Acho que o primeiro choque que o brasileiro que se muda para Paris sofre é quando começa a procurar por um lugar para morar. Acostumados com espaço – 4 quartos, suite, varanda, vagas de garagem, closet, lavabo etc. – e com prédios novos e modernos, nós brasileiros temos dificuldade em quebrar nosso conceito de morar bem e aceitar que viver em vinte metros quadrados pode ser um luxo.
A maioria dos prédios em Paris data de 100, 200, até 300 anos. Quando foram construídos, o mundo era outro; os hábitos, os desejos e as necessidades, também. Para se ter uma ideia, a maioria dos prédios não tem elevador. Se tem, é um minúsculo elevador adaptado no vão da escada. Não têm garagem – paramos o carro nas ruas ou no estacionamento mais perto de casa (a um preço exorbitante). As escadas costumam ser inacreditavelmente sinuosas e estreitas. E, muitas vezes, tudo pode estar caindo aos pedaços.
Além de tudo isso, as plantas dos apartamentos costumam nos surpreender. É possível você ter de atravessar a cozinha para chegar ao banheiro. Ou ter de atravessar por dentro de um quarto para chegar em outro. Ou ter de sair do apartamento para ir ao banheiro!
Mas todas essas estranhesas não ofuscam o charme de se morar em um prédio haussmaniano, com suas lindas fachadas e amplas janelas.
Um exemplo pessoal: um dos apartamentos que morei com minha querida mãe – Lina – datava do fim do século XVIII. O local onde o apartamento foi construído era o antigo estábulo do prédio. Quando os carros chegaram e os cavalos foram abandonados, esse lugar virou depósito das lojas da rua. Um dia, minha mãe descobriu esse enorme espaço vazio (uma jóia em Paris) e construiu um maravilhoso loft ali dentro. O prédio, como era? Caindo aos pedaços, no coração do Marais. Um luxo só.
Leia também: como os franceses decoram as suas casas
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Jane Curiosa
Maga
Pobre?até pode ser;porém, elegante,culto e educado.
claudia vieira
Olá pessoal, podem me dizer qual o código local de Paris para ligações
telefônicas ??
0, 01 ou 1 ??
Maga
O velho mundo, decadente, e agora pobre!!!
Igor
“a maioria dos prédios não tem elevador. Se tem, é um minúsculo elevador adaptado no vão da escada”…
Realmente é isso mesmo, rsrsrsrs! Fui visitar um amigo e andei num elevador que mal cabia a mim, hehehe. Nossa, é muito apertado!
Mas isso são apenas detalhes que deixam Paris ainda mais charmosa! não consigo deixar de voltar a esta cidade…
Irei novamente no dia 24/11 para mais 10 dias. Essa será a sexta visita num período de 1 ano e cinco meses (o que dá 1 visita a cada 3 meses)!
Amo essa cidade exatamente como ela é: LINDA E CHARMOSA!
J’adore cette ville! Paris est ma copine!
Abraços a todos!
Cristiane AM
que gostoso ler este post e sentir de novo o gostinho do modo de viver parisiense…
Beth Lima
Oi Mariana!
Obrigada. Fui lá ver e lembrei desse post, até cheguei a comentar também. Pelas respostas deu pra ver que não é impossível mas também não é fácil. Com relação aos preços, comparando-se com os do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, não parece tão impossível assim. Mas infelizmente vou ter que continuar sonhando mais um pouco…
Beijos!
Suely
Beth
Eu vou estar só de 19 a 23 em Paris,depois vou pra Saint Malo,quem sabe não nos encontramos por lá,ia ser “super”…
Jane Curiosa
Beth!
Como assim,você tenta até entrar?!KKKKKk
E eu que me acho curiosa.
Jane Curiosa
Mariana
Na porta de madeira,subindo uma escada de pedras.
Mas não é em Paris….!
A porta verde era a minha aposta,ao ler a sua descrição.
Jane Curiosa
Ricardo S
Você sabe a quantas foram os impostos na transação?