Os apartamentos dos franceses são espelhos dos donos. Para mim, esse é o maior charme das casas francesas. Ao contrário de casas pasteurizadas pelo dedo do decorador, a decoração dos apartamentos em Paris é feita pelo gosto e pela vivência do dono.
Tudo começa no começo. Ao comprar um apartamento, é comum o francês botar a mão na massa. Como a mão de obra especializada é cara, pintar paredes, lixar madeiras, consertar vazamentos são tarefas corriqueiras para os franceses. A bricolagem (termo, não à toa, de origem francesa) faz parte da cultura. Todo mundo tem uma caixa de ferramentas sempre à mão.
Em seguida, chega a hora de decorar a casa. A ditadura da moda e do consumo, perceptível nos lares brasileiros, parece perder força nas casas francesas. Os antigos móveis são aproveitados e, caso necessário, reformados pelas mãos do dono. Os enfeites geralmente trazem alguma história: uma viagem, um presente, uma lembrança querida. Há muitos, muitos livros espalhados por todos os cantos da casa. A luz é baixa, quente, e torna o ambiente aconchegante. Nos sofás, almofadas. Nas poltronas, tecidos jogados. Na entrada, o porte-manteaux lotado concentra a bagunça. Um (ou dois) gatos perambulam pelo ambiente. Nos quartos, as camas são arrumadas com desleixo. No banheiro, vemos a escova de dentes do dono da casa, o perfume, o pijama dependurado. Na cozinha, pequena e lotada, um pão, queijos e algumas louças na pia mostram que ali vive gente. Tudo isso, meio empoeirado. Meio bagunçado.
Entrar em uma casa francesa é conhecer a intimidade do seu dono. Tem coisa mais charmosa do que isso?
Leia também sobre como são prédios residenciais em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
108 Comentários
odair fernandes batista
Conheci a Conexao a poucos dias,ja amamos,asistimos um filme com Julie Delpy,(A Waltz for a Night),quando eles entram no predio,vao seguindo ate o apartamento “aquela bagunca”adoramos,pois tudo funciona,copiamos um pouco o apartamento dela.
josé rodrigues
Que tal algumas imagens para ilustrar o texto.
Lina, bem vinda de volta.
Beth, boa viagem, suba na torre por mim hahahahaha.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Mariana,
obrigada pelo inspirado texto, tão bem completado pelas observações do Eymard, adorei!
Lina, seja bem vinda e receba meus parabéns pela filhota, pelo jeito o escrever muito bem está no DNA da família.
Cecília B.
A César o que é de César.
Parabéns, Mariana.
Vc herdou o espírito mineiro da mãe e a forma simples e gostosa de se cuidar bem de um blog tão informativo quanto interativo quanto o da Lina.
Adoro poder ler e aprender com vocês. bjs
mariana
Mãe! Pára com isso! Sou o que sou só por causa dos mais que tenho! 🙂
conexaoparis
Mariana
Gostei do ato falho. Este “mais” não poderia nunca ser resumido em “pais”.
Patrícia V.
Mas esse post é pura poesia… e ainda tem o comentário do Eymard… adorei!
Já citei uma vez e cito novamente o livro “Paris Interiors” da Taschen. Ele decora a minha casa (sim) e já foi folheado diversas vezes. Os ambientes não tem assinatura, são decorados pelos donos, exatamente da forma relatada no post.
Walkyria
Concordo com a Lara, descobri que sou francesa, (também sem os gatos)… Os livros não só fazem parte da decoração, mas da minha vida, leio no ônibus, na fila do banco, sozinha no restaurante ou no café… Até o clima aqui de Curitiba lembra muito o de Paris…
Suely
Mariana
Acho que esse texto é seu!bjs
conexaoparis
Todos
Este texto é da minha querida Mariana.
Suely
Lina
Adorei seu texto,eu concordo com os franceses,uma casa muito arrumadinha sem nada fora do lugar não tem alma,o normal é ter livros e revistas espalhados,alguma roupa pendurada no quarto,objetos sobre a mesa,e quantos hoje em dia,são tantos celulares,notebooks ,ipads,etc..jornal no banheiro,meu marido sempre deixa,rsrs….sinal que mora gente na casa.
Adorei sua filha Mariana ,muito meiga e simpática é o DNA mineiro.bjs
Beth
Lina
Bom vê-la de volta a sua casa…
Lindo texto!
Abs.
conexaoparis
Beth
Lindo texto da filha querida. Fico orgulhosa.