Saiba como ler um cardápio francês: como pedir o vinho, a água e como são os menus e as ofertas do dia, sempre mais baratas que o à la carte.
Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris
Muitos já conhecem o esquema, mas não custa explicar. E entender o cardápio de restaurante francês pode ser um pouco complicado, sim senhor.
Existe uma diferença importante entre o cardápio na França e no Brasil e estou me referindo à forma como a refeição é oferecida e como a sequência de pratos é apresentada. Aqui estão alguns termos e dicas para ajudá-los a encontrar o “norte” com um cardápio francês nas mãos.
. Menu ou formule: trata-se de um menu a preço fixo que inclui dois ou mais pratos com opções únicas ou limitadas para cada um. Esta é geralmente a refeição mais barata do dia e, em alguns restaurantes, a única. As opções muitas vezes veem escritas em um quadro/lousa ou em uma página especial separada do menu tradicional. Estes pratos, na maioria dos restaurantes, mudam diariamente e muitas vezes são elaboradas com ingredientes da estação, um dos motivos que os fazem ter um preço mais em conta e não figurarem no menu tradicional.
. Plat du jour é o especial (literalmente, “prato do dia”) e normalmente faz parte do menu/formule.
. À la carte é o cardápio tradicional do restaurante. Se você não gostar das opções do menu/formule pode pedir à la carte.
. Carte des vins é a carta de vinhos e nela as opções podem ser: pedir uma garrafa, pedir uma taça, pedir meia garrafa ou pedir um pichet (pronuncia-se pichê). O pichet é 3/4 de garrafa (em torno de 500ml) de vinho da casa servido em um jarro. Existe também o meio pichet (an demi pichê).
. Menu dégustation é um menu com pequenas porções de vários pratos escolhidos pelo chef. Geralmente este menu apresenta suas especialidades e seu repertório.
A refeição francesa pode seguir um longo ritual que se organiza da seguinte forma:
. Apéritif – coquetel, bebida antes da refeição (pago a parte);
. Amuse-bouche ou amuse-gueule – um entradinha de apenas uma ou duas mordidas (às vezes oferecido pelo restaurante);
. Entrée – entrada que pode ser fria ou quente. Dependendo do menu, temos mais de uma entrada geralmente uma fria e uma quente.
. Le plat – o prato principal. Algumas vezes temos dois pratos principais com peixe e carne;
. Fromage – queijo, às vezes servido com uma geleia, frutas frescas ou mel;
. Dessert – sobremesa;
. Café (com gourmandises et/ou petit fours) – nos restaurantes mais chiques o café vem acompanhado de doces e biscoitos;
. Digestif – bebida depois do jantar, paga à parte;
. Café gourmand: é uma opção de sobremesa “à la carte” que oferece um café com 3 mini sobremesas. Não se trata de gourmandises ou petit four e sim de porções miniaturas de sobremesas que existem no menu. Excelente pedida para os indecisos.
. Une carafe d’eau (se pronuncia: une carafe dô): uma garrafa de água. Em todos os restaurantes, dos mais simples aos mais chiques, você pode pedir uma garrafa de água grátis. É torneira, mas é perfeitamente potável.
. Une bouteille d’eau (une butei dô): aí sim, uma garrafa de água mineral, plate (pláte) sem gás ou avec gaz, com gás;
O valor de 10% do serviço já esta sempre embutido na conta, não é necessário acrescentar. É claro que se você quiser deixar uma caixinha maior fica a sua critério, mas não precisa ser 10% do valor e não é obrigatório.
Clique aqui e conheça os roteiros gastronômicos em Paris propostos pela Karen.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Christiane Marinho
Adorei a expressão “amuse-bouche”, a tradução literal fica engraçadíssima… diverte boca! Bateu em “quatre-vingt dix”, até então a minha preferida!
Dani Demiciano
Muito legal o esclarecimento!!!
Gustavo Reis
Excelentes dicas, realmente gostei!
abraços
Madá
Muito bom esse post! Algo que vale a muito a pena é o pichê para quem não quer uma garrafa inteira. Eu achava que era “vinho da casa”, tipo garrafão rsrsrs, mas nada a ver. A vantagem é que como tem muito movimento esses vinhos do piche são vinhos que foram abertos recentemente quase na hora e tem 2 opções o de 25 e o de 50. Assim, esse de 50 é mais que meia garrafa e uma ótima opção para duas pessoas
Rodrigo Lavalle
Madá, o pichet de 50cl ou 500ml é ótimo para duas pessoas! Dá até pra ficar alegrinho no ponto certo.
Abraços.
Andréa
Adorei o post!!!
Muitíssimo útil!!! As dicas irão comigo pra Paris, mas não consegui entender o que significa: l’addiction si’l vous plait!
A bientot!!!!
Diego
Olá pessoal…
E para o caso de casais… VEGETARIANOS??? rsrsrs… Estamos bastante preocupados! Alguém tem dicas ? lugares ? Existem lugares com sistema self service ?
abçs!
Rodrigo Lavalle
Diego, o vegetarianismo está apenas começando em Paris. Não vai ser fácil para vocês. O mais próximo de um self-service são os restaurantes chineses onde você escolhe e pesa separadamente legumes, carnes e arroz. Existem também alguns restaurantes indianos totalmente vegetarianos.
Nesses dois links abaixo nós indicamos alguns restaurantes de cozinha francesa e vegetariana (aconselho a você entrar no site de cada um deles:
– https://www.conexaoparis.com.br/2009/01/08/restaurantes-vegetarianos-em-paris/
– https://www.conexaoparis.com.br/2013/02/03/restaurante-paris-vegetariano-gluten-free/
Abraços.
Mariana Ribeiro
Sophia, copiei suas dicas no meu caderninho de bolso! Em julho estarei por lá.bjs.
Sophia
Karen, acho prudente corrigir o “dégustation”.
Rodrigo Lavalle
Sophia, obrigado pela correção.
Abraços.
Sophia
Mariana Ribeiro, agora entendi! Entrecôte é um corte específico de carne bovina. A seção de carnes do cardápio costumam trazer como título “viandes”, e lá costumam estar os pratos com carne bovina, de cordeiro (agneau), de pato (canard), de frango (poulet). Alguns cardápios separam as aves numa seção diferente, mas não todos. Além do entrecôte, presente em muitos cardápios (quase todos?), você também pode procurar por chateaubriand (filé mignon alto), tournedo, onglet, steak haché (só a carne do hamburguer)…
Os peixes estão sob o título “poissons”.
Desiré
Esse site é “utilidade pública”!!! Fui à Paris no ano passado, e como muitos, cheia de dúvidas busquei na net informações e encontrei o Conexão Paris. Foi tão útil, informações de ouro, sem contar a participação de todos que comentam, uma dica ali; outra acolá. Simplesmente fantástico. Sempre volto aqui e vejo os novos posts e sonho com a próxima vez que voltarei à essa cidade magnífica.