A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
273 Comentários
conexaoparis
Claudia
Este bairro e residencial e sem problemas.
conexaoparis
Claudia
Paris nao e uma cidade perigosa.
Nao sei se voce esta viajando sozinha ou acompanhada.
Uma mulher sozinha deve sempre ter atencao, em qualquer lugar do mundo.
Eu acho o RER ( o trem da periferia ) inseguro apos as 21 horas.
Mas raros sao os turistas que usam este trem.
claudia
É tranquilo sair à noite, pegar metro?
obrigado!
claudia
Oi Lina!
Irei me hospedar na região 20, endereço 36 Rue De La Croix Saint-simon, portanto fora do centro da cidade, gostaria se é uma região boa e segura?
conexaoparis
Gabriela
Não tenho dicas pessoais sobre moradia. Olhe as agencias que indico na Categoria Alugar Apartamento do blog. Através destas agências poderá alugar um. Esta estação de metro é em frente das Galerias Lafayette. Realmente, neste lugar, o aluguel é caro.
Gabriela
Olá Lina,
estou indo à Paris em setembro com uma amiga. Vamos fazer um curso de moda e ficaremos por lá durante 3 meses. O lugar onde a faculdade fica situada é na Rue Chaussee D’antin. Vc pode nos dar algumas dicas em relação à moradia? Estamos procurando algum studio para alugar e que seja simples, nada luxuoso nem caro. Pensamos até em ficar em algum outro bairro porém próximo do metrô pois pelo que lemos, o bairro 9 é mais luxuosos, portanto, com tarifas mais caras.
Obrigada
Gabriela
conexaoparis
Fabiana
De metro. Da sua estação até a estação que deseja ir.
Ou de ônibus.
Entre no site da RATP e veja o mapa das linhas de ônibus. Veja qual ônibus passa perto do lugar onde vai ficar.
Veja também o mapa do metro.
Comece a estudá-los.
fabiana
Olá, estamos indo para Paris em 05/06/09 e gostaria de ter dicas sobre como nos locomover da região 19 para os pontos turisticos da cidade, obrigada.
conexaoparis
Marcinha
Se sair as 12h do aeroporto com ônibus da Air France que vai de deixar no Arco do Triunfo, ponto de partida do roteiro, talvez dê tempo.
marcinha
Oi
Primeiro de tudo : esse site é maravilhoso !!!
Parabéns !
Dúvida:
Ficarei 4 dias, sendo que no primeiro deles, de meio dia no CDG as 17 horas, depois visito parentes em Bordeaux de trem.
Meu hotel é 94 rue Daguerre, Montparnasse.
Estou pensando em fazer o itinerário do 1° dia, descrito em seu sugestivo:Paris em 4 dias.
Acha possivel ?
beijos