Os apartamentos dos franceses são espelhos dos donos. Para mim, esse é o maior charme das casas francesas. Ao contrário de casas pasteurizadas pelo dedo do decorador, a decoração dos apartamentos em Paris é feita pelo gosto e pela vivência do dono.
Tudo começa no começo. Ao comprar um apartamento, é comum o francês botar a mão na massa. Como a mão de obra especializada é cara, pintar paredes, lixar madeiras, consertar vazamentos são tarefas corriqueiras para os franceses. A bricolagem (termo, não à toa, de origem francesa) faz parte da cultura. Todo mundo tem uma caixa de ferramentas sempre à mão.
Em seguida, chega a hora de decorar a casa. A ditadura da moda e do consumo, perceptível nos lares brasileiros, parece perder força nas casas francesas. Os antigos móveis são aproveitados e, caso necessário, reformados pelas mãos do dono. Os enfeites geralmente trazem alguma história: uma viagem, um presente, uma lembrança querida. Há muitos, muitos livros espalhados por todos os cantos da casa. A luz é baixa, quente, e torna o ambiente aconchegante. Nos sofás, almofadas. Nas poltronas, tecidos jogados. Na entrada, o porte-manteaux lotado concentra a bagunça. Um (ou dois) gatos perambulam pelo ambiente. Nos quartos, as camas são arrumadas com desleixo. No banheiro, vemos a escova de dentes do dono da casa, o perfume, o pijama dependurado. Na cozinha, pequena e lotada, um pão, queijos e algumas louças na pia mostram que ali vive gente. Tudo isso, meio empoeirado. Meio bagunçado.
Entrar em uma casa francesa é conhecer a intimidade do seu dono. Tem coisa mais charmosa do que isso?
Leia também sobre como são prédios residenciais em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
108 Comentários
bia
Parabens pelo texto Mariana!
Parabens Lina pela filhota!
Eymard, otima a sua contribuiçao. Adorei o texto!
Patricia V.. Tb tenho e amo o livro “Paris Interiors”.
Sinto q aqui as casas seguem uma ditadura. A da Casa Cor? A do consumismo? Talvez. Importante é fazer parte de um grupo. Um coisa meio adolescente, me parece. Nao ha espaço para a criatividade, a individualidade, a liberdade.
A minha casa tem personalidade e… ate gato!
Madá
Timaço! Parabens meninas!
Mariana, muito bom o seu texto. Ele me fez passear por todas (poucas, é verdade) as casas que já visitei de franceses. Tive a impressão que esse estilo autoral independe do poder aquisitivo.
monica amadeo
Marcello Brito
depois do que a Lufthansa fez com a gente no final do ano passado, não quero saber deles por um bom tempo…aliás quero sim, que eles paguem a nossa indenização o qto antes…
Katia Becho
Pessoal,
Obrigada pelo carinho. Estarei sempre que possível por aqui,
Lina e Mariana,
É muito bom ter vocês por perto. Obrigada pela amizade.
Bjs
Maria
Acho que luz branca em casa é algo impensável, com exceção da cozinha e do banheiro.
Andar com sapato em casa é muito porquinho. O brasileiro se gaba da limpeza, critica os outros por não serem tão neuróticos com limpeza e tals, mas suja a casa inteira com solas que pisaram em tudo na rua.
Maria
Lina e agora Mariana & Katia,
Este é o melhor blog de viagens da internet. E olha que eu fuxico muito, no Brasil e alhures.
Parabéns pelos pequenos prazeres diários.
conexaoparis
Maria
Obrigada.
Vaninha
Mariana,vc esqueceu dos cinzeiros sempre cheios de tocos e cinzas.:(
.bjos
Lenna
Parabéns Mariana e Katia pelas matérias postadas, parabéns Lina pela ótima escolha das substitutas!!!
Lenna
O savoir-vivre dos franceses me encanta: ter uma casa que é a”nossa cara” nos dá uma satisfação imensa! Meus livros e revistas devem estar sempre por perto (às vezes no chão, ao lado da cama), flores no meu canto predileto, luzes indiretas para tornar o ambiente mais aconchegante, aquela manta quentinha que, faz tempo, ganhei de alguém muito querido e invés de gatos, minha beagle me acompanhando onde vou… E, sem grandes “neuras” por organização e limpeza. Só essencial para o bem estar!!!
Isabel A
Adorei o texto. Parabéns!