A Câmara do Comércio e da Indústria de Paris desenvolveu um projeto para aumentar a atratividade da cidade e melhorar a hospitalidade e o contato com o turista estrangeiro. Um dos resultados deste projeto foi um guia chamado Yes, I speak touriste! Uma ferramenta gratuita e à disposição dos choferes de táxi, comerciantes, proprietários de restaurantes e gerentes de hotéis.
Nós lemos este guia e o achamos divertido. Ele analisa o comportamento de turistas oriundos de dezessete países. Selecionamos sete nacionalidades para que você tenha uma idéia de como nós, os turistas, agimos e como somos descritos pelos franceses.
As variáveis escolhidas para análise do comportamento dos turistas foram: (1) idade média dos turistas, (2) taxa de satisfação com a estadia em Paris, (3) tempo de estadia, (4) gasto médio por pessoa e por dia, (5) monumentos mais visitados em Paris, e (6) a descrição da personalidade dos turistas.
Os monumentos mais visitados, sem surpresas, foram a torre Eiffel, o Louvre, a Notre Dame e o Arco do Triunfo. Mas as nacionalidades divergem quanto à importância deles. Uns consideram a torre como o monumento essencial, outros preferem o Louvre.
. torre Eiffel: em primeiro lugar para brasileiros, americanos, alemães, ingleses e chineses; em segundo lugar para os russos e os japoneses.
. Louvre: em primeiro lugar para os japoneses, em segundo lugar para os chineses, em terceiro lugar para os brasileiros, russos e americanos. O museu não entra na lista dos três primeiros lugares para os ingleses e alemães. Os ingleses e alemães possuem também excelentes museus e preferem conhecer a cidade.
. Notre Dame: em primeiro lugar para os russos, segundo lugar para os americanos, alemães e ingleses e não entra na lista dos brasileiros, chineses e japoneses.
. Arco do Triunfo: segundo lugar para os brasileiros, terceiro lugar para os japoneses, alemães, ingleses e chineses, não entra na lista dos americanos e russos.
A idade média dos turistas varia entre 32 e 45 anos. Os chineses são os mais jovens e os americanos os mais velhos.
Os japoneses são os mais ricos, os que mais gastam em Paris com uma média de 214 euros por dia e por pessoa. Em seguida os russos 187 euros, os chineses 185 euros, os brasileiros 171 euros, os americanos 160 euros, os ingleses 154 euros e os alemães 132 euros. Os europeus são os mais econômicos.
Já a descrição das características de cada nacionalidade segue de perto os conceitos que se tornaram padrão. Nós, brasileiros, somos sonhadores e entusiastas. Os americanos seriam exaltados e exigentes. Exigentes, eu concordo. Japoneses, delicados e discretos. Discretos, sem dúvida alguma. Os chineses descritos como serial shoppers e conectados é uma verdade absoluta. Russos, tradicionais e apaixonados? Idem. Alemães, autônomos e precisos. Certíssimo. Ingleses, conhecedores e relax. A fleuma britânica existe ainda?
Absolutamente todos os turistas adoraram Paris, sendo a taxa de satisfação acima de 90% para as todas as nacionalidades.
Quanto à duração da estadia, os europeus ficam menos tempo, para eles é fácil a organização de estadias anuais ou bianuais em Paris. A maior taxa de duração da estadia é dos brasileiros. Nós ficamos em média 7 noites na cidade. Já que a atravessia do Atlântico é longa, cansativa e cara, melhor aproveitar.
No final, o guia chama a atenção para a característica principal de cada nacionalidade. Fica claro que o objetivo das autoridades e de educar todos aqueles que entram em contato com os turistas estrangeiros. Atenção! Saibam como agir diante dos brasileiros, dos americanos, dos chineses…
. Os brasileiros “são particularmente sensíveis à falta de sorriso e calor humano na maneira como são acolhidos”.
. Os americanos “são diretos e de fácil contato. Eles utilizam o nome com facilidade”. (Explicação do CP: na França, utilizamos o sobrenome quando conversamos com desconhecidos).
. Os japoneses “nunca reclamam da primeira vez e sim na vez seguinte”.
. Os russos “preferem conselhos e respostas precisas e sem hesitação”.
. Os alemães “apreciam a eficiência dos empregados e a precisão das respostas”.
. Os ingleses “precisam ser tranquilizados sobre o ponto de cozimento das carnes”.
. Os chineses “precisam ser tranquilizados sobre as questões relacionadas com a segurança” e “eles encontram problemas enormes de compreensão da língua”.
Vejam os dados abaixo:
1 – Brasileiros
Sonhadores e entusiastas.
Idade média: 41 anos.
Taxa de satisfação: 92% gostaram
Tempo de estadia: 7 noites
Despesa média por dia e por pessoa: 171 euros
Monumentos visitados: torre Eiffel, Arco do Triunfo e Louvre
2 – Americanos
Exaltados e exigentes.
Idade média: 45 anos
Taxa de satisfação: 97%
Tempo de estadia: 6.3 noites
Despesa média: 160 euros
Monumentos mais visitados: torre Eiffel, Notre Dame e Louvre
3 – Japoneses
Delicados e discretos.
Idade média: 37 anos
Taxa de satisfação: 90%
Tempo de estadia: 4.7 noites
Despesa média: 214 euros
Monumentos mais visitados: Louvre, Torre Eiffel, Arco do Triunfo
4 – Russos
Tradicionais e apaixonados
Idade média: 38 anos
Taxa de satisfação: 97%
Tempo de estadia: 6.5 noites
Despesa média: 187 euros
Monumentos mais visitados: Notre Dame, torre Eiffel, Louvre
5 – Alemães
Autônomos e precisos
Idade média: 40 anos
Taxa de satisfação: 94%
Tempo de estadia: 4.3 noites
Despesa média: 132 euros
Monumentos mais visitados: torre Eiffel, Notre Dame, Arco do Triunfo
6 – Ingleses
Conhecedores e relax
Idade média: 42 anos
Taxa de satisfação: 95%
Tempo de estadia: 3.3 noites
Despesa média: 154 euros
Monumentos mais visitados: torre Eiffel, Notre Dame, Arco do Triunfo
7 – Chineses
Serial shoppers e conectados
Idade média: 32 anos
Taxa de satisfação: 91%
Tempo de estadia: 5.8 noites
Despesa média: 185 euros
Monumentos mais visitados: torre Eiffel, Louvre, Arco do Triunfo
Na no site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
isnanda cátia pedroza silva
Paris…. para mim é um sonho sou apaixonada por tudo, principalmente o cinema, sempre assisti filmes em francês, ainda não estou preparada para uma comunicação fluente, mas pretendo ir. Um grupo de amigos também pretendem ir. Com certeza entraremos em contato com vocês! Enquanto isso, vou pesquisando aqui…. rsrsrsr
Rodrigo Lavalle
Isnanda, estamos à disposição.
Juliana Garcia
Estou indo pra Paris esse ano e não pretendo gastar tudo isso por dia não kkkkk. Em casal, ok, mas por pessoa, tô achando muito!!! Tenho certeza que vou amar Paris! Fiz francês durante um tempo e espero saber me virar um pouco com relação ao idioma! Quanto a ser sonhadora e entusiasta isso, com certeza, me define!!
Rodrigo Lavalle
Juliana, o valor citado no artigo está alto sim. Leia esse artigo quanto em média um turista gastaria em Paris. No mais, boa viagem!
Claudia Maria
Fui a Paris pela primeira vez em 2009. Falava um francês rudimentar. Não tive problema em atendimento, mas andava direto com um dicionário na bolsa, porque principalmente nos restaurantes era difícil um garçom falando inglês.
Voltei mais 3 vezes e notei que com a crise econômica os garçons são bem mais jovens e bilingues, muitas vezes até arranham o espanhol.
Eliane
Rodrigo
Quero muito agradecer a você e sua equipe pelas dicas e informações que fizeram da minha viagem uma aventura perfeita e inesquecível!Parabéns pelo excelente trabalho.Você teria um e-mail para eu enviar alguns artigos que escrevi, que se você achar apropriado, poderia publicar aqui para ajudar outros viajantes como eu?
Abraços e agradecimentos!!!!
Rodrigo Lavalle
Eliane, estamos à disposição. Obrigado pelos elogios.
Meu email é [email protected]. Re-passarei os seus textos para a criadora do blog, Lina Hateuville.
Abraços.
Eliane
Acho folclore a história que Franceses são mau humorados, adorei seu humor, praticidade e inteligência e percebi uma enorme boa vontade em se comunicar e me atender. Minha dica é: se você não fala o idioma saiba se comunicar , sorria sempre! E use o “s’il vous plaît” e o “merci” é muito fácil!