira pode perfeitamente colocar um vestido branco chic, casaco de lã por cima e assumir nossa tradição no inverno europeu.
Resumindo, vistam-se como se estivessem no Brasil. Até de branco apesar de não ser uma tradição aqui. Elas, as francesas, adoram um pretinho básico para o natal ou reveillon. A revista Figaro Madame publicou um artigo intitulado Uma série de vestidos para festejar o fim do ano. Selecionei alguns modelitos para vocês.
Vestido de pregas, Monoprix.
Vestido de organza amarrotada, Paule Ka.
Vestido bustier e saia em tulle, H&M.
Vestido costas nuas, Tara Jarmon
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
62 Comentários
conexaoparis
Renato
As francesas usam o recurso da meia calça de lã + vestido quando o frio aperta. Bota + vestido é outra solução.
Mas só ela, diante do espelho, poderá decidir.
FÁTIMA
Poxa meninas…agora fiquei um pouco em dúvida: meu vestido é cinza, clarinho….meia e bolsa cinza e bota preta. Paciência, né? tb não sei se curtiria muito passar a virada do ano de vestido pretinho não, Vivi…
Vivi Portugal
Pensei em quem SÓ consegue passar a virada do ano usando branco ou cores claras, como eu… Não tem jeito, sempre penso em variar, mas no fim, diante do mar de Copacabana, do calorzão de 40º, acabo no branco,hahah! Lendo o comentário da Cláudia Oiticica sobre os franceses em Maceió, pensei: se estivesse em Paris não iria querer destoar das pessoas tb.
A sugestão pra que quem não dispensa o branco seria usar um vestido PRATA, PRATEADO. Vc fica no clima de festa, sofisticação , sem precisar usar um PRETINHO na virada.
Eu sei, é bobagem, crendice, cultura, sei lá… Mas não me imagino de preto na entrada do ano. “Old habits die hard” 😉
Patrícia Simões Pires
O interessante do conexão paris ultrapassa suas maravilhosas e bem colocadas reportagens, notícias, informações, dicas, mas a sua essência é o pontual, elegante e corretíssimo posicionamento da Lina…. como fala a gisele:
” bom gosto irrepreensível”
Parabéns sempre…
Dani
Oi, Lina! Faz tempo que não apareço por aqui, muita correria no último mês. Ainda estou devendo o relato da minha viagem… Vem até o ano que vem, sem falta! 🙂
De qq forma, não poderia deixar de passar aqui pra desejar um Natal muito feliz a você e a todos os seus queridos leitores. Que 2009 seja um ano de muita paz e saúde! E que você continue nos presenteando com seus textos e informações sempre pontuais!
Um grande abraço!
Renato Maia Cruz
Olá,
Dúvida da minha esposa quanto ao que vestir para proteger as pernas e pés. Quanto ao vestido ela achou ótimo e ficou contente em saber que poderá usar o que normalmente veste por aqui mas está preocupada com o que colocar, se não fica destoando colocar meia calça e bota, sei lá….
Ana
Lina,
Sensacional! Realmente tive muitas dúvidas sobre o que vestir, mas com suas dicas, é impossível errar. Sem falar no seu bom gosto, é claro.
Cláudia Oiticica
Lina,é isto mesmo.Mesmo no frio a gente vê as pessoas dentro de restaurantes com roupas que nós usaríamos no Brasil .
Chegam encapotadas e lá dentro estão de alcinhas,bem à vontade,nem parece que estão em pleno inverno,já que todos estes locais são aquecidos.O importante é ter um casaco que
aqueça até a chegada.
Esta estória do branco no reveillon me fez lembrar o comentário da família francesa do meu primo que passou a virada do ano conosco, em Maceió.Eles ficaram encantados com as pessoas usando branco,com o astral da festa e lamentaram não terem sido avisados que aqui se tem este
costume,pois gostariam de estar vestidos como nós.Uma informação simples,que ninguém se lembrou de dar.
Este seu post vai ajudar muita gente.
Gisele
Mais uma vez…Bom gosto irrepreensível.
Também acho que algumas coisas não têm erro e são sempre muito bem vindas. Sua impressão pessoal, seu estilo se faz em “molduras” maravilhosas como essas suas sugestões.
No Brasil, em Paris ou na Lua…
FÁTIMA
Lina, não me canso de dizer: VC É D+!!!!!
Obrigada por todas as dicas, atenção e carinho.
Essa é mais uma que nós mulheres agradecemos….