A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
conexaoparis
Anna Cristina.
Leia os meus roteiros Paris a pé em quatro dias e faça o primeiro e o segundo dia.
Nestes dois dias se encontra o imperdível.
Anna Cristina
Olá Lina.
Estou indo para Paris no final de maio e ficarei no Hotel Suez, que segundo o site e uma amiga fica em Quartier Latin – http://www.hoteis-paris-desuez.com/index.html
É possivel fazer os passeios a pé? eu ficarei apenas 2 dias em Paris, o que vc aconselha? o q é imperdível?
Muito obrigada
Anna
Claudia
Olá Lina !
Esse teu blog é maravilhoso !
Gostaria de tê-lo encontrado antes de ter visitado essa linda cidade. Estive aí em Maio desse ano. Foi lindo !
Porém, já estou aprendendo muitas dicas para aproveitar melhor da próxima vez (pq Paris vicia).
Ah, eu tbém fiquei no Novotel e nos deslocamos super bem, sem maiores dificuldades (depois de descobrir o que significava “sortiê”)… e só nos viramos em inglês… eheheheheh
Qualquer hora te escrevo mais quando eu lembrar de algumas dicas de turista.
Muito sucesso para vc. Grande beijo.
conexaoparis
Patrícia
La Defense é um bairro da cidade de Puteaux, a oeste de Paris. Este bairro é especial, aí estão concentrados todos as sedes e escritórios das grandes firmas nacionais e internacionais. É uma região de escritórios, muito bonita,só arquitetura contemporânea.
https://www.conexaoparis.com.br/2007/08/25/la-defense-um-passeio-pela-periferia-oeste-de-paris/
No link acima um artigo que publiquei explicando o que é o La Defense.
Está região é servida pela linha 1 do metrô. Ponto final desta llinha. Em uns 15 minutos está na estação Charles de Gaulle Etoile,nos Champs Elysèes.
Patrícia Simões Pires
Lina… Vamos ficar no Novotel de La Defènse… estarei fora de Paris, pelo teu mapa acima. É uma cidade? Quanto tempo mais ou menos de metrô até a Champs Elysée… Onde posso encontrar informações sobre a região.
Obrigada
conexaoparis
Vitoria
Lado esquerdo – rive gauche – Boulevard Saint Germain, Musee d’Orsay, quartier latin tour Eiffel. Oa bairros 5,6,7…
Lado direito – rive droite – Musee du Louvre, Opera Garnier, faubourg Saint Honoré.
Rive gauche é mais esquerda e intelectual.
Rive droite é mais direita e elitista.
vitoria kauffmann
Quando você escreve lado direito e lado esquerdo do Sena fico sempre confusa. O lado esquerdo se refere se refere aos dois principais museus e a Saint Germain ? È o que chamas de lado cultural?
vitória
conexaoparis
Leonardo,
a ville de Houilles é uma cidade perto de Paris.
Leonardo
Lina, como posso saber em qual arrondissement a Ville de Houilles fica? E quais estações de metrô ficam perto? Existe mapa para isso? Acho que terei de comprar um…