A leitora Marinei ficou intrigada com estes carros colados e me enviou esta foto que me divertiu muito. Só vivendo aqui para compreender o drama que é estacionar um carro. Os parkings, como os franceses dizem, ou estacionamentos são raros. Só os prédios construídos nas últimas décadas têm garagem. Ou seja, todos os carros ficam nas ruas.
Logo que cheguei aqui ficava furiosa quando encontrava meu carro comprimido entre dois brutamontes. Aos poucos entendi. Tarde da noite, após rodar horas procurando uma vaga, acabava encaixando-o em um espaço pequeno demais. Empurrava o da frente, empurrava o de trás e pronto. Como na foto acima.
Um stress permanente para os motoristas. Antes de usar o carro, o parisiense sempre pensa duas vezes e acaba pegando o metrô.
Aconselho não alugarem carro em Paris. O transporte em comum é excelente, os ônibus possuem faixas próprias de circulação e o metrô um dos melhores do mundo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
KARLA
Lina,
Suas dicas são sempre muito preciosas! mas creio que a questão não é como estacionar em paris, mas como tirar o carro da vaga sem danificar a lataria…hahahha
beijo gde
giu
é isso mesmo!
Costumar dizer que eles fazem baliza em braile….
Mauricio
Se voces repararem, os carros curtinhos, geralmente de duas portas,como o Smart, Mini, e as versões cupê dos carros que nós conhecemos aqui, como Peugeote Renault são os preferidos dos parisienses, devido à falta de vagas na cidade. Sedãs e outras versões mais longas são raríssimas em Paris.
Dé
Paula, a Sixti (http://www.sixti.com) aluga Smarts por preços otimos. Eu costumava alugar bastante nesta locadora. Era otimo para viagens curtas perto de Paris porque eles trabalham com um limite de quilometragem meio baixo (não lembro quanto, melhor olhar no site). Para viagens longas talvez seja melhor olhar o preço em outras locadoras.
Para não se perder nas estradas da Europa é so’ comprar ou alugar um GPS. Atualmente todas as locadoras oferecem essa opção.
Para Bruges o melhor mesmo é o que a Lina falou: de trem. Até porque tenho a impressão que o Smart é mais para dirigir na cidade, não sei se ele é tão bom na estrada. Mas posso estar errada, não entendo nada de carros!
Rogério Albuquerque
Lina,
Para quem mora em Paris, realmente encarar o trânsito todo dia deve ser muito chato, mas para quem está visitando acho que é um pouco diferente.
Durante a semana, realmente o trânsito é caótico. Em maio, cheguei em Paris, no meio da tarde de uma sexta-feira e para aproveitar o horário extendido do Louvre (dica deste blog, obrigado) largamos malas no hotel (Ibis em Courbevoile, La Defense) e fomos de taxi para o Louvre. Realmente quando passamos pela rotatória do Arco do Triunfo (17:00 horas, +/- como a Dé) achei que nunca sairíamos de lá. o Motorista do taxi só ria e dizia que naquele dia até que estava bom.
No final de semana, foi bem diferente, como estávamos com nosso filho de 2 anos e o tempo estava bem primavera em Paris: sol e chuva, calor e frio, tudo no mesmo dia, resolvemos rodar de carro pela cidade mesmo, já que facilitaria carregar mochilas, casacos, etc. Tirando nas proximidades da Torre Eifel, onde às 8:00 horas da manhã, já não havia lugar para estacionar, achei estacionamento fácil (caro, mas fácil) nas proximidades de todos os lugares que fomos. Inclusive Mon Matre. E olha que nosso carro era grande (Uma Zafira). Como tínhamos um GPS que inclusive falava português, não tivemos problema de localização e não nos perdemos em instante algum.
Preferimos não ir de metrô por causa do Henrique e para poder admirar toda a cidade, que por sinal é linda. Quando sob a maior chuva paramos ao lado de um ônibus da Open Tour onde todos do andar de sima estavam ensopados, tive certeza que acertei na escolha. hehehe!!!
Bjs e obrigado pelo Blog.
conexaoparis
Paula
Não sei o preço de aluguel de carro.
Te aconselho ir a Bruges by trem.
Claudia
Não dirigir tem mais uma vantagem, Lina: poder apreciar tranquilamente a paisagem, os monumentos, os transeuntes, sem ter de se preocupar em observar os sinais de trânsito, as mãos das vias…
Paula Russo
Oi Lina, fiquei doida qnd vi a foto, pois meu sonho era ter um smart da Mercedes, igual o da foto. Será q consigo alugar um? Vc sabe o preço do aluguel dele?
É muita loucuralugar um carro por um dia p ir a Bruges? Tenho medo de me perder rsrsrsr
Bjs e obrigada por nos dar tantas dicas
Claudia Pimenta
oi lina! gostaria que aqui no rio tivéssemos a opção de uma excelente rede de metrô, pois acho um transporte prático e inteligente – ainda podemos ir dormindo ou lendo? quer melhor? o stress do trânsito é mt gde… bjs!!!
Dé
Isso me lembrou o meu primeirissimo contato com Paris. Vinhamos de carro dirigindo do sul da França e eu estava dirigindo. Chegamos as 18h num dia de semana no meio da rotatoria do Arco do Triunfo! Acho que so’ consegui sair ilesa porque tinha bastante experiencia em transito caotico, depois de quase 1 década morando em Sampa. Mas confesso que foi meio assustador.
E depois para achar um posto de gasolina em Paris para devolver o carro? Impossivel! Rodamos durante mais de meia hora e não vimos nenhum. A moça da agência não sabia indicar nenhum posto, vê se pode. Devolvemos assim mesmo e pagamos multa por não encher o tanque.
Agora que moro em Paris: não tenho carro e não me faz nenhuma falta. Não me estresso mais com transito e nem para achar vaga. O metrô é sensacional e nunca tive tanto tempo livre para ler na minha vida.
Bonne journée Lina!