A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
Nice
Estou indo à Paris fazer intercâmbio (pantheon-sorbonne) e estou vendo um studio no 17 arrondissement, próximo à estação porte de saint ouen. Vc tem alguma informações dessa localidade: é residencial, tranquila, de fácil acesso à parte central de Paris? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Nice, essa região é quase fora de Paris, bem afastada da parte central de Paris. O sua escola fica onde? O ideal seria que você morasse perto dela ou próximo a alguma estação de metrô que te deixasse perto da escola.
Abraços.
Camilla
Olá, vou à Pariscom meu namorado no dia 01/01/15 e volto dia 03/01/15. Ficarei hospedada no Hotel Vivienne ( endereço: 40, rue Vivienne – 75002 Paris France ). Gostaria de saber se estou bem localizada e o que fazer em tão pouco tempo.
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Camilla, sim, você está bem localizada, a região é boa, segura e central.
Você pode fazer o indispensável e básico de Paris: Museu do Louvre e Museu d’Orsay, Torre Eiffel, passeio de barco no Sena, Jardin de Luxembourg, Catedral de Notre Dame, região de Montmartre e do Marais.
Caso precise de um roteiro mais detalhado eu te aconselho o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez. Nele são apresentados 5 roteiros a serem feitos a pé em 4 dias passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Abraços.
Gabriela Haas Bigaton
Oi, excelente esse blog, parabéns.
Somos um grupo de danças gaúchas (RS) e estaremos em Paris de 08 a 15 de outubro para participar do Festival Sol do Sul, aí em Paris e estaremos hospedados no seguinte endereço: Coordenadas GPS: 48 ° 49’15.2 “N / 2 ° 17’35.09” E, 0,7 km Paris
Bed and Breakfast em Vanves , no departamento de Hauts de Seine , na região de Ile de France . Gostaria de saber sobre a acessibilidade aos principais pontos turísticos. Abraço.
Rodrigo Lavalle
Gabriela, você pode em enviar o endereço tradicional do local com nome da rua e número, por favor?
Abraços.
Janete
Boa noite, Rodrigo Lavalle, vou estar em Paris por três dias da primeira semana de Outubro em-boulogne- 6 suchet. Gostaria de dicas de como me vestir nesta Época. Posso levar vestidos ou somente roupas de frio? Qual o clima? Dicas do lugar, lugares para comer, conhecer e comprar.
Rodrigo Lavalle
Janete, no começo de outubro já começa a fazer um frio leve, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/07/primavera-em-paris-como-se-vestir/. Antes de fazer as malas consulte a previsão do tempo nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Não entendi o local onde você ficará em Paris mas, de toda forma, dicas de locais para comer, conhecer e comprar em Paris seria o blog inteiro.
Sugiro que você pesquise nossas dicas nas categorias do blog.
Abraços.
Saulo Alves
Me apaixonei perdidamente por Paris, por todos os seus detalhes, fui em dezembro de 2013 e estou voltando agora dia 1 de novembro, impossível não voltar, queria agradecer ao blog Conexão Paris por ter me ajudando e ainda continuar me ajudando e mostrando que Paris é infinitamente encantadora. Parabéns!
Jaime Campos
A propósito, o RER que vai para Versailles sai de Gare Saint Lazare, em frente ao hotel. A viajem demora cerca de 20 mim. Versailles e super encantador e seus jardins maravilhosos!!!!!
Jaime Campos
Boa tarde,
Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo site, muito bacana mesmo.
Cheguei de Paris domingo passado, fiquei 9 dias nesta histórica e linda cidade, conheci quase tudo. Fiquei hospedado no Hotel Londres New York, em frente a Gare Saint Lazare. Aconselho este hotel pois fica bem pertinho de tudo, fiz todos os passeios a pé, com excessao de Versailles e Giverny. Voltarei a paris quantas vezes puder, simplesmente amei!!!!!!!
Reinaldo Lima
Quero morar em Páris . Sugestões, dicas, melhores bairros, acesso a trabalho, tudo que possa me orientar…
Rodrigo Lavalle
Reinaldo, o blog é voltado para o turismo. Nossas sugestões e dicas, inclusive de melhores bairros, é para quem está vindo à Paris à passeio. Tudo muda para quem vem para morar.
Abraços.
Carolina
Olá,
Vi diversas dicas no site, sem duvida, são ótimas. Parabéns!
Vou pela primeira vez a Paris e ficarei em um estudio/flat próximo ao metro chatelet. Pretendo pegar o tgv dia 4 de maio( domingo) para Amsterdam. O check out é as 9h30. Que hrs devo comprar a passagem?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Carolina, compre a passagem para, no mínimo, uma hora depois do check-out. Os trens para Amsterdã saem da Gare du Nord à qual você chega pegando o metrô linha 4 na estação Châtelet.
Abraços.
Margarete Domingues
Prezada Lina, tenho acompanhado suas postagens e compartilhado as belas fotos dessa cidade linda e aconchegante. Estou indo pela terceira vez a Paris e vou ficar 10 dias no Hotel Honore (perto da torre). Se possível, gostaria de algumas dicas sobre como aproveitar a cidade, visto ter conhecido anteriormente os principais pontos turísticos, museus… Tenho vontade de conhecer algum bom lugar em que toque jazz, blues… lugares charmosos para passeios durante o dia, que só quem conhece mesmo a cidade saberá. Te agradeço antecipadamente e tb pelo belo blog
Rodrigo Lavalle
Margarete, as dicas são praticamente todo o blog.
Nesse post falamos sobre clubes de jazz: https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/11/jazz-em-paris-veja-os-enderecos/.
O Marais é uma região charmosa da cidade: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/marais/.
O Parc des Buttes Chaumont é bem bucólico.
O Jardin des Plantes: https://www.conexaoparis.com.br/2010/08/19/jardin-des-plantes-em-paris/.
Gosto bastante também de explorar as ilhas do Sena: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/ilhas-saint-louis-e-cite/.
Abraços.