O jornal Liberation.fr publicou um artigo sobre a comemoração dos 100 anos da chegada dos primeiros japoneses em Santos, chamando a atenção para o fato que hoje, os descendentes, formam a primeira diaspora japonesa do mundo.
Mas, o mais importante foi a reação dos leitores franceses. Eles descobriram, com suspresa, que nosso país está comemorando a vinda de uma corrente migratória. Uns indagam porque na França nunca houve comemorações deste tipo. Outros respondem que isto seria impossível visto a tensão existente entre franceses e imigrantes e entre gupos de imigrantes de origens diferentes. Uma comemoração qualquer poderia levantar uma série de manifestações contrárias à entrada e à presença de imigrantes na França, discussões políticas sem fim do tipo porque comemorar este grupo de imigrantes e não um outro.
Aí está um exemplo das grandes diferenças culturais entre países e ponto para o nosso tão querido e mal tratado Brasil.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Vanessa Simao
Olá Lina! Este post foi realmente bacana! mostra mto de nossa diferenças culturais!
Acho que no caso do Brasil a colonia japonesa teve grande influencia em nosso desenvolvimento como país e talvez isso não seja tão evidente com os imigrantes na França… Talvez por isso ( e tb pelo alto nacionalismo dos franceses) eles tenham um ponto de vista diferente do nosso!
Acabei de voltar de Paris e acho q estas diferenças só fazem aumentar o encanto pela cidade! Viva as diferenças!
Rosane
Oi Maria,
Desculpe pelo Marina, acho que confundi na hora de escrever. Muito obrigada pelas dicas, já olhei várias no blog . A sua página é maravilhosa!
Se tiver mais alguma dúvida, volto a te perguntar.
Abraços.
conexaoparis
Amigos,
eu não me chamo Marina e sim Maria Lina.
Pequena correção.
elisa
Maria Lina,
sensacional este teu blog, está cada dia melhor! Eu preciso te confessar que só fui a Paris duas vezes e gostei, mas não cheguei a amar, talvez porque não me identifiquei com o lugar. E assim, nem pensava em retornar. Mas agora já estou revendo este meu conceito, graças a vc.
Mas falando do post eu achei muito bacana vc fazer este texto colocando enfase na reação dos franceses diante de uma corrente imigratória. Nos dias atuais eu acho que este post tem “tudo a ver” com o momento de discursão em torno da imigração.
Abraços!
Marcio
Marina, não tinha pensado nisso! Bem interessante. Aqui na Holanda acho que ninguém pensa em comemorar imigração com nenhum grupo de imigrante.
Abs!
conexaoparis
Fátima, ajudou muito.
Eu já escrevi um artigo sobre esta loja que vende produtos contra os animais nocivos. Ela é antiga e é nesta loja que meu marido compra raticidas para uma casa que ele tem na praia.
Abraços.
conexaoparis
Rosane,
O Hotel Victoria Châtelet é legal e está muito bem situado, no centro da cidade. O clima de junho é agradável porque o calor do verão ainda não chegou. Traga uma blusinha de lã, nunca se sabe. Sapatos confortáveis para caminhar. Caminhe muito. Do seu hotel você pode ir a pé para todos os pontos turísticos de Paris.
Rodrigo Purisch
Maria Lina,
Muio legal ver esse post hoje.
Também fiz um sobre a Imigração Japonesa hoje.
http://aquelapassagem.blogspot.com/2008/03/comemorando-os-100-anos-de-imigrao.html
Você colocou o Kasato Maru e eu o Brazil Maru..
Um abraço
Rosane
Oi Marina, tudo bem?
Conheci sua página através do blog do Riq. Vou à Paris, pela primeira vez, em Junho, com meu marido. Pretendo ficar 7 dias. Vou reservar o Hôtel Victoria Châtelet , você tem alguma referência, o lugar é bom?
E o clima, muito calor ou chuva?
Alguma sugestão em especial?
Adorei seu blog!
Obrigada.
Fatima
Lina ,
Que bom mostrar aos franceses como somos…
Quanto ao pedido da Adriana , soube que em Paris eles já fazem o percurso turístico Ratatouille, e com muito sucesso . Quanto ao Bistrô do filme , é imaginário ,mas diga a Adriana que a loja”AUROUZE” ( Les halles ) assinou um contrato com os produtores do filme , e sua vitrine virou atração turística . Ela é uma loja especializada na eliminação de animais nocivos , e sua vitrina mostra grandes ratos à la Ratatuille. Espero ter ajudado .
Bisous. Fatima