- O problema da praça do Arco do Triunfo
A primeira vez que meu marido entrou no meu carro foi logo avisando: “evite sempre a Etoile”, a praça onde fica o Arco do Triunfo e de onde saem 12 avenidas. O olhei surpresa. Já morava há dois anos em Paris e tinha atravessado a praça, de carro, várias vezes. “Ela é infernal”, ele completou.
Mais tarde entendi que para aqueles que nasceram com as rotatórias, para aqueles que não conheceram a circulação das grandes praças brasileiras onde a lei era a do mais forte, entrar no fluxo da Etoile pode ser um momento delicado. Mas para aqueles que conheceram as antigas praças brasileiras, Etoile é brincadeira. Nada de stress, pura diversão.
Duas regras básicas para atacar o problema. Primeiro, saiba que a prioridade absoluta é para os carros que chegam, a toda velocidade na sua direção, pela direita. Segundo, antes de sair de casa veja no mapa por qual avenida você entra no fluxo da praça e localize bem por qual avenida você sai do fluxo.
Se você sai imediatamente após a entrada, não vá para o centro da praça. Fique colado nas margens. Se, ao contrário, você for obrigado a dar uma volta grande até sua saída, vá diretamente para o centro da praça. A briga aí é menos feroz. Conte as avenidas e quando se aproximar da saída, abra um caminho diante de todos os carros que chegam à sua direita.
De acordo com uma amiga francesa, cada um tem seu método ou seu plano de sobrevivência na Étoile.
- O problema das faixas para ônibus
Existe também outra situação complicada, tanto para os turistas como para o parisienses. Estou falando dos corredores para ônibus, táxis, ciclistas. Normalmente estes corredores ficam na lateral direita, junto ao passeio. Em certas avenidas o cenário muda completamente. Na Montparnasse, por exemplo, eles se encontram no meio e os da lateral direita são para os carros.
Foi numa destas ciladas que eu cai quando passei, pela primeira vez, o exame francês para obter a carteira de motorista.
- O corredor bicicletas na contra mão
Em certas ruas de pouco movimento o corredor para os ciclistas é no sentido contrário ao da circulação dos carros. Situação pontencialmente perigosa tanto para o ciclistas quanto para os pedestres. Já me aconteceu verificar a ausência de carros e atravessar a rua sem verificar o fluxo de bikes na contramão. Não fui atropelada, mas ao evitar o acidente o ciclista caiu da bicicleta. A situação não é intuitiva. O pedestre vê que existe um corredor para ciclistas mas não percebe que a mão é no sentido contrário dos carros.
Os ciclistas circulam nos dois sentidos, como a foto acima. Quando eles estão na contramão da faixa própria eles circulam no espaço dos carros. O que contribui ainda mais para que os pedestres não percebam o perigo das bikes no outro sentido.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
jose teixeira mendes
gostaria de ter uma acompanhante que possa falar por mim meu bisavo comprou um predio inteiro no marreaux rue payenne este predio foi invadido por
pessoas que nao dao o devido valor historico pois foi sede do positivismo em paris e feito para ser um museu de clotilde de voux espero alguem na predeitura de paris possa sinceramente me ajudar a reverter este quadro lastimavel
Rodrigo Lavalle
José, entre em contato com a Mairie du 3ème Arrondissement: http://www.mairie03.paris.fr/.
Abraços.
kariny
Tenho usado o transporte público sem problemas. Agora a pista de ciclismo tbm achei perigosa e passei perigo.
Clarissa Folharini
Caro Rodrigo e demais membros da Conexão Paris,
O motivo de meu contato, embora vocês não me conheçam, é para agradecer as inúmeras dicas que vocês fornecem diariamente no site da Conexão Paris.
Em abril começamos a planejar nossa viagem, que aconteceu de 23 a 31 de outubro. Comprei o guia dos 5 roteiros e recheei-os com as dicas e as outras coisas que foram indicadas no site que gostaria de conhecer… Foi maravilhoso! Vimos e fizemos tantas coisas, que no terceiro dia, meu marido e filho disseram que devíamos deixar algumas coisas para vermos em outras viagens, tal a riqueza do que tínhamos para ver e o tempo que gastávamos em “absorvê-las”. Foi muito muito muito bom!!!
Seguimos as dicas de vocês no sentido de vivenciar a cidade caminhando e como um local. Foi ótimo! Cada esquina, cada detalhe de fachada, cada rosto que passava era por nós observado e curtido. Tanto que queremos voltar mais vezes e da próxima, iremos contratar o teu serviço, Rodrigo, de concierge e o da Zildinha como guia no Louvre, pois infelizmente os acessos ao Louvre, Tour Eiffel e Notre Dame tiveram que ser dispensados desta vez, devido ao grande número de pessoas que disputavam o mesmo espaço. ( confesso que foi ingenuidade minha achar que não teriam tantas pessoas, já que o verão tinha acabado). Trocamos por outros espaços menos disputados, mas não menos lindos ( Sainte Chapelle, Museé D’Orsay, Museé Du Quai Branly, dentre outros).
Portanto, obrigado mais uma vez! O trabalho de vocês em fazer com que esta cidade fique ainda mais bonita aos nossos olhos é maravilhoso! Faz com que queiramos voltar, voltar e voltar inúmeras vezes, pois sabemos que vimos apenas uma pequena parte do tanto que ainda temos para ver.
Obrigado e até breve!
Clarissa
Rodrigo Lavalle
Clarissa, muito obrigado pelos elogios. Ficamos felizes em poder ajudar e contribuir para a viagem dos sonhos das pessoas. Estamos sempre à disposição.
Abraços.
Catarina
ola bom dia. gostaria de saber como vou da estaçao Denfert-Rocherau para a disneyland. qual a melhor opção??
e já agora onde se situam as Piramides no centro de paris?)vou fazer um passeio e o ponto de partida é daí) Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Catarina, na estação Denfert-Rochereau pegue o metrô linha 6 (sentido Nation) e desça na estação Nation. Lá pegue o trem RER A4 com destino final em Marne-la-Vallée – Chessy. Desça nessa estação e ande 5 minutos até a Disney.
O ponto de encontro seria a estação Pyramides ou a Pirâmide do Louvre?
Abraços.
Sueli Gianini
Vou à Paris no dia 1 de maio de 2015 e gostaria de receber dicas do clima, (sei que não está nesta pauta) tipo de roupas, e também gostaria de ver novamente sobre um ônibus de transporte público que percorre toda Paris. Já vi sobre esse ônibus mas infelizmente não consegui mais acessar. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Sueli, para saber o clima de Paris na época consulte esse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php. Estará bem frio. Leia esses artigos com dicas de como se vestir: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/06/sete-pecas-indispensaveis-para-enfrentar-o-inverno-europeu/.
Seria esse o ônibus https://www.conexaoparis.com.br/2008/04/12/os-onibus-de-paris/?
Abraços.
Neusa Lavinas
Chego a Paris dia 24 nov as 14:00 horas gostaria de ir do aeroporto de Orly para o hotel utilizando o trem eo metro. Meu hotel é o Armstrong na ruaCroix saint Simon , acho que fica perto do metro porte de Montreil . Gostaria que vocé me desse eesta dica . Fico em Paris 05 dias , pretendo fazer tudo de metro seria comprar o ingresso de 10 unidades um para mim e outro para minha filha?
Rodrigo Lavalle
Neusa, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony, lá pegue o trem RER B até a estação Saint-Michel – Notre Dame. Lá pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e desça na estação Strasbourg – Saint-Denis. Lá troque para a linha 9 (sentido Mairie de Montreuil) e desça na estação Porte de Montreuil.
Abraços.
Marco Antonio
Fiquei uma vez um bom tempo junto ao Arco do Triunfo observando o fluxo dos carros na Etoile e fiquei impressionado como tudo dá certo. Fiz até um filme!! Se fosse aqui em São Paulo travava de vez ou teria uns vinte acidentes por dia.
Em Paris, realmente, o melhor é se locomover com o transporte público ou a pé.
Mauricio Christovao
Já aluguei carro na França, mas nunca em Paris. Confesso que no começo estranhei um pouco tantas rotatórias, mas já me acostumei.
Maria Deyvianne
Boas informações Lina, mas concordo com Ricardo, o transporte público de Paris atendeu bem minhas necessidades quando estava por lá. Sem demora, sem lotação, foi ótimo. Queria que em minha cidade existisse um sistema assim. 🙂
Ricardo
Informações muito interessantes. Eu nunca aluguei um Autolib por essas e outras, como a dificuldade de encontrar vagas/estacionamentos em Paris por exemplo. Ainda bem que o transporte público daí me atende em quase todas as situações.