Saiba como ler um cardápio francês: como pedir o vinho, a água e como são os menus e as ofertas do dia, sempre mais baratas que o à la carte.
Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris
Muitos já conhecem o esquema, mas não custa explicar. E entender o cardápio de restaurante francês pode ser um pouco complicado, sim senhor.
Existe uma diferença importante entre o cardápio na França e no Brasil e estou me referindo à forma como a refeição é oferecida e como a sequência de pratos é apresentada. Aqui estão alguns termos e dicas para ajudá-los a encontrar o “norte” com um cardápio francês nas mãos.
. Menu ou formule: trata-se de um menu a preço fixo que inclui dois ou mais pratos com opções únicas ou limitadas para cada um. Esta é geralmente a refeição mais barata do dia e, em alguns restaurantes, a única. As opções muitas vezes veem escritas em um quadro/lousa ou em uma página especial separada do menu tradicional. Estes pratos, na maioria dos restaurantes, mudam diariamente e muitas vezes são elaboradas com ingredientes da estação, um dos motivos que os fazem ter um preço mais em conta e não figurarem no menu tradicional.
. Plat du jour é o especial (literalmente, “prato do dia”) e normalmente faz parte do menu/formule.
. À la carte é o cardápio tradicional do restaurante. Se você não gostar das opções do menu/formule pode pedir à la carte.
. Carte des vins é a carta de vinhos e nela as opções podem ser: pedir uma garrafa, pedir uma taça, pedir meia garrafa ou pedir um pichet (pronuncia-se pichê). O pichet é 3/4 de garrafa (em torno de 500ml) de vinho da casa servido em um jarro. Existe também o meio pichet (an demi pichê).
. Menu dégustation é um menu com pequenas porções de vários pratos escolhidos pelo chef. Geralmente este menu apresenta suas especialidades e seu repertório.
A refeição francesa pode seguir um longo ritual que se organiza da seguinte forma:
. Apéritif – coquetel, bebida antes da refeição (pago a parte);
. Amuse-bouche ou amuse-gueule – um entradinha de apenas uma ou duas mordidas (às vezes oferecido pelo restaurante);
. Entrée – entrada que pode ser fria ou quente. Dependendo do menu, temos mais de uma entrada geralmente uma fria e uma quente.
. Le plat – o prato principal. Algumas vezes temos dois pratos principais com peixe e carne;
. Fromage – queijo, às vezes servido com uma geleia, frutas frescas ou mel;
. Dessert – sobremesa;
. Café (com gourmandises et/ou petit fours) – nos restaurantes mais chiques o café vem acompanhado de doces e biscoitos;
. Digestif – bebida depois do jantar, paga à parte;
. Café gourmand: é uma opção de sobremesa “à la carte” que oferece um café com 3 mini sobremesas. Não se trata de gourmandises ou petit four e sim de porções miniaturas de sobremesas que existem no menu. Excelente pedida para os indecisos.
. Une carafe d’eau (se pronuncia: une carafe dô): uma garrafa de água. Em todos os restaurantes, dos mais simples aos mais chiques, você pode pedir uma garrafa de água grátis. É torneira, mas é perfeitamente potável.
. Une bouteille d’eau (une butei dô): aí sim, uma garrafa de água mineral, plate (pláte) sem gás ou avec gaz, com gás;
O valor de 10% do serviço já esta sempre embutido na conta, não é necessário acrescentar. É claro que se você quiser deixar uma caixinha maior fica a sua critério, mas não precisa ser 10% do valor e não é obrigatório.
Clique aqui e conheça os roteiros gastronômicos em Paris propostos pela Karen.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Paulo R. Filomeno
Acho que já houve no passado (bem lá atrás…) um post semelhante. Mas felizmente o li a tempo de saber a diferença entre “menu” e “a la carte”. Antes de lê-lo pensava que eram a mesma coisa. Acho que foi a informação mais útil que tive antes de minha primeira viagem à Paris.
Daniela Ulhoa Martins
Ás vezes eu acho que vcs leem nosso pensamento.. Ontem mesmo estava falando com meu marido sobre isso, e hoje, quando abro o Blog.. Pimba! Minha dúvida esta aqui… Vcs têm superpoderes! CERTEZA
Cristiane Pereira
Ótimo post, parabéns, Karen!
Me permita umas dicas que já aprendi, com a experiência: no menu degustation, as porções são pequenas mas nem sempre minúsculas, e como são várias (cinco ou seis), dá pra ficar bem satisfeita ao final da refeiçlão! E ainda tem a parte de queijos, o que pode ser tão espetacular quanto qualquer prato. Às vezes os “amuses-bouche” podem substituir a entrada; e o café gourmand substitui a sobremesa (e dá menos culpa!).
E pra quem ainda ficar em dúvida na hora de pedir, principalmente na hora do almoço e nos cafés e bistrôs tradicionais, sempre tem opções de massas (escritas em italiano), as omelettes, e a “salade de chèvre chaud” – deliciosa salada de folhas verdes com tomates e torradas com queijo de cabra levemente derretido. E vive la France!
Aurea Borne
aprendi com o tempo e dicas de amigos, mas a dica é ótima para que está chegando pela primeira vez.
Maurício Christovão
Karen: Merci, madame!!! Sou fã dos seus artigos. Aproveitei e visitei o seu blog e gostei: É bem colorido e interessante, e cheio de receitas…
kariny
Dicas maravilhosas. É uma dificuldade lidar com esses termos, assim ficou bem mais fácil.
Karen Goldman
Adriana você esta certíssima é Dessert e não Desert (não estamos falando de um deserto certo : ) . Bravo pela tradução do cardápio Maurício!
Mariana Ribeiro
Oi Sophia! Acho q não me expressei bem.rs. Gostaria mesmo da tradução, prefiro comer carne, logo nos EUA, procuro por Meat ou Beef. Mas acredito que o Mauricio explicou aqui no post dele, se quero comer uma boa carne em Paris acho que devo procurar por Entrecôte ou Boeuf.. Obrigada!
Tânia Regina Santos
Adoro seus post, deixo todos arquivados pois, são de utilidade pública.
Elizabeth Ritter
Adorei essa página!!!
Dicas muito boas para quem nunca foi a Paris, estou amando tudo que estão postando. Legal!!!
FÉLICITATIONS!!!!