Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão na Europa, produção conjunta do Conexão Paris e outros blogs brasileiros sobre cidades europeias, em comemoração ao calor que enfim está chegando.

por Rodrigo Lavalle

Logo que eu cheguei à Paris, no fim do verão, me perguntaram se eu tinha reparado como as pessoas aqui se vestiam mal nessa estação. Eu confesso que não tinha notado mas passei a prestar atenção. Nem era tão mal assim mas a diferença com relação as outras épocas do ano era evidente.

Cheguei à conclusão que é falta de traquejo e experiência porque calor e sol em Paris é artigo de luxo. Quando os dois aparecem as pessoas relaxam e só querem agradecer e aproveitar. Nesse momento o que vale é estar fresquinho e confortável para enfrentar a sauna que é o metrô e, no fim do dia, sentar em um parque bebendo um rosé geladinho. Tudo o que importa nessa vida.

E como os parisienses se vestem no verão?

Roupas leves e claras, óbvio, porque ninguém é bobo. Alguns arriscam cores como o bordô e o mostarda. E tem sempre a turma do Marais que, mesmo de camisetinha e bermuda, estão todos de preto.

Um visual masculino bem comum é bermuda de alfaiataria um pouco acima do joelho com camisa social azul claro com as mangas arregaçadas e nos pés docksides (chaussures bateau).

As mulheres optam por vestidos leves, shorts larguinhos e camisetas podrinhas. Nos pés as tropéziennes, uma rasteirinha tradicional meio gladiadora. E os cabelos sempre no coque desarrumado. Um charme.

As tropéziennes

As tropéziennes

Uma cor muito presente nesse verão, chegando a enjoar, é o rosa/laranja fluor. De camisetas e vestidos a acessórios, essa cor está partout.

Além do citado acima, o que mais tem a cara do verão parisiense:

  • Camisetas listradas estilo marinheiro (as marinières);
  • Vestidos longos, largos e leves;
  • Blazer de linho! Totalmente esquecido no Brasil, o linho é super lembrado a cada verão parisiense;
  • Calça branca;
  • Calça usada com a barra bem dobrada fazendo o estilo “pega-frango” + calçados usados sem meias;
  • Alpargatas (espadrilles). Acho tenebroso mas é O calçado do verão!
  • Docksides;
  • Tropéziennes.

Descubra também:

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris