A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
arnoldo
Prezada Lina,
Maravilhoso seu blog. Vou para Paris dia 17 de maio. Com suas dicas estou mais seguro. Irei ficar no 8º Distrito e vou para Londres no dia 22 pela manha, voce poderia me dizer como chegar à estação para pegar o Eurostar? Muito obrigado.
Lina
Arnoldo
Preciso do nome da estação próxima do seu hotel. Na resposta explique de novo o que deseja.
ana lucia rezende
Boa Noite, gostaria de saber algumas coisas se vc puder me ajudar ficarei muito grata:
Hotel GAT FOLIES , e´bom fica perto dos pontos turísticos?
Onde poderei tomar cerveja por um preço bom?
E o bairoo Saint Paul vale a pena conhecer?
Lina
Ana Lucia
Já te respondi a respeito do Hotel. Ele está bem localizado. Perto do seu hotel terá muitas opções para tomar cerveja. Encontrará fácil.
Saint Paul: você está falando do Village Saint Paul, dos antiquários? Se ficar em Paris muitos dias vale a pena.
Marcos Antonio
Olá
Já fomos varias vezes a Paris e sempre ficamos entre o parc monceau e a porte de champerret. Estamos tentando nao cair na tentaçao de ficar no mesmo lugar. Estamos indecisos entre o bairro 19 (av. Flandres) e a Place Republic. Sei que o bairro 19 nao é muito turistico, mas lá estaremos melhor instalados.
Marcos
Lina, tudo bem?
Estou indo pela 5a vez a Paris, e dessa vez ouvi boas recomendacoes do hotel Mama Shelter 109 rue de Bagnolet 75020. Eu sempre fiquei no Marais, mas estou pensando em mudar de ares. Vc acha a regiao e o hotel recomendados? Da para fazer alguma coisa a pe?
Obrigado,
Lina
Marcos
O Hotel é muito interessante e seu restaurante também. Mas a região não é turística e ficará na dependência de metro ou ônibus. Ele está perto do famoso cemitério Père Lachaise.
angela
Lina voce acha que devemos comprar o Paris Visit ou o Museu Pass? Estamos fechando as visitas com o Tom e portanto ficamos meio em duvida do que comprar. Chegaremos dia 21/06 e visitaremos o Louvre dia 25 e Versailles dia 26.
Quantos dias compramos de Paris Visit? Na região que vou ficar (17) fica facil o metro? Obrigada
Lina
Angela
Paris Visit é para transportes e Museum para visitar museus e monumentos. Você tem que fazer as contas. Tudo depende se vai andar a pé ou pegar metro muitas vezes por dia. Se vai sair de Paris várias vezes ou somente para visitar Versailles. Se vai visitar museus e monumentos.
Eu indico sempre o museum porque além de tudo ele corta filas. E elas são enormes.
Uma passagem avulsa para Versailles custa em torno de 8 euros.
Se for andar muito a pé e pegar metro somente duas vezes por dia o melhor é comprar carnet de tickets nas estações de metro. Senão compre Paris visit somente para Paris e passagem avulsa para Versailles.
angela marianano
Oii! Acho que agora estou no setor certo para perguntar…Vamos pela primeira vez a Paris e ficaremos no 75017. Depois que li seu blog vi que erramos, mas não conseguimos cancelar o hotel. Hotel de Banville : 166 boulevard Berthier 75017. Socorroooo!
Lina
Angela
Fique tranquila. O hotel está na periferia da cidade, mas a região é agradável. Esta periferia é boa. Aproveite bem da cidade.
Ana Paula
Lina, já estive em Paris duas vezes e sempre uso suas dicas que são perfeitas . Mas se hospedar na região do Châtelet é PERFEITA , pertinho de tudo em Paris !!! Já estou me programando para Paris 2013 .
Lina
Ana Paula
Que bom. Paris 2013 te aguarda.
Laura Martins
Lina… aproveito seu post para parabenizá-la pelo novo formato do site: está divino ! E também para agradecê-la… você, o Conexão Paris, fizeram a diferença na viagem que fiz com minha filhota nos meses de março e abril deste ano ! Depois de tanto”passear” por suas páginas, ler suas dicas, cheguei em Paris como quem revê uma antiga amizade ! Nada mais era desconhecido ou confuso ! Vestir-se como “francesinha”, almoçar nos restaurantes que os parisienses frequentam… tudo isso me fez sentir uma sensação de conforto inigualável! Apesar da máquina fotográfica sempre à mão, em nenhum momento me senti uma turista, ao contrário, estava muito à vontade, num país que já havia me conquistado por intermédio seu !!! Não sei se pelo fato de arranhar no francês, mas, tanto eu como minha pequena, fomos muito bem tratadas, porque não dizer, até “mimadas” pelas pessoas com as quais interagimos. Nos locomovermos por Paris, seja de RER, Metrô ou mesmo a pé, foi maravilhoso… Não tivemos qualquer dificuldade. Se nossa viagem foi um sucesso, com direito a reprise (quem sabe no próxio ano ?!), devemos muito disso à VOCÊ ! Obrigada e parabéns Lina…Paris é muito mais bonita quando vista por esse seu prisma carinhoso e apaixonante !!!
Lina
Laura
Muito obrigada. Fico feliz quando Paris conquista as pessoas. Volte sempre.
cristina
Ola,
Parabens pelo site!! Adorei!!
Estou indo a Paris em breve e ficarei hospedada proximo a Champs Elysees. Conseguem me enviar uma dica de farmacia proxima, que seja o mais completa em termos de linha de produtos (Vichy, Roc, La Roche….)? Super obrigada
Lina
Cristina
Dê um pulo na farmácia da rue du Four em Saint Germain. Ela é a mais barata.
https://www.conexaoparis.com.br/2007/10/29/a-melhor-famacia-para-comprar-cosmeticos/
Maíra
Lina, o que você acha do hotel Antin St Georges (21 Rue Notre Dame De Lorette, 09. Opéra)? O que acha dessa localização?
Obrigada!! 🙂
conexaoparis
Maíra
O hotel não conheço, mas o ponto é agradável. Ele está perto de uma pracinha simpática. O bairro possui muitos restaurantes bons, bares e um comércio delicioso na rue des Martyrs.