A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
ALESSANDRA
Olá, Lina
Obrigada pela dica.
Abraço
ALESSANDRA
Olá Lina,
Este blog é incrível. Parabéns!
Pretendo ir para Paris em Fevereiro ou marcço de 2011, fazer curso de francês e ballet clássico. Pesquisei várias escolas de Francês para estrangeiros e gostaria de saber se vc tem alguma dicas sobre a escolha da escola.
Pretendo ficar em homestay e goastaria de saber o que vc acha que devo ponderar sobre este tipo de hospedagem em Paris.
Obrigada!
Alessandra
conexaoparis
Alessandra
Eu conheço somente a Aliança Francesa e o Institut Catholique na rue d’Assas. Veja estes dois.
Acho que ficar na casa do habitante é interessante, estará em contado com franceses todo o tempo. Além de ser mais barato.
Drika
Cara Lina,
reservei apartamento no endereço 04 RUE DU PONCEAU 75002 PARIS.
Todavia, fui informada que a região de Les Halles e da Rue Saint Denis é um local de drogados e prostitutas.
Diante desta informação estou preocupada.
Você poderia me esclarecer/orientar/confirmar esta informação.
Grata,
Adriana
conexaoparis
Drike
É verdade, mas não tem perigo. Em outros lugares de Paris tambem tem prostitutas e drogados.
Tenho amigos que moram neste bairro. Ele é no centro de Paris e perto de tudo.
Os drogados não ficam perto da sua rua e sim em torno do centro comercial Les Halles. Vemos algumas prostitutas, discretas, ninguem nem repara. E alguns sex-shops.
Bruna
Olá Lina, daqui a exatamente um mês estarei chegando em paris. Gostaria de saber duas coisas: se vc conhece o hotel Beaugrenelle (fica no 15 emme) e se vai estar frio nesta época.
conexaoparis
Bruna
Provavelmente vai estar frio pois caminhamos para o inverno. Quanto?Não sei. Consulte site de meteorologia. Mais seguro.
Não conheço o hotel, mas se estiver na região que se chama Beaugrenelle realmente, o ponto é bom.
Sonia Helena
Oi!
Vamos à Paris em outubro!
Gostaríamos de saber qual o melhor dia e transporte para visitar Versailles.
Obrigada!
conexaoparis
Sonia
Melhor evitar os fins de semana. Entre no site do castelo para ver qual dia de semana ele fecha.
Quanto ao transporte, diga-me onde estará hospedada. Tudo depende do ponto de partida.
Ferri
Boa noite.
Estou indo com minha esposa para Paris, 06/Set. e somente agora conheci o seu blog. Teria como comprar o guia aí com voce, pois não dará tempo para envio pelo correio.
Obrigado.
conexaoparis
Ferri
Os guias estão no Brasil. Sinto muito.
ruth
Como faço para comprar o teu Guia
Adorei as dicas !!!
Abraços
conexaoparis
Ruth
Você pode comprar via internet clicando na foto do guia na primeira página do blog.
Ou por depósito bancário. Neste caso me contate e te passo os dados.
Aurea Costa
Digo google earth,… e faltou tambem a palavra “ver” depois de “voce poderá ver qual hotel…. Sorry
Aurea Costa
Kaety,
Uma dica: no google eart, coloque o endereço dos hoteis (um de cada vez) e marque com o marcador . Voce poderá qual hotel fica mais perto dos pontos que lhe interessam .
Tambem voce pode colocar o nome do hotel no google e acrescentar paris ( redes de hoteis estão em varios paises). Geralmente na pagina oficial dos hoteis é mostrado um pequeno mapa com a localização. O negocio é procurar, e ser um pouco curiosa quando se quer obter uma informação (isso foi uma dia de uma professora minha no curso de bibioteconomia). Espero ter colaborado.
kaety
Olá Lina,
Adoroo passear por aqui .. suas dicas são um máximo!!!!
Estou indo em Agosto para Paris tenho a opção da agencia de viagens de ficar em um desses hoteis ..Novotel Atria Paris Charenton, Novotel Paris Est e Novotel Pote de Italie… você poderia localizar eles no mapa para eu ter uma idéia de onde mais ou menos fica?? E quais linhas de metrô posso pegar para ir aos pontos turisticos??
Desde já agradeço,
conexaoparis
Kaety
Me mande os endereços completos. Posso falar das localizações. Mas não posso fazer um mapa para você. Falta de tempo. Risos.