Os apartamentos dos franceses são espelhos dos donos. Para mim, esse é o maior charme das casas francesas. Ao contrário de casas pasteurizadas pelo dedo do decorador, a decoração dos apartamentos em Paris é feita pelo gosto e pela vivência do dono.
Tudo começa no começo. Ao comprar um apartamento, é comum o francês botar a mão na massa. Como a mão de obra especializada é cara, pintar paredes, lixar madeiras, consertar vazamentos são tarefas corriqueiras para os franceses. A bricolagem (termo, não à toa, de origem francesa) faz parte da cultura. Todo mundo tem uma caixa de ferramentas sempre à mão.
Em seguida, chega a hora de decorar a casa. A ditadura da moda e do consumo, perceptível nos lares brasileiros, parece perder força nas casas francesas. Os antigos móveis são aproveitados e, caso necessário, reformados pelas mãos do dono. Os enfeites geralmente trazem alguma história: uma viagem, um presente, uma lembrança querida. Há muitos, muitos livros espalhados por todos os cantos da casa. A luz é baixa, quente, e torna o ambiente aconchegante. Nos sofás, almofadas. Nas poltronas, tecidos jogados. Na entrada, o porte-manteaux lotado concentra a bagunça. Um (ou dois) gatos perambulam pelo ambiente. Nos quartos, as camas são arrumadas com desleixo. No banheiro, vemos a escova de dentes do dono da casa, o perfume, o pijama dependurado. Na cozinha, pequena e lotada, um pão, queijos e algumas louças na pia mostram que ali vive gente. Tudo isso, meio empoeirado. Meio bagunçado.
Entrar em uma casa francesa é conhecer a intimidade do seu dono. Tem coisa mais charmosa do que isso?
Leia também sobre como são prédios residenciais em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
108 Comentários
luiz w
caraca! descreveste por completo e exato o apartamento de um casal de amigos franceses! fiquei impressionado!!!!!
Silvana
Nossa, ao ler o post e olhar minha casa, descubro que tenho algo de francesa… sim, no momento tem a louça do café na pia, o jornal lido em cima do sofá, uns livros pela casa e o gato que passeia por tudo. Pena não poder tomar um metrô e passear no Marais.
Ana
Tudo bem, casa francesa é menos limpa mas não quer dizer que seja mais suja! Deixe me explicar: eu que moro na França limpo muito com muito menos frequência que minha mãe no Brasil, meu filho aqui engatinha no chão e tá limpinho no fim do dia, na casa da avó é só ir pro chão que já fica todo pretinho! Tem uma coisa: aqui se usa tirar os sapatos antes de entrar em casa, até quando a gente visita, acho que ajuda muito…
ana adipietro
Tá mais do que comprovada a minha origem (minha mãe é francesa!)
A luz quente, os gatos perambulando…(4 gatos!)
Perfeita descrição desse modo de vida,parabéns!!
Rogéria
Parabéns pelo texto! Lindo!
Mas não consigo viver na casa empoeirada e bagunçada dos franceses. Morei aí 2 anos e ficava louca com as casas deles…
Áurea Costa
Seja bem-vinda, Lina, e, parabéns pelo texto e pela filha!
eymard
Clau, obrigado! Porisso nao gosto de citar nada retirado da internet e, quando cito, coloco a fonte de referencia e digo: “atribuido a”. Ha muitos textos que circulam em nome de Adelia Prado, Clarice, Drummond. Sempre desconfio especialmente quando nao tem elementos caracteristicos do autor. Temos que ter esses cuidados. O texto “casa arrumada” nao tem elementos caracteristicos de Drummond. Conheço dois poemas (mas poemas mesmo) de Drumond com o tema “casa”. No pensador uol, no entanto, ele esta la. Indicado como se fosse de Drummond. Precisam retificar!
Ainda bem que voce conseguiu levantar mais dados sobre a autoria, para atribui-lo a quem merece. O texto, como disse, vale a pena por ele proprio. Se é de Lena Gino, ela está de parabéns e que receba o crédito pelo texto.
Alcy
Eu sempre soube que minha alma era francesa, agora eu tive certeza. Tirando o gato, que eu coloco meu cachorro maltês no local.
PS: eu sabia pelo texto que NAO era a Lina! Acreditem ou não. Coisa de quem lê o blog bem antes de ele ser “it” e só era classico. Sou leitora VINTAGE.
conexaoparis
Alcy
Leitora Vintange. Título excelente.
Jane Curiosa
Mariana
Sei de uma mãe inchada de tanto orgulho…
Até fico imaginando as reuniões de pauta que virão pela frente,he,he,he
Jane Curiosa
Marcelo Brito
Uau! Ai que vontade que dá!