Os apartamentos dos franceses são espelhos dos donos. Para mim, esse é o maior charme das casas francesas. Ao contrário de casas pasteurizadas pelo dedo do decorador, a decoração dos apartamentos em Paris é feita pelo gosto e pela vivência do dono.
Tudo começa no começo. Ao comprar um apartamento, é comum o francês botar a mão na massa. Como a mão de obra especializada é cara, pintar paredes, lixar madeiras, consertar vazamentos são tarefas corriqueiras para os franceses. A bricolagem (termo, não à toa, de origem francesa) faz parte da cultura. Todo mundo tem uma caixa de ferramentas sempre à mão.
Em seguida, chega a hora de decorar a casa. A ditadura da moda e do consumo, perceptível nos lares brasileiros, parece perder força nas casas francesas. Os antigos móveis são aproveitados e, caso necessário, reformados pelas mãos do dono. Os enfeites geralmente trazem alguma história: uma viagem, um presente, uma lembrança querida. Há muitos, muitos livros espalhados por todos os cantos da casa. A luz é baixa, quente, e torna o ambiente aconchegante. Nos sofás, almofadas. Nas poltronas, tecidos jogados. Na entrada, o porte-manteaux lotado concentra a bagunça. Um (ou dois) gatos perambulam pelo ambiente. Nos quartos, as camas são arrumadas com desleixo. No banheiro, vemos a escova de dentes do dono da casa, o perfume, o pijama dependurado. Na cozinha, pequena e lotada, um pão, queijos e algumas louças na pia mostram que ali vive gente. Tudo isso, meio empoeirado. Meio bagunçado.
Entrar em uma casa francesa é conhecer a intimidade do seu dono. Tem coisa mais charmosa do que isso?
Leia também sobre como são prédios residenciais em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
108 Comentários
Ivete Fischer Estivalet
Então sou um pouco francesa. Minha casa nunca teve decorador, nada a ver comigo. Minha decoração é minha mesmo, coloco o que eu gosto, principalmente minhas lembranças de viagem e alguns objetos antigos, carinho por meus avós.Consertos? Se faz tudo que se pode.
Eu sou apaixonada pela França, sim, França, o interior é pura história tb. Paris,amo! O estilo de vida é bem prático. Qdo vou alugo apto, é bem melhor e eu posso “viver Paris”.
Nádia Celino Millon
gostaria de sugestões de sites ou blogs de decoração francesa
Grata
Nádia
Rodrigo Lavalle
Nádia, não conheço. Sugiro que você procure no Google.
Abraços.
Lúcia Crisóstomo
Há dias não acessava o Conexão Paris. E hoje, aqui em Fortaleza, no Ceará, o clima está europeu, isso é privilégio! Estou gratificada pela “viagem ” que sempre faço ao ler de tudo sobre Paris, vocês estão cada vez melhores, parabéns. Grande abraço,Lúcia Crisóstomo
Dilma
Acabei de chegar de Paris e dessa vez aluguei um apt de uma empresa indicada por vcs (a La Parisienne) e tive a oportunidade de ficar num apartamento EXATAMENTE como descrito … amei e vou repetir a experiencia … Por 18 dias me senti como eles realmente vivem … recomendo !
silesia
Adorei o texto! Fiquei imaginando cada detalhe desta “arrumação”. E faço parte desta pequena parcela de brasileiros que a Solange diz, que contratou um decorador. Gosto da minha casa e da decoração que foi feita, mas gosto mais de pequenos detalhes que eu mesma coloquei. Admiro os franceses por botarem a mão na massa, sem se preocupar com a opinião dos outros.
Renata Oliveira
Belo texto…quase poético…
Beth Lima
Passei pouco tempo sem entrar no CP e olha o que perdi!
Texto e pitacos de primeira qualidade!
Acho que a maioria de nós que somos apaixonados pela França, especialmente Paris, temos um pouco da alma francesa mesclada com a brasileira.
Eu também gostaria muito de morar metade do ano no Rio e metade em Paris. Seria perfeito! Amo as duas cidades, de coração.
LULI
Oi Lina,
Gostaria de saber onde encontro papéis de parede em Paris? E algumas dicas de lojas de decoração para casa….
Beijos
Luli
conexaoparis
Luli
https://www.conexaoparis.com.br/2011/02/03/galeria-balouga-design-para-criancas/
https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/02/farrow-ball/
https://www.conexaoparis.com.br/2009/09/03/o-retorno-dos-papeis-de-parede/
http://www.pierrefrey.com/recherche/papierpeint/marque/Pierre+Frey
maria Thereza
Pessoal:
Muito interessante a discussão. Concordo com a leitura crítica das casas atuais no Brasil. Mas, não nos esqueçamos das tradicionais e clássicas casas do interior do Brasil. Com cara de Brasil e não Brazil (como as fotos das revistas que têm bandeiras da Inglaterra nas almofadas ou livros New York City decorando as estantes), com quintais e não paisagismo pago. E mais, mesmo as revistas de decoração daqui começam a trabalhar com objetos simples, de família ou lembranças de viagem.
De qualquer maneira concordo que casa tem que ter o jeito do dono.Eu não abro mão disso.
Um abraço em todos.
P.S. Eymard, também adoro viajar para lugares frios, pelos mesmos motivos que os teus.
Maria Thereza