A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
sandra jane
Achei interessantes tuas dicas e melhor ainda é saber que podemos contar com uma guia brasileira. Gostaria de saber preços e locais centrais de apartamentos para alugar e como se procede para que possamos usufruir Paris e suas cidades vizinhas.
Rodrigo Lavalle
Sandra, para locação de apartamentos nós indicamos a empresa ‘À la Parisienne’. Eles têm vários tipos de apartamentos espalhados pela cidade: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/aluguel-de-apartamentos/.
Nosso guia ‘5 Roteiros em Quatro Dias’ https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/ ajuda quem está vindo à cidade pela primeira vez a se orientar e a descobrir e visitar os principais pontos turísticos.
Abraços.
Sergio
Gostaria de receber as suas informações/mensagens no meu e-mail.
Grato.
Rodrigo Lavalle
Sergio, você pode assinar o dispositivo RSS: https://www.conexaoparis.com.br/rss-2/.
Abraços.
Natalia
Eu sempre leio os posts, curto e compartilho, mas nunca parei para comentar. Gostaria que vocês soubessem que, pra mim, vocês fazem um trabalho fantástico! Com assuntos interessantes que nos coloca em contato com a cultura parisiense, de maneira a fazer uma espécie de “tradução” cultural. Parabéns! Torço muito pelo sucesso de vocês!!!
Rodrigo Lavalle
Natalia, muito obrigado!
Abraços.
Nei Jobson
Você esqueceu de explicar que os Distritos de Paris são contados no sentido horário à partir do Louvre, em espiral.
Maura
Lina, olá! Parabéns pelo blog, é incrível e já me servi de ótimas dicas em viagens passadas. Em dezembro irei para Roma, mas farei uma escala de 7 horas em Paris (11h20 – 18h35). Pretendo fazer uma visita a Montmartre neste intervalo, deixando minhas malas no locker (ou quem sabe já consigo um check in antes de sair do aeroporto). Pela sua experiência da cidade, acha possível? Tenho 5 horas livres até às 16h20, quando pretendo estar de volta ao aeroporto. Já agradeço por sua atenção, grande beijo!
Rodrigo Lavalle
Maura, várias pessoas me perguntam isso e eu sempre digo para não fazerem porque imprevistos acontecem e depender do RER não é aconselhável. Você tem que ter em mente que, após a aterrissagem do avião, você ainda terá que sair da aeronave, esperar a mala, fazer a imigração, procurar o locker ou fazer o outro check-in, andar até a estação do RER, esperá-lo e, aí então, demorar mais 40 minutos até chegar em Paris.
Abraços.
Maura
Olá Lina,
estou indo para Paris no dia 01/01/14 com meu marido e meus 02 filhos, um de 12 e outro de 16 anos. Estou um pouco receosa do frio, apesar de adorarmos frio. Tenho mais medo da chuva. ..Enfim reservei alguns hotéis e gostaria da sua opinião, visto que meus filhos ainda não são adultos e gostaria de ter uma certa infraestrutura de apoio perto do hotel. Os hotéis são: Castex no Marais,De Ducs Danjou no Chatelet e Du Cadran no Invalides e ainda achei um bem bonito pelo site, mas me pareceu distante, Hotel du Collectionneur Arc de Triomphe,Champs-Élysées. Poderia me ajudar nesta escolha? Obg
Rodrigo Lavalle
Maura, nesse link você vai encontrar dicas de como se vestir para enfrentar o frio: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/.
Com relação aos hoteis, nós não os conhecemos, mas baseado nas localizações e no seu desejo de ter uma certa infraestrutura eu optaria pelo Castex, perto da praça da Bastilha, restaurantes, bares e padarias por perto, perto da linha 1 do metrô que vai te levar aos principais pontos turísticos da cidade. O Hotel des Ducs D’Anjou fica na região “central” de Paris, cheia de comércios e restaurantes mas pode ser meio deserto à noite. O Hotel du Cadran fica em uma região linda e sofisticada mas meio chata.
Abraços.
Cristina
Vou chegar na gare du nórd. E preciso ir para Marais, próximo a estação de vile. Que meio de transporte tenho que pegar? Metro? Qual linha? Tenho que fazer conexão? Ou tem uma linha que vai direto ?
Lina
Cristina
Na Gare du Nord pegue linha 4 do metro até Châtelet.
Veja no google maps se pode acabar de chegar a pé.
Senão pegue linha 1 até Hotel de Ville.
marcia
Olá, Lina
Estou alugando uma apartamento na bastille, vou ficar 4 dias, e nosso intuito é conhecer o máximo de Paris e seus pontos turisticos, pelo que li, se locomover de taxi é um pouco caro, o que acha desta localização para a primeira vez em Paris? estou fazendo uma boa escolha, pode em dizer os pontos positivos e negativos?bjs
Lina
Marcia
Me envie seu endereço exato por favor.
arnoldo
Prezada Lina,
Desculpe o incomodo, e obrigado pela paciencia. O TGV parte 10:13 am, 22.05.13. Digo que tenho que sair muito cedo porque tem a questão da imigração que acredito que seja feita na propria estação em Paris.
Lina
Arnoldo
Sua questão era se poderia pegar o RER? Se for pode sim. Chegue na Gare duas horas antes e terá tempo de sobra para tudo. E às 7.30h o metro e RER já estão funcionando há muito tempo.
arnoldo
Prezada Lina,
Será minha primeira vez em Paris, portanto ainda não sei muita coisa, so o que tenho lido. O hotel fica perto da Gare de Saint Lazare. Tenho que está muito cedo na Gare du Nord para pegar o TGV para Londres. Portanto, gostaria de saber como ir para lá.
Lina
Arnoldo
Me diga o horário exato.