A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
Patrícia
Oi.. boa noite
vou chegar em Paris dia 16/06, só agora encontrei esse site..rsrs… queria comprar o guia, vi numa resposta acima que os guias se encontram em Belo Horizonte? Tem como eu comprar pessoalmente? Outra dúvida é sobre as estações de metrô, tem algum mapa mais simples que mostra em qual estação devo descer pra chegar nos pontos turísticos? Bjbj
conexaoparis
Patrícia
Pode comprar com a minha assistente que mora em Belo Horizonte.
Envio email dela para seu email.
Montenegro
Lina, reiterando a pergunta da Cláudia, vou com minha filha e pergunto se o Musé de la poupée vale à pena…
conexaoparis
Montenegro
Nunca fui ao Musée de la Poupée. Mas vi fotos. Será que as crianças,hoje, vão gostar de ver bonecas de pano, de cerâmica, de opalina. Todas lindas, para nós adultos. Esta é a minha impressão.
Elas vão gostar muito mais do La Geode, no parque La Villette.
Cláudia
Você conheceo museu das bonecas? acha que uma menina de 8 anos vai gostar ou é perda de tempo? outra pergunta: vamos ficar no hotel Caravelle, já ouviu falar dele?
conexaoparis
Claudia
Não conheço este hotel.
Leia o meu comentário ao Montenegro.
Beth
Glenda
Em tempo!
Esse mapa que ilustra o post é muito útil, pois explica o movimento em “caracol” dos 20 arrondissements de Paris. Quanto mais baixo o no. mais antiga a região. Oa principais monumentos estão entre o 1o. e o 8o.
Esse mapa mais detalhado seria o perfeito para vc entender a cidade!
Abs.
Beth
Glenda
O ideal seria vc conseguir um mapa de Paris “intramuros” que englobe os 20 arrondissements de Paris. Eu tenho um livrinho aqui em casa chamado “Paris par Arrondssemants” que contém esse mapa. Mas ´só existe a venda em Paris. Outra possibilidade seria adquirir um guia chamado Frommers (Paris) que contém esse mapa destacável, mais o do metrô. O guia Frommers é em português e é encontrado em qualquer livraria. Ou encontrar o mapa completo e copiar!
Se vc usar um mapa para cada arrondissement isoladamente fica mais difícil de entender o conjunto…
Boa sorte e volte aqui sempre que necessário!
conexaoparis
Beth
Obrigada amiga.
glenda warmling
Beth, obrigada pelas dicas…
Na verdade, eu estou muito confusa mesmo…já peguei vários mapas, e como cada um é de um jeito, eu não consigo avaliar se os monumentos são perto uns dos outros ou não…ou seja, se eu posso ir a pé de um monumento ao outro…eu não sei como descobrir isso, já tentei opções no google, mas ainda não me situei bem…como posso fazer isso?
Beth
Glenda
´Seu roteiro está um pouco confuso mas está legal!
Se vc pegar um mapa de Paris e dar uma boa olhada vai constatar que dá para organizar melhor.Por exempo, Invalides fica perto da Tour Eiffel e a Place de la Concorde fica no fim do Champs Elysées…
Eu acho que uma boa visita a Versalhes leva um dia inteiro. Idem ao Louvre.
Abs.
glenda warmling
Lina, tudo bem?
Vou te perturbar um pouquinho…
vou passar 6 dias em Paris e montei o seguinte esquema, mas não sei se está correto e gostaria de pedir sua opinião..
1º dia Torre, Palais Chailot, Champ Mars, passeio pelo sena – da Torre, Arco do Triunfo, e um pouco da Champs Elysees.
2º dia Torre Montparnasse, St. Sulpice, St G des Pres, Notre Dame, Prefeitura, Conciergerie, St. Chapelle, Place des Vosges
3º dia Versailles, Invalides, Ponte Alexandre III, Petit e Grand Palais, Praça da Concórdia, Obelisco, Jardim de Tuileries, Praça Vendome, e Madeleine
4º diaSacreCaeur, Opera, Galeria Lafayette e Printemps, St. Eustache e Fonte dos Inocentes e Louvre (fecha mais tarde)
5º dia londres
6º dia compras e outros monumentos
Fernando
Bom dia! o Blog é muito Bom.
Gostaria, caso conheça, de informações sobre o Horset Ópera VII Rue de ópera, e o Millenium Hotel opera, ambos na regiao da ópera Garnier.
Estão muito decadentes? ou estão bons ainda.
Estou em dúvida entre os dois. pode me ajudar?
Desde já muito obrigado, as dicas são ótimas!
conexaoparis
Fernando
Moro perto deste hotel. Passo na porte sempre. Nunca vi sinais de decadência. Pelo contrário, seu restaurante foi reformado.
Mas nunca entrei e não sei como estão os quartos. Como o hotel é relativamente novo, acho que não tem problemas.
O outro que cita não conheço.
Humberto Hickel
Olá Lina, estou indo a Paris pela primeira vez e vou ficar no Tim Hotel
8 rue d’Odessa; Montparnasse/ Paris 75014.
Já vi que tem metro na volta – alguma dica?
Posso comprar teu guia e recebe-lo no hotel quando chegar dia 21/05?
Humberto
conexaoparis
Humberto
Os guias estão em Belo Horizonte e chegam em 5 dias úteis com a opção frete grátis. Clique na foto do guia no alto da página.