A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
Rosana
65 Rue de Saintonge 75003, Paris França , você poderia falar sobre esse Bairro se é seguro, é fácil de se locomover fica na 3º arr, obrigado Rosana!
Rosana
65 Rue de Saintonge 75003, Paris França
3º emé, gostaria de saber sobre essa localização?
Se é fácil para os pontos turisticos, e se o bairro é seguro!
Rodrigo Lavalle
Rosana, o bairro é seguro e super charmoso. Veja nosso vídeo sobre ele: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/06/o-marais-em-imagens/.
Você consegue ir a pé até alguns pontos turísticos. Para outros será preciso usar o metrô.
Abraços.
Magna
Reservei um apartamento em Paris na 17 Passage Jean Nicot. Paris 75007. Segundo a proprietária, o apartamento está localizado entre os inválidos e da Torre Eiffel (5 minutos cada) e o Metro Latour Maubourg está a poucos minutos. Gostaria de saber se é um local legal para se ficar, já que estou indo pela primeira vez com esposo e filhas já grandes e gostaríamos de andar com um pouco de tranquilidade de dia e noite… O que você me diz?
Rodrigo Lavalle
Magna, a região é linda, segura e sofisticada. Você vai estar super bem localizada e poderá até mesmo visitar vários pontos turísticos da cidade a pé.
Abraços.
Michelle
Rodrigo,
Aluguei um apartamento no Marais, próximo a sorveteria Amorino, como é o local, é seguro, muito ou pouco movimentado? É fácil o deslocamento?
Rodrigo Lavalle
Michelle, super seguro, movimentado, metrô perto (linha 1, estação Hôtel de Ville ou Saint-Paul).
Abraços.
Marisa
ROdrigo, obrigada pela atenção . Abraços.
Fernanda Bighetti
Muito obrigada pela atenção Rodrigo!! Ficarei atenta! Abraços
Fernanda
Obrigada pela dica Paula!! Já me deixou mais tranqüila! Abs
Paula
Fernanda,
Cheguei de Paris ontem e fiquei hospedada na Rue Saint – Denis um pouco antes de você, próximo a estação Reamur-Sebastopol. Sendo que a Reamur e pra um lado e a sua estação para o outro. Então, não considerei una região perigosa nos moldes do Brasil, tendo em.vista que um taxista fuleiro me abandonou uma e meia da manhã depois do passeio de bike no início da rua e eu tive que andar mais de 4 quarteirões a pé. A rua saint denis começa perto do Louvre e vai até a Porte Saint Denis. Então andei 01 e pouco da manhã sozinha até meu endereço, apavorada. A sorte é que no dia 08 de maio era feriado e havia muita gente nas ruas bebendo. Vamos à real: não considerei perigoso no estilo Brasil. Se eu tivesse andando uma da manhã sozinha aqui eu aparecia no jornal policial do dia seguinte. Mas não é a Paris – propaganda. Tem muuuuitos imigrantes, você se sente na África, na Ásia, em ouyro continente que nao o eurupeu. Não espere encontrar o típico parisiense de revista. Mas claro, é Paris. E como Paris, ha um cafe em.praticamente toda esquina, ha menos violencia qie no Brasil, ha sempre uma.estacao de metro proxima e o sistema de metro funciona muito bem. Em poucos minutos, rodei a cidade toda, depois fui a Versailles, Giverny , tranquilamente e ainda fiz um Bate-volta para Londres. Aquela coisa: eu passava o dia fora, chegava só pra dormir. Óbvio que na minha volta futura eu vou repensar o local, mas mais pela questão do AP. Que era num prédio antigo sem elevador. Mas isso não maculou minha viagem. Estou ainda fascinada, maravilhada, querendo voltar. Fiz quase tudo que queria fazer, mas ainda quero fazer muito mais coisa. Muito museu, muita cultura, merece uma volta. E entre gastar tubos no Ritz pra fazer a fina e não conhecer a cidade com tudo que tenho direito, prefiro pagar mais barato e conhecer Paris como um todo. Agora aquela coisa, pelo cep a rue saint denis está no 2 arrondissement, no meu caso – 75002.. foi inclusive por isso que aceitei ficar lá. Mas.. Bizu é ficar ligado, sem.dar bobeia que da tudo certo.
Fernanda Bighetti
Oi Rodrigo, tudo bem?
Então, questionei sobre a Rua Saint-Denis… se é uma rua tranquila ou temos que nos precaver de circular tarde da noite. A estação de metrô fica ao lado do apto. – Strasbourg-Saint-Denis
Gostaria de saber se faz parte do 3º arrondissement de Paris.
Obrigada pela atenção!
Fernanda
Rodrigo Lavalle
Fernanda, ela faz parte do 3° arrondissement. A região não é perigosa mas é preciso ficar atento. Ela está em transformação de área mais popular para área cool e jovem.
Abraços.
Andréa
Bom dia. Aproveitando férias na Alemanha, gostaria de ir a Paris de 31/08 a 03 ou 04/09. Estou pensando em ir de trem, pois não sou muito fã de avião, então a chegada e a volta serão pela Gare del l’Est. Irei sozinha e retornarei a Frankfurt antes de voltar ao Brasil. Gostaria apenas de indicações de bairros mais seguros e próximos às atrações básicas de Paris. Estou pensando em utilizar o ônibus hop on hop off, descendo nos pontos básicos de todo turista iniciante. Já pesquisei e vi que há mais de uma empresa oferecendo esse serviço. Se alguém já tiver feito esse tipo de passeio e puder me indicar alguma empresa que tenha agradado, ficarei grata também. Parabéns pelo site. Adoro passear em Paris por aqui, rs. Abraços.
Rodrigo Lavalle
Andréa, as regiões mais centrais para se hospedar são Saint-Germain, Opéra, Madeleine, Louvre. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/22/em-qual-regiao-se-hospedar-em-paris/.
Para passseios e city tours nós indicamos e empresa Paris City Vision: http://goo.gl/xXTkkX.
Abraços.