A questão que volta sempre, como se vestir no outono e no inverno?
No inverno do ano passado eu publiquei três artigos, o primeiro sobre a marca Damart, roupas para inverno rigoroso, o segundo sobre a marca Moncler, fabricantes de doudounas, o nome francês para casacos de nylon e enfim o terceiro sobre a marca Causse, fabricantes de luvas, as mais bonitas de Paris.
Para completar estas informações publico fotos do site Vogue/France. Estas fotos são ilustrativas das peças consideradas como as principais para enfrentar o inverno.
O grande segredo é ter várias camadas de peças. Quando esfria uma peça é acrescentada e quando esquenta uma peça é retirada.
O essencial consiste em camisas de manga comprida, calças de lã, casacos curtos de lã. Desde o final de setembro e outubro os terninhos como este acima são bem vindos. Se esfriar mais, uma blusa de lã fina sobre a camisa ajuda a proteger. Mas tem que ser uma lã fina para não criar volumes quando você colocar o casaco do terninho.
Esfriou muito a partir de dezembro? Por cima de tudo você veste o manteau de lã. Na foto um casaco longo, maravilhoso.
Mas os casacos mais curtos são mais confortáveis e mais leves. Eu gosto do comprimento deste da foto abaixo.
Complemento indispensável o lenço, a écharpe. Quanto maior melhor, enrolado no pescoço ou em volta dos ombros.
Não se esqueçam das botas. O mais importante, o conforto, você vai caminhar muito. Botas confortáveis, de salto baixo.
Botas de cano curto são mais confortáveis que as de cano longo.
Eu estou só indicando os princípios gerais. Você pode trocar a calça por uma saia de lã, curta ou longa. Você pode também substituir a calça de lã por um jeans. No lugar do manteau de lã, as vezes muito pesado, você pode colocar uma doudouna. Elas são leves e esquentam muito. Você pode comprar estes casacos de nylon até nos supermercados, como o Monoprix da avenida da Ópera. A Moncler, no link acima, tem modelos maravilhosos.
E se esfriar mais ainda, boinas e chapeus para proteger a cabeça e as orelhas.
Mas a peça principal, minha amiga, são as luvas. Os dedos ficam gelados, terrível. Você pode comprar luvas de lã nos camelôs de Paris, mas antes dê uma entradinha na loja Causse, no link acima.
Leia também:
- Como se vestir na primavera em Paris
- Como aproveitar Paris no inverno
- Como manter os pés quentinhos no inverno
- Como amarrar seu cachecol para manter o pescoço quentinho
- Como arrumar a mala para Paris?
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
494 Comentários
SUELEN
Olá, li bastante suas dicas sobre roupas para se levar no inverno à Paris. Como moro no sul do Brasil, tenho várias roupas quentes. Vou em lua de mel dia 3 de dezembro para ficar 8 dias, creio q estará bem frio. Tenis para caminhar, botas, sobretudo, casacos curtos, blusas de lã, cachecol de lã, meias de lã, luvas, creio que são suficientes. Não tenho estas blusas, casacos de nylon, vc acha que é indispensável? Obrigada!
conexaoparis
Suelen
Não é indispensável.
Eu me visto no inverno aqui com camisa+blazer de lâ+casaco de lã. Cachecol e luvas. Se muito frio, um chapéu ou gorrinho.
Fernanda
Olá! Este blog é realmente muito bom, e também é bom ler que várias pessoas têm as mesmas dúvidas sobre que roupas levar para Paris e sobre a temperatura…
Estou indo dia 26/10 com meu marido e estamos um pouco preocupados se iremos pegar muito frio. Ficaremos até dia 2/11 e depois iremos para Londres por 3 dias. É nossa primeira vez na Europa.
Você pode me dar dicas do que levar? Está muito frio? Costuma chover nesta época?
Obrigada!!!
Bjs
conexaoparis
Fernanda
Traga blusas manga comprida, blusas de lã fina, casaco de lã e cachecol.
Sapatos fechados com sola de borracha.
Não está muito frio, em torno dos 17° na parte da tarde. Mas a tendência é esfriar.
Mauricio Christovão
Eymard: Na verdade, como meu nome todo é muito comprido, como o de muitos brasileiros(José Mauricio Christovão Pinto), passei a usar os nomes do meio. Achei que José Pinto ia parecer o nome de um fotógrafo português de mulher pelada…
Aceoni:Siga os conselhos de LuiciaC, que (graças a Deus!) entende muito mais de sapatos femininos do que eu. Mas se estiver difícil, vá ao shopping e compre uma sandália de plástico comum mesmo. Vai servir também para suas férias no Nordeste, para andar nos corais.
Dodô: Gostaria muito, mas não tenho essa expertise toda em pés femininos, mas entendo, devido a algumas aventuras outdoor, de aderência e estabilidade de sapatos e pneus.
LuciaC: Adorei as historinhas que não tinham nada a ver. Também faço isso no meio de um “causo”, só para provocar pororoca…
Aceoni Silveira
Maurício, o mundo não está perdido não!! As mulheres, de modo geral, gostam quando os homens verbalizam, favoràvelmente, sobre esses problemas estéticos, que teimam em nos acompanhar! Ficamos mais auto-confiantes! Mas, acredito que o maior responsável por essas preocupações é o nosso próprio controle de qualidade. Obrigada pela sugestão!
Dodó, fiquei curiosa com “pied à terre”. Vai ver são as nossas rasteirinhas na versão ultra-mega chic!
Lúcia, obrigada!! Vou ligar para os shopping centers daqui de Fpolis para ver se há essa loja.
LuciaC
Não faz mal, o mundo não está perdido, Maurcio Christovão….
“Abriremos a barriga do lôbo e a vovó como foi comida a pouco talvez ainda tenha vida! Tragam depressa o facão! Sinto mexer deste lado!”
Não, não! esta é outra história!
Aceoni,
estou aqui para complementar a esperta consideração de Mauricio, as inefáveis havaianas. As legítimas, que não arrebetam e não tem cheiro, porém não incobrem joanetes.
Fui da classe de 84, colega de Galliano no Saint Martin’s School of Art…
Oops! não é grande recomendação nesta hora….mas sinto-me apta a colcolaborar com meu colega.
Além do que diz de MBerutto sobre as temperaturas mais baixas sugiro para seus pés Melissas (Grendene) Irmãos Campana!
Translúcidas.
Só servem as traslúcidas, com toques dourados em sua composição.
Compatíveis com qualquer tipo de deck e resistem bem a água salgada do Mare Nostrum.
São encontradas na Colette Saint Honoré e nas loja Jelly no Brasil. Absolutamente encantadoras, acomodam e disfarçam qualquer joanete.
Boas férias! Aproveite muito!
Dodô
Mauricio Cristóvão,
Sua expertise em pés femininos me deixa com uma tremenda inveja. A única informação que tenho sobre calçados para senhoras em viagem é que as francesas ricas do interior quando vão a Paris usam muito um tal de “pied-à-terre”.
Abraços a todos.
Dodô
Eymard
Isso tudo depois que voce passou a assinar Mauricio Christovão!!!! Rsrs
Mauricio Christovão
Aceoni: OK,OK,OK!!! Se você acha isso, tudo bem, mas lembre-se que nós homens,somos simples, e não percebemos joanetes e/ou celulites com a acuidade das mulheres. Acho que vocês sofrem muito…
Mas vou dar outra sugestão: Use uma melissinha ou similar, que esconderá o seu joanete e lhe dará a necessária firmeza e conforto nas praias gregas, que às vezes são um tanto pedregosas.
Nunca pensei em dar conselhos de moda no CP…O mundo está perdido!!!
Aceoni Silveira
Maurício, gostei da observação. mas havaianas eu não uso nem em casa!!! Mas não é por preconceito e sim devido a um ossinho chamado joanete que faço questão de esconder.
Dizem que, o que é bonito é pra ser mostrado e eu completo que, o que é feio é pra esconder!!! kkkkkkk…
Maurício Christovão
Aceoni: Você não esqueceu as havaianas???