A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
Eliana Brito Sotero de Menezes
Boa noite, Rodrigo Lavalle .
Estou indo à Paris no mês de julho, seguindo então para San Jean Pied de Port, para o caminho de Santiago de Compostella. Levarei o mínimo de bagagem , mas gostaria de saber da possibilidade de despachar uma mala de Paris para Santiago?
O prazo do correio , a segurança, os custos .? Existe alguma tarifa especial para Pelegrino, como existe na Espanha? Agradeço ! Abraços, Eliana
Rodrigo Lavalle
Eliana, não sei lhe informar se os correios transportariam uma mala. Talvez você tenha que contratar uma empresa particular como a DHL. Sugiro que você pesquise no site do correio francês: http://goo.gl/KmwOIe.
Abraços.
Eliana Brito Sotero de Menezes
Boa noite, Rodrigo Lavalle
Nanci Bittencourt
Reservamos o Hotel Paris Centre Gare Montparnasse, próximo estação de trem
Montparnasse. Gostaríamos de saber se o local é seguro, de fácil acessibilidade e outras informações pertinentes. Grata, Nanci
Rodrigo Lavalle
Nanci, o local é bom e seguro. Um pouquinho afastado do centro turístico da cidade, vocês terão sempre que se locomover de metrô. Na estação Montparnasse – Bienvenue passa uma série de linhas de metrô úteis para o turista. Leia os nossos artigos sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/montparnasse/.
Abraços.
Marisa Mena
Boa tarde,
Estarei com meu marido em 15 de setembro deste ano e fiz reserva para o Hotel Du Maine em Montparnasse. Gostaria de saber se o local é de fácil acesso aos pontos turísticos. Estivemos em Paris em maio de 2014 e fomos por agência com e dessa vez iremos por nossa conta.
Att, Marisa.
Rodrigo Lavalle
Marisa, a região do hotel é boa e segura mas vocês terão sempre que usar o metrô para ir até os pontos turísticos. A estação Denfert-Rochereau fica a 10 minutos de caminhada do seu hotel e é servida por linhas de metrô úteis para o turista.
Abraços.
Jana Miguel
Fernanda, vou em Paris todos os anos e já visitei Saint Denis. É preciso ter muito cuidado nessa regiao. É o ponto final da linha 13 do metrô em direção saint Dênis. Evite voltar para o seu hotel muito tarde. É realmente perigoso.
eliane
Oi, Fernanda, Fiquei em Saint-Denis, não recomendo, apesar de ter metro não foi bom, é longe, é perigoso, não dá pra ficar a vontade nas ruas, nosso grupo foi assaltado na porta do hotel
Desirée
Oi Rodrigo, estarei hospedada com amigos em Lay les Roses no início e no final de junho próximo. Como faço para ir a Paris (especificamente Montparnasse) utilizando transporte público? Como funciona o comércio nos fins de semana (chego no sábado 06/06)?
Rodrigo Lavalle
Desirée, não sei extamente onde em L’Haÿ-les-Roses você ficará hospedada mas as estações mais próximas são a Parc de Sceaux e Bourg-la-Reine do trem RER B ou Villejuif – Louis Aragon no metrô linha 7.
No domingo somente as lojas na avenida Champs Élysées e algumas na região do Marais estarão abertas.
Abraços.
Fernanda
Quero parabenizar pelas excelentes dicas e solicitar uma específica..
Irei para Paris com meu marido e meu filho no mês de julho… Alugamos um apto em Saint-Denis
gostaria de saber se é um lugar muito perigoso e devemos tomar cuidado em não voltar muito tarde… ou podemos circular sem tanta preocupação.
Obrigada
Fernanda
Rodrigo Lavalle
Fernanda, Saint-Denis cidade ou rua?
Abraços.
Marcella Minardi
Olá! Parabéns pelo blog! Vou para Paris em Abril de 2016 e quero dicas de onde hospedar, levando em conta custo / benefício já que hospedagem em Paris é um pouco cara. Me disseram para hospedar perto de estação de mêtro para facilitar. O que me indicariam? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Marcella, nesse link você encontra nossas dicas de hotéis em Paris, todos são bem localizados: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/.
Abraços.
Eduardo Cotta
Senhores, gostaria de fazer uma retificaçção quanto à localização do centro geográfico de Paris. Na verdade ele não fica na Pirâmide do Louvre como foi informado e sim na calçada diante da Notre Dame de Paris. Lá está não só o centro geográfico oficial de Paris (Marco Zero) como também o centro da França, de onde partem todas as medições entre Paris e as outras cidades francesas. No chão há uma Rosa dos Ventos indicando as direções a partir desse ponto Zero.
Atenciosamente, Eduardo Cotta
Rodrigo Lavalle
Eduardo, obrigado pela correção.
Abraços.