Recebi esta excelente contribuição do leitor Paulo.
Olá Lina,
Queria deixar minha experiência registrada aqui no CP sobre o guarda volume da estação ferroviária.
Passei 08 dias em Paris e depois fiz um roteiro da Alsácia de 4 dias entre as cidades da rota do vinho (conforme a indicação do CP).
Minha preocupação, desde a preparação da viagem, era a bagagem que teríamos que carregar durante esses ultimos dias de viagem. Como faria o trecho Paris-Strasbourg-Paris de trem e que uma vez na Alsácia alugaria um carro pequeno queria evitar as malas grandes.
A solução foi o guarda volumes da estação ferroviária Gare de l’Est que aceita malas por mais de 72 horas. Fomos numa segunda feira as 06:00 da manhã e retornamos numa quinta as 21:00. Paguei as primeiras 24hs 7,90 euros pelo espaço maior e as outras 03 diárias 5,00 euros por cada uma delas (depois das primeiras 24hs vai contabilizando diárias mesmo que você retire as malas antes do período completo).
Não sei se nas demais estações de Paris a situação será a mesma, mas na Gare de l’Est foi super tranquilo, mas sempre vale a pena confirmar as regras antes de deixar as malas.
Paulo
Observação: como todas as estações são administradas pelo mesmo organismo, em todas elas o guarda volumes funciona da mesma maneira, menos na Gare Saint Lazare. Por falta de espaço, a Gare Saint Lazare não possui nem guarda volumes nem carrinhos para bagagem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
108 Comentários
Jacqueline
E na Gare du Nord tem guarda-volumes? Viajei para Londres com duas malas enormes. Foi de chorar. Partiria de lá para o Brasil e não houve outra opção. Comprei, comprei e carreguei e chorei. Mas para uma próxima, deixo a bagagem e retorno a Paris. Só que o trem para Londres sai da Gare du Nord e não ouvi qualquer menção a ter esse serviço por lá.
Maria das Graças
Graziele, por falta de espaço não tem guarda-volumes (consignes) na Gara Saint Lazare. Encontrei essa informação nesse link da SNCF. http://www.gares-en-mouvement.com/fr/frpsl/services-en-gare/service/
Lina
Maria das Graças
Obrigada. Atualizei o artigo.
Graziele
Lina vou deixar minha bagagem por algumas horas no guarda volumes da estação de St Lazare, mas não sei por onde procurar já que não falo nada de frances. Como posso procurar os guarda volumes nas estações?
Obrigada.
Lina
Graziele
como disse a Maria das Graças, a Saint Lazare não possui guarda volumes. É a única gare sem este serviço.
Alexandre
Em Fev/2012 estive em Paris e no último dia eu fiz o chek-out do hotel e como meu vôo era de noite e eu quis ficar passeando leve nesse último dia, deixei minhas malas no guarda-volumes da estação Gare Montparnasse.
O sistema era todo automatizado, você mesmo coloca as moedas no guarda-volumes (tinha uma máquina pra trocar cédulas por moedas) e guarda suas malas.
Guarde bem o cupom que a máquina emite, pois é a única forma de retirar as malas depois.
Mauricio Christovão
Boa dica, principalmente se você trouxe mais bagagem para uma estadia longa e quer fazer uma viagem mais curta(e mais leve) a partir de Paris.
Madá
Nunca usei, mas acho muito útil. Vale muito a pena se organizar para fazer o trecho de trem bem leve. Malas e escadas nas estações de trem não combinam mesmo. Subir no vagão com duas malas jé é complicado. Fora que, às vezes, vc ainda fica no segundo andar do trem. Nas estações terminais, como em Paris não costuma ter escada, mas nas menores, para ir/sair da sua plataforma à estação você sobe e desce escada carregando as malas no braço. Pode parecer prático embarcar no trem e ir até CDG, mas o sufoco das malas no embarque do vagão não compensa.
Marcia Lube
É sempre bom saber .
jorge fortunato
Já utilizei o serviço de guarda-volumes da Gare de Montparnasse. Cheguei de Bruges muito cedo e iria pegar o trem das 16h05 para St Brieuc. Assim que cheguei procurei pelo serviço e pulei de alegria ao deixar as malas lá. Por questão de segurança as malas passam pelo Raio X. Vale lembrar que é necessário ter moedas, mas há uma máquina que troca cédulas por moedas – eles pensam em tudo. Um serviço muito bom!
Maria das Graças
Melhor do que ter um guarda volumes para deixar as malas grandes é viajar com malas pequenas, daquelas que vão na cabine do avião.
Mônica Matos
No CDG também tem este serivço: Bagages du Monde. Deixei uma mala grande lá por 5 dias e paguei 45 euros (com as taxas). Foi tudo super tranquilo, sem filas e seguro.
Para quem quiser, fica no Terminal 2 – nível 4 – gare TGV, em frente ao Sheraton.