Acho que o primeiro choque que o brasileiro que se muda para Paris sofre é quando começa a procurar por um lugar para morar. Acostumados com espaço – 4 quartos, suite, varanda, vagas de garagem, closet, lavabo etc. – e com prédios novos e modernos, nós brasileiros temos dificuldade em quebrar nosso conceito de morar bem e aceitar que viver em vinte metros quadrados pode ser um luxo.
A maioria dos prédios em Paris data de 100, 200, até 300 anos. Quando foram construídos, o mundo era outro; os hábitos, os desejos e as necessidades, também. Para se ter uma ideia, a maioria dos prédios não tem elevador. Se tem, é um minúsculo elevador adaptado no vão da escada. Não têm garagem – paramos o carro nas ruas ou no estacionamento mais perto de casa (a um preço exorbitante). As escadas costumam ser inacreditavelmente sinuosas e estreitas. E, muitas vezes, tudo pode estar caindo aos pedaços.
Além de tudo isso, as plantas dos apartamentos costumam nos surpreender. É possível você ter de atravessar a cozinha para chegar ao banheiro. Ou ter de atravessar por dentro de um quarto para chegar em outro. Ou ter de sair do apartamento para ir ao banheiro!
Mas todas essas estranhesas não ofuscam o charme de se morar em um prédio haussmaniano, com suas lindas fachadas e amplas janelas.
Um exemplo pessoal: um dos apartamentos que morei com minha querida mãe – Lina – datava do fim do século XVIII. O local onde o apartamento foi construído era o antigo estábulo do prédio. Quando os carros chegaram e os cavalos foram abandonados, esse lugar virou depósito das lojas da rua. Um dia, minha mãe descobriu esse enorme espaço vazio (uma jóia em Paris) e construiu um maravilhoso loft ali dentro. O prédio, como era? Caindo aos pedaços, no coração do Marais. Um luxo só.
Leia também: como os franceses decoram as suas casas
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
96 Comentários
maria carmo
oi Luciana! Seu comentário é de janeiro de 2012. Gostaria de saber quando seu apartamento vai estar disponível. Estou indo para Paris em Fevereiro de 2013 e ficarei até junho. Se tiver interesse ou puder me ajudar. Abs.
Luciana
Ola!
Moro em Paris ha 5 anos e adoro! Porém estou com um projeto bacana pra realizar no Brasil e terei que ficar na terrinha por vários meses. Procuro alguém que esteja afim de ficar aqui em Paris (os mesmos meses). Meu apê é uma graça, localizado no quartier des Invalides, tenho a vista lateral da Torre Eiffel e tô perto dela! Também to pertinho de Saint Germain des Prés, Champs Elysées, Louvre, Musée d’Orsay, Musée Rodin… Enfim, moro bem demais! Quem tiver afim de entrar nessa aventura, entre em contato, darei maiores informações. Abs,
Paula Leoni
Que maravilha! Morar num ap pequenininho e charmoso, fácil de cuidar, sem ter que depender de ninguém, perto do metrô e em Paris. Praticidade total! Um sonho de consumo…
André Lira
Eu acho que esta acontecendo quase a mesma coisa aqui no RJ,os apartamentos e casa antigos estão muito valorisados pelo amplo espaço que tem,já os novos que estão sendo contruidos aos milhares,tanto pra classe mais baixa como para a classe media são de tamanho minimo principalmente com salas minusculas.Agora um dia eu quero morar em Paris pelo menos por uns 3 meses eu faço questão que seja um AP bem antiguinho com esses janeloes bem carecteristicos de Paris ,eu acho um charme mesmo que seja de tamanho minimo!
Jorge Fortunato
Ana Veloso
concordo com você. tenho um amigo que mora num big ap em Rennes, com salão, sla de jantar, 3 quartos, sendo uma suíte, fora um WC e salle de bain. Uma varanda enorme…só a xoinha que é pequena e área de serviço não existe. E as casas de outros amigos na Bretagne tb são bem amplas.
Ana Veloso
Muito bom artigo, só ressalvo o título: assim moram os parisienses, não todos os franceses. É só passear em qualquer cidadezinha da province onde moro por exemplo pra se ver casas enormes…
claudia vieira
Obrigada, Jane
Jane Curiosa
Igor
Feliz é Berlusconi que não tem nada com isso.
Igor
Maga
“Pobre?até pode ser;porém, elegante,culto e educado”.
Boa resposta! <as a Maga está por fora da realidade, quem dera o Brasil fosse "pobre" como a Europa… com toda a infraestrutura e nível educacional das pessoas que moram lá…
Os Europeus são muito cultos, lá eles não elegem um palhaço semi-analfabeto para ocupar um cargo político como aqui no Brasil.
Para mim este comentário foi desdenhoso, desprezível e inoportuno aqui nessa comunidade…
Jane Curiosa
Claudia Vieira
É 1(um).