Acho que o primeiro choque que o brasileiro que se muda para Paris sofre é quando começa a procurar por um lugar para morar. Acostumados com espaço – 4 quartos, suite, varanda, vagas de garagem, closet, lavabo etc. – e com prédios novos e modernos, nós brasileiros temos dificuldade em quebrar nosso conceito de morar bem e aceitar que viver em vinte metros quadrados pode ser um luxo.
A maioria dos prédios em Paris data de 100, 200, até 300 anos. Quando foram construídos, o mundo era outro; os hábitos, os desejos e as necessidades, também. Para se ter uma ideia, a maioria dos prédios não tem elevador. Se tem, é um minúsculo elevador adaptado no vão da escada. Não têm garagem – paramos o carro nas ruas ou no estacionamento mais perto de casa (a um preço exorbitante). As escadas costumam ser inacreditavelmente sinuosas e estreitas. E, muitas vezes, tudo pode estar caindo aos pedaços.
Além de tudo isso, as plantas dos apartamentos costumam nos surpreender. É possível você ter de atravessar a cozinha para chegar ao banheiro. Ou ter de atravessar por dentro de um quarto para chegar em outro. Ou ter de sair do apartamento para ir ao banheiro!
Mas todas essas estranhesas não ofuscam o charme de se morar em um prédio haussmaniano, com suas lindas fachadas e amplas janelas.
Um exemplo pessoal: um dos apartamentos que morei com minha querida mãe – Lina – datava do fim do século XVIII. O local onde o apartamento foi construído era o antigo estábulo do prédio. Quando os carros chegaram e os cavalos foram abandonados, esse lugar virou depósito das lojas da rua. Um dia, minha mãe descobriu esse enorme espaço vazio (uma jóia em Paris) e construiu um maravilhoso loft ali dentro. O prédio, como era? Caindo aos pedaços, no coração do Marais. Um luxo só.
Leia também: como os franceses decoram as suas casas
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
JORGE FORTUNATO
Eu me adaptaria tranquilamente, até porque nunca morei num 4 quartos com suíte, varanda etc. No máximo num sala 2 quartos com dependências. mas quando saí de casa e morei num conjugadinho de 20 m2. E achava enorme, dei até uma festa com 25 pessoas! Aqui no Rio alguns imóveis são grandes e os aptos novos estão bem menores. Há sala 2 quartos com apenas 40m2! Em Paris já visitei aps interessantes, mesmo para um conjugado ou studio como dizem. Fora de Paris ja vi aptos “normais” modernos, mas com parees tãof inas que pregar um quadro na parede poderia ser fatal.
marcia paton
quando morei em Paris, foi num studio mínimo, mas o fato de ser vizinha do Louvre e ter Paris ao meu alcance vale qualquer estranheza no morar!!
Vera Lucia Roma de Moura
O único lugar que trocaria pelo meu Rio de Janeiro .O único não ,viveria em Mônaco com muito prazer.
mari
Paris está nos olhos de quem a vê, e neste raciocínio se inclui, também, a forma de habitar. Para mim, vivier num pequeno espaço parisiense não é problema, pois quando estou em Paris vivo as cidade por inteiro, como se eu morasse em cada um dos seus lindos cantinhos.
Raissa
Acho que outra questão que surpreende muito (especialmente se você vem de São Paulo pra cá) é a questão do metrô. O apartamento ser bem localizado em SP, significa muitas vezes, estar a 20 minutos do metrô, um pouco mais ou menos. Esse é um daqueles critérios que simplesmente desaparece quando você está aqui! TUDO é perto de metrô. Muitas vezes de mais de uma linha! Acho que não tem nenhum lugar onde você não esteja bem servido de um transporte público =)
Foi uma das vantagens gritantes que encontrei aqui. A falta de espaço – eu, que sou estudante e morava num cubículo em SP – não estranhei, em nada, por aqui. Pelo contrário – só o prazer de morar aqui no Marais…
Gláu
tudo questão de saber entrar no clima parisiense…como disse a Marianna.
Gláu
ahhh, imagino morar no Marais – uma pérola de Paris.
a primeira coisa que faço quando chego em Paris é ir ao Marais comer um fallafel (que meu marido jura ser idêntico ao que comeu em Israel)…
descobri esse bairro charmoso graças ao seu blog e desde então, não cansamos de ir bater uma perna descompromissada por lá…
mas falando em morar, minha irmã mora ha 12 anos por aí e sempre comenta que ap com elevador, suite e garagem é um luxo de poucos…
pra nos turistas, até alguns hotéis possuem espaços diferenciados do que estamos acostumados em hoteis em outras cidades e países..
esse ano fiquei em um hotel charmoso que percebe-se era uma casa que virou hotel, do lado do Arco do Triunfo.
o quarto num primeiro momento era bem diferente dos padrões por aqui, mas sabendo da raridade dos espaços, a gente vai se acostumando e sabendo que em Paris, o quarto é sempre o de menos, pq vale a localização já que não vamos ficar 24 h. no quarto…
imagina morar…
mberutto
Glau, o tal loft era bem ali coladinho do fallafel!
Gisela
realmente vai contra tudo que temos aqui
casas e aptos amplos mas em compensação ai tem história, tantas vidas que já usufruiram um mesmo lugar e a capacidade das pessoas se adaptarem e constrirem moradias maravilhosas. amo Paris e todo modo de viver dos franceses.
lavinia sacramento
REalmente, um luxo! Se quando visitamos Paris dá vontade de morar… isso é o mínimo né?
Marianna
“Mas todas essas estranhesas não ofuscam o charme de se morar em um prédio haussmaniano, com suas lindas fachadas e amplas janelas.”
Exato. Acho até que torna a experiência mais interessante.
E sensacional essa do loft, é exatamente o espírito parisiense de transformar coisas antigas sem uso em algo novo e aproveitável.