Nem todos os taxistas em Paris são mal humorados. Alguns se esforçam em entender os turistas, gostam de conversar, tentam ser agradáveis. Mas existem aqueles que adoram encarnar o protótipo do mau humor parisiense. Aqui vão algumas dicas para você evitar a fúria desses senhores.
- Se você pedir um táxi, não o faça esperar. Esteja pronto para quando ele chegar.
- Tenha sempre com você o endereço preciso do seu destino. Se você informar um endereço aproximado, ele vai se sentir inseguro e isso não é bom.
- Se você não fala bem francês, anote o endereço num papelzinho pois a pessoa pode não querer se esforçar para entender você.
- Não tente levar mais gente do que o permitido. Os táxis aceitam até 4 pessoas (sendo que é cobrada uma taxa a mais para a quarta pessoa).
- E o mais importante: tenha dinheiro trocado, bem trocado. Geralmente, eles não têm troco. E nesse caso, ficam enlouquecidos e mandam você se virar para trocar o dinheiro.
Gorjetas não são obrigatórias, mas são usuais e apreciadas. Se o motorista tiver sido simpático, deixe 10% a mais.
E, se mesmo assim você pegar um motorista carrancudo, relaxe e aprecie a vista pela janela.
Saiba mais sobre os táxis em Paris:
– Tarifas e regras dos táxis em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Lenna
Com certeza, Lina! Foi exatamente o que pensamos enquanto fazíamos o trajeto e achávamos que iríamos perder nossa ópera, reservada há 5 meses antes. Ela, como boa oriental, só sorria…
Madá
Eu já peguei de tudo, desde os super gentis até um que me fez sair do taxi por que ele não queria ligar o ar e estava um calor insuportável e eu vestida para ir a um casamento … Me largou após andar um quarteirão… Desolée
Marina
Nunca peguei esse tipo de taxista. Podiam até não ser muito simpáticos, mas sempre foram educados. Na última então, no aeroporto pegamos um taxista muito simpático, que entendi a e falava português. Ele deu várias dicas, falava sobre o Brasil com muito carinho… foi ótimo!
Jane Curiosa(est arrivée!!!,ao Brasil,sniff,sniff!)
Nada a reclamar. Na cidade andei à pé,em metrô e em táxi.E sempre que quis apanhar um táxi bastava parar e logo,logo,era só erguer o braço e tcharammm!,lá estávamos nós rumo ao nosso destino sem nada de mau humor de nenhum motorista.E isso em vários horários do dia ou da noite.
Aliás,os achei bem profissionais.Nem muito expansivos e nem fechadões,mas prestativos e corretos.Bem,essa foi a minha experiência com motoristas de táxi em Paris.
Raquel
Querida Lina,
Além de mau humorado, o taxista arrancou o carro assim que descemos do carro, COM NOSSAS MALAS DENTRO. Meu marido teve que correr e gritar. Então ele parou o carro, sinalizou que tava mal da cabeça (mas não deu pra engolir, mesmo com toda boa vontade e inocência) e abriu o porta malas. Ficamos passados! Da próxima vez, vou aprender a pedir, em francês, que o taxista nos espere pegar as malas.
Beijos.
Lina
Raquel
Que horror. Da próxima vez anote o número da placa.
Paulo R. Filomeno
Ricardo, isso é muito comum no inverno, uma vez que a região da camada atmosférica acima de 2000 m está com o ar muito frio, o que faz com que os vapores que saem das turbinas se congelem e não se dissipem, que é o que acontece quando a temperatura do ar é maior (por isso é um fenômeno que raramente se vê por aqui).
Lenna
Acho que tenho sorte com os taxistas de Paris. Não lembro de ter pego um mal humorado! Na última vez que estive lá, até aconteceu um fato engraçado: chamamos um taxi no hotel, no Quartier Latin, para ir à Ópera Bastille. Veio uma moça oriental dirigindo e passou todo o tempo no celular perguntando o trajeto para o marido. Achamos que íamos perder nosso programa! Mas, afinal, foi muito estranho e engraçado!!!
Lina
Lenna
Ela deveria trocar o marido por um GPS.
Francy
Realmente não tive problemas com táxi em Paris,acho que antigamente eram mais mal humorados,e hoje em dia tem muita mulher taxista,e os + jovens são brincalhões!
Ricardo
Lina, por favor permita-me uma pergunta fora do tópico, pois é uma questão que dificilmente será alvo de um post: estive em Paris em Outubro e observei o céu invariavelmente riscado por, ao que parece, diversos aviões a jato. No blog, reparei diversas fotos do mesmo jeito. Não é muito comum isso, pelo menos em SP. Algum palpite? (torci para que não fossem treinamentos militares). Obrigado.
Lina
Ricardo
São os aviões de linha cruzando Paris rumo à outras direções. Paris está na rota das estradas aéreas.
Simone
os taxis em Paris foram tranquilos… eu falo frances, de repente isso ajuda. Teve um que tirou um sarro pq eu falei uma palavra errada, aí eu dei uma aula de gramática para ele mostrando as diferenças e semelhanças de certos sons em português e frances. Tirando esse foram todos igualmente agradáveis ou mudinhos rs