A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
273 Comentários
Carlos Augusto Sandrin
Oi,
A estacao de Metro Poissonniere fica em qual parte desse mapa? 2? 3? 9? ou 10? O Hotel onde iremos (Comfort La Fayette) esta a 50 mts dessa estacao
Como eh o bairro sossegado? seguro?
Marcia
Olá Lina vou a Paris em Janeiro com minhas filhas adolescentes, e estou em duvida aonde me hospedar , minha agencia me deu opção de 3 hotéis( mercure gare du nort, Mercure versailês est e novotel Est), onde ficaria mais fácil de me locomover com segurança
conexaoparis
Marcia
Se for Mercure Versailles não aconselho porque não está em Paris e sim na cidade de Versailles.
O Novotel Est está também fora de Paris.
Fique no Mercure Gare du Nord que está em Paris e poderá se locomover com segurança e maiores facilidades.
Lucilei
olá, sei site é divino. Parabens.
vou a Paris nas férias, eu meu marido e minha filha de 4 anos, já fui para outros paises, sempre tive dificuldades de comunicação,mas sempre me virei bem, embora meu ingles seja péssimo. minha duvida é com relação a lingua, todo mundo com quem converso diz que só o ingles não é suficiente, os franceses não gostam de falar ingles, isso é verdade?
mberutto
Olá Lucilei,
A França não é como outos países europeus em que o inglês é falado por todos. Muitos franceses não sabem falar inglês; outros, realmente não gostam. Mas dá para você se virar na cidade com o inglês sim. Aprenda algumas palavras em francês, coloque um belo sorriso no rosto e tudo dará certo 🙂 Afinal, esses “perrengues” com a língua fazem parte da viagem e depois rendem boas risadas, não é mesmo?
Mayse
Olá Lina
Adoro o site, leio praticamente todo dia. Estou indo a Paris pela primeira vez no final de setembro. Vamos em 5 e escolhemos excursão, pois iremos a outros Países. Infelizmente todas as opções de hotel deles é na periferia, ainda nem sabemos qual é. Alguns dias temos transporte outros não. Como eu comprei o guia de vocês tenho certeza que chegando na região central saberei me localizar. Minha dúvida é devo pegar táxi (da periferia para a região central), ou seria melhor, mais em conta, uma empresa (motorista) que nos leve aos pontos de interesse. Eles ficam a disposição o tempo todo? Obrigada.
conexaoparis
Mayse
Não precisa de taxi nem chofer. Pegue o metro. Quando tiver o nome do hotel me informe. Dou uma olhada nos meios de transporte.
Mirna
Olá Lina
Parabéns pelo site.
Estive em Paris com amigos ,amei , e estou retornando com meu marido. Estamos com a opção do hotel Best Western Hotel Opera Celte Lafayette , 25, Rue Buffault, 09. Opéra, 75009 Paris … é boa a localização? Estamos em dúvida… Obrigada!
conexaoparis
Mirna
A localização é boa. Central, perto das galerias Lafayette e da Opera.
Lucineide
Oi Lina.
Eu quero apenas dizer muito obrigada por todas informações que li no seu site, vocë e todos que escrevem no seu site me ajudaram a fazer uma linda viagem a Paris. Como diz meu cardiologista, Paris é uma cidade para se ir muitas vezes. Mais uma vez obrigada. bjos.
Juliana
Agoa estou mais tranquila. Obrigada pela dica do restaurante!!
Juliana
Olá,
Já está tudo pronto pra minha viagem a Paris em 22/7 e depois de ler várias informações nesse blog fiquei confusa. Reservei o Hotel All Seansons, na 11 rue pierre semard. Acho que fica em montmartre, estou certo?! Sou um pouco neurótica com segurança e prefiro evitar sair a noite por medo de ser assaltada. Estarei com meu marido em uma segunda lua de mel. preciso me preocupar tanto com o endereço do hotel ou posso andar tranquilamente após escurecer pra chegar ao hotel?!
Obrigada
conexaoparis
Juliana
Este hotel está situado em área tranquila. Pode sair à noite sem problemas.
Vá jantar na rue La Fayette na Brasserie Au General Lafayette. O número é 52.
Aline
Oi, primeiro preciso dizer que o site está me ajudando muito a planejar minha lua de mel que será agora em julho.
Ficarei no hotel La Perle (http://www.hotel-paris-laperle.com) queria saber se fica em uma lugar bom, e se poderei fazer tudo a pé. Também queria saber se o mês de julho é mesmo muito quente mesmo à noite.
Obrigada
conexaoparis
Aline
O ponto é ótimo. Poderá conhecer vários lugares turísticos a pé.
Julho é verão. Não sei se ele será quente, muito quente ou friozinho.
Porque o verão parisiense varia muito.
Melhor seguir site de meteorologia.