O leitor e fotógrafo quase oficial do blog, o engenheiro Sérgio T Gonçalves, me enviou a dica e as fotos. Paris-Veneza ida e volta de trem a noite, uma noite de hotel em Veneza, dois dias completos na cidade mais romântica do mundo.
Sérgio teve a sorte de ver uma das famosas inundações da cidade.
Não sei se vocês sabem que Veneza vive ao ritmo das marés. De outubro a abril a cidade é confrontada ao problema da acqua alta.
Os habitantes vivem este fenômeno com resignação e filosofia, os turistas adoram.
As fotos desta Veneza alagada me impressionaram. Bela e frágil com todos estes turistas sérios e descalços. Um toque surrealista.
Sergio enviou também fotos do famoso Palazzo Grassi.
No início dos anos 2000 o francês François Pinault, presidente do terceiro grupo mundial do setor do luxo e da distribuição, comprou este palácio para instalar sua coleção de obras de arte contemporânea.
O Palazzo Grassi está hoje na lista das grandes atrações de Veneza.
Sérgio fez a viagem de trem, em cabines com beliches. Ele saiu de Paris as 18h25 horas e chegou em Veneza as 8 horas da manhã. Dormiu uma noite na cidade e voltou para Paris no trem das 20 horas.
Acima a foto de um leito superior. Uma passagem de segunda classe, ida e volta, custa de 160 a 200 euros (preço em agosto 2009). Se você tiver sorte vai viajar sozinho, se não tiver, vai dividir com outros turistas do mesmo sexo os outros três leitos.
Uma passagem de primeira classe, nos chamados wagons lit, custa 360 euros ida e volta em cabines para duas pessoas (preço em agosto 2009). Não se esqueça que assim você economiza duas noites de hotel.
Clique aqui para comprar as passagens.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
94 Comentários
Loulou
Michele
O básico/imperdível pode variar de pessoa pra pessoa. Como bem lembrou a Mônica, o gostoso de Veneza é se perder naquelas ruelas e nos muitos e muitos canais … Quanto a atrações mais ‘palpáveis’, eu listaria a maravilhosa Basílica de San Marco, toda decorada em mosaicos (não deixe de ver a ‘Pala d’Oro’ atrás do altar principal e observe, na fachada e/ou no Tesouro da basílica, os cavalos de bronze (Napoleão os levou para Paris em 1797, colocando-os no topo do Arco do Triunfo do Carrossel; foram devolvidos a Veneza apenas em 1815); em frente à basílica, a Piazza San Marco, cercada de galerias com lojas e cafés, e o campanário; de frente para o Canal, o Palazzo Ducale e a Ponte dos Suspiros. Essa é a área mais visitada, mais turística de Veneza. A basílica, vc deve conhecer também por dentro. O Palazzo Ducale, embora seja lindo, deixe para uma outra visita, a não ser que faça absoluta questão – a vista, por fora, já é linda.
Fora isso, vai depender dos seus interesses. Sugiro a ponte e os mercados do Rialto e, se gostar de arte moderna, não perca o Museu Peggy Guggenheim, um dos melhores do mundo.
Há inúmeras igrejas, fora a basílica. Duas das mais famosas são a Santa Maria della Salute, na ‘desembocadura’ do Canal Grande, e a Basilica di Santa Maria Gloriosa dei Frari, repleta de lindas obras de arte.
É pena que vc tenha tão pouco tempo. Veneza é mágica, apaixonante e cheia de atrações pra curtir com mais calma. Quem sabe vc não volta um dia?
Boa viagem!
Michele
Mônica e Loulou , muito obrigado pelas dicas, mais infelizmente, já fechei a hóspedagem, só poderei ficar um dia, estarei vindo, de roma, san gemigniano, florenca, veneza, e depois matarei a saudade em paris, invés de conhecer murano, vou ficar só pelo centro de veneza.O que eu não posso deixar de conhecer??? Obrigado
Monica Amadeo
Michele
tb acho muito pouco um dia em Veneza.A viagem de vaporeto até Murano tb é demoradinha, fiquei 3 dias e não consegui ver nem a metade, o mais gostoso de lá e andar nos labirintos e se perder é claro, e com tempo contado, sei não…vai de gosto, ir só pra dizer que foi…
Loulou
MICHELE
Para viagens de trem dentro da Itália, a empresa é a Trenitalia (www.trenitalia.com – há versão do site em inglês). O trajeto é feito em cerca de duas horas no trem rápido e em três horas no Intercity. Vc embarca na estação Santa Maria Novella, em Florença, e desembarca na estação Santa Lucia, em Veneza. Saindo da estação de Santa Lucia, vc já estará de frente para o Canal Grande. Acho um dia só muito pouco para Veneza. O aeroporto de Veneza é o Marco Polo e fica no continente. Procure no site para informações sobre transportes da cidade até lá: http://www.veniceairport.it.
Michele andrade
Vou sair de Floença para Veneza de trem, vcs sabem qual a melhor empresa de trem, a duração da viagem;depois na volta vou para Paris de avião como vou para o aeropoto,e mais uma coisa, o que consigo conhecer em veneza em 1 dia, será que consigo conhecer o centro de manhã e a tarde a ilha Murano?
Desculpe a quantidade de perguntas.
Obrigada
Fabiano
Olá pessoal!
Por favor, quanto vou pagar de trem de Paris a Veneza e quanto tempo de duraçao?? Onde compro essas passagens?
E quantas noites aconselham em Veneza?
Muito obrigado
conexaoparis
Fabiano
Entre no site voyages-sncf. É a estatal francesa. Site seguro. Faça simulação de compra e clique em Horaires. Terá todas as informações. Se puder fique pelo menos duas noites.
Loulou
ALENCAR
Já viajei de Easyjet algumas vezes e nunca tive problemas. Pode ter sido sorte … Não sei se informar sobre outras companhias. Sempre escolhi a Easyjet porque diz a lenda que se trata da low cost mais confiável. Foram poucas vezes, contudo. Só mesmo quando a distância era grande demais pra percorrer de trem.
Alencar
Muito obrigado Loulou. E quanto a compra de passagem das empresas Low Cost, alguem já fez esta compra? confesso que ainda tenho muito receio tendo em vista que não se tem canal caso se necessite reclamar.
Obrigado mais uma vez.
Alencar
Loulou
KÁTIA, FREDY, ALENCAR – E LINA 🙂
Sempre cheguei a Veneza de trem, por isso nunca precisei me preocupar com esse detalhe.
Segundo o site do Aeroporto Marco Polo (http://www.veniceairport.com/core/index.jsp;jsessionid=UTK0EAWTZTLB1QFIAIBCFEY?_requestid=202706&language=en), há duas empresas de ônibus que conectam o aeroporto à Piazzale Roma, em Veneza. Trata-se dos ônibus ACTV nº 5 e ATVO Venezia Air Terminal. O site informa os horários de saída dos ônibus (http://www.veniceairport.com/page/servizi/trasporti/autobus?m=01020202) e onde podem ser adquiridas as passagens (no ‘arrival lounge’ e também a bordo, no caso do ATVO). Há outras alternativas também, como os táxis-barco (vcs podem conferir no site do aeroporto). Boa viagem a todos e aproveitem muito essa maravilhosa oportunidade! Veneza é um sonho.
Alencar
Tenho a mesma dúvida da Kátia e do Fredy, se alguem poder nos ajudar com esta informação ficaremos muito contentes. tenciono está em Veneza dia 5 de maio.
Tenho outra dúvida cruel, é quanto comprar passagem destas empresas Low cost tentei por 3 vezes dei sempre problema na finalização. Pela Air France achei muito cara, coisa por volta de R$ 1.100,00, só ida.