Os meios de transporte podem representar parte importante do orçamento de toda viagem. Por isso, em tempos de crise e de euro nas alturas, decidimos escrever um post reunindo dicas de como economizar com transporte em Paris.
Em Paris é possível gastar pouquíssimo para se locomover pela cidade (e fora dela também). Siga seis dicas básicas de como economizar com transporte em Paris:
1. Ao chegar no aeroporto (Charles de Gaulle ou Orly), a opção mais barata é pegar o trem RER, que liga a periferia de Paris ao centro da cidade. E, depois, o metrô. O custo é por volta de 12€ por pessoa.
Esta é também a menos confortável – carregar malas pelos corredores e escadas do metrô não é pra qualquer um. Uma alternativa é pegar o ônibus (o Bus Direct ou o Roissybus) até o centro de Paris e, de lá, pegar um táxi até o hotel.
Veja aqui todas as opções de como ir dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly até o centro de Paris.
2. Ande a pé
Paris é uma cidade pequena e plana, e os principais pontos turísticos podem ser percorridos a pé.
Além de economizar, essa é a forma mais charmosa de conhecer a cidade. Para isso, procure se hospedar no centro de Paris. Por mais que os hotéis na periferia (ou nas regiões mais afastadas) possam ser mais baratos, no centro você poderá fazer (quase) tudo a pé e economizar drasticamente com transporte. E existem opções de hotel em conta, no centro de Paris. Leia esse artigo para entender as regiões de Paris.
3. Evite os táxis, use o transporte público
O parisiense não pega táxi, a não ser em ocasiões especiais. Além de caminhar muito, o metrô de Paris é a opção mais rápida, eficiente e barata, e cobre todas as regiões da cidade – não importa onde estiver, você nunca estará a mais de 500 metros de uma estação de metrô.
Leia aqui nosso artigo completo sobre o metro de Paris.
Se você for usar bastante o metrô (ou os ônibus), descubra aqui como economizar escolhendo o passe de transporte que mais se adequa às suas necessidades.
4. Em vez de pegar os ônibus de citytour, use os ônibus comuns. Algumas linhas de ônibus fazem trajetos lindíssimos, passando pelos principais monumentos da cidade. E você paga apenas o valor de um tíquete de metrô (se tiver um passe, não paga nada). Veja aqui as linhas mais bonitas.
5. Ande de bicicleta. Assim como caminhar, andar de bike em Paris é uma delícia. Há ciclovias por toda parte, e o motorista de carro respeita os ciclistas (que são muitos). A prefeitura de Paris oferece o sistema de aluguel de bicicletas Vélib’.
Você pega e devolve a bike em um dos inúmeros pontos espalhados pela cidade. O cartão de aluguel pode ser comprado no site da empresa ou nos quiosques de distribuição de bike, custa 1,7 euros e é válido por 24 horas. Por esse valor, você pode pegar a bike quantas vezes quiser dentro do período, por até 30 minutos cada vez. Se você ficar com a bicicleta por mais tempo, você paga mais:
- 1 euro para 30 minutos adicionais
- 2 euros para 60 minutos adicionais
Veja o passo-a-passo de como alugar uma bicicleta aqui. E veja aqui como pedalar com segurança em Paris.
6. Use os sites de compartilhamento de carro
O site BlaBlaCar está fazendo sucesso entre as pessoas que querem viajar sem gastar muito.
Funciona assim: você entra no site e faz uma busca pelo seu destino, em determinado dia. Você verá todas as “caronas” disponíveis, e o valor cobrado pelo trajeto. As caronas são oferecidas por pessoas que têm um carro, vão viajar e querem aproveitar para ganhar um dinheiro extra, levando viajantes no carro.
Se você vai de Paris para Saint-Malo, por exemplo, o valor médio é de 26 euros por pessoa (a passagem de trem sai por cerca de 50 euros).
Esse artigo faz parte da série Paris Sem Gastar Muito. Clique aqui para ler todos os posts.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Aryadne Cunha
Olá CP, gostaria de saber se crianças pagam valor integral no transporte público? Vamos fazer o Navigo decouvert(1-5), pois vamos passar 5 dias em Paris e tb vamos a Disney… Criança paga meia? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Aryadne, menores de 4 anos não pagam; de 4 a 10 anos pagam metade da tarifa e de 11 anos em diante pagam tarifa normal de adulto.
Roberta
Rodrigo td bem? Eu já fiz umas pergunta antes e vc já respondeu. Ajudou muito mesmo. Volta e meia retorno aqui p ler as perguntas dos outros e vc acab tirando mais dúvidas. Sensacional!
Eu li q vc escreveu p alguém p comprar o bilhete de entrada na Disney na Fnac. Vou ficar perto da estação deufert-rochereau e vi q tem uma Fnac perto. Vc aconselha? Na hora vc acha arriscado de comprar? Pretendo ir a Disney no dia 1/01/17 já q estarei aí e as outras atrações estarão fechadas. Pretendo ir a torre Eiffel no dia 31/12. Vc acha arriscado comprar na hora? Muito obrigada pelas informações . Vou lendo suas dicas até viajar! Abcs Roberta e duas kids, contando os dias p ir a Paris!
Rodrigo Lavalle
Roberta, se você comprar o bilhete da Disney na hora, na bilheteria do local, vai pagar mais caro do que se comprá-lo com antecedência. Compre-o na loja da FNAC e especifique o dia da sua visita pois o preço varia de acordo com o dia.
O bilhete da Torre pode sempre ser comprado na hora, o valor será o mesmo do ingresso comprado antecipadamente no site oficial do monumento. O problema de comprar na hora é a fila na bilheteria que pode ser longa, principalmente nessa época do ano.
roseli
Obrigada Rodrigo pela informação. Vou visitar o site.
roseli
Olá Rodrigo.
Vamos em quatro amigas para Roma e depois iremos para a França. Paris. O que vc nos aconselha ? alugar em carro para conhecer as cidades vizinhas,já que dividiremos as despesas? ou fazer de trem ? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Roseli, o carro dá mais flexibilidade aos passeios pois vocês não ficam dependendo dos horários e trajetos dos trens. O chato do carro é dirigir e ter que prestar atenção na estrada e no trajeto. Mas com o trem é possível conhecer grande parte das cidades interessantes próximas a Paris. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris.
Camila Dalla Pozza
Irei de Paris a Dublin dia 31/12 à tarde.
O metrô funciona normalmente neste dia ou você recomenda, pelo trânsito no dia 31, a ir de táxi?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Camila, o transporte público funciona normalmente nesse dia.
Maylla
Olá Rodrigo, muito obrigada! ótima dica!
Gostaria de uma ajuda estarei em Paris do dia 15 de dezembro até 19 de dezembro, em três pessoas – chegaremos de trem de Londres, e nosso hotel fica na 10th. Você sugere comprar o ticket avulso para todos os dias? chegaremos na quinta-feira a noite e iremos embora na segunda cedo.
Muito obrigada e continue com as dicas
Rodrigo Lavalle
Mayla, você pretende visitar versailles e Disney? Se não pretende, compre o carnê com 10 tickets, é mais barato que ir comprando os tickets individuais avulsos.
Roberta
Rodrigo, Td bem? Vou com duas crianças, 5 e 11 por 4 dias: 29/12 a 02/01/17. Um dia será Disney… Não tenho como fugir! Para os outros 3 vc recomenda o Paris pass ou o Paris visite, ambos por 2 ou 3 dias? Obrigada, Roberta
Rodrigo Lavalle
Roberta, o Paris Pass vale a pena se você pretende visitar muitos museus e monumentos nesses dias. Caso contrário compre os ingressos avulsos. No caso de comprar os ingressos avulsos compre o Paris Visite para 3 dias (zonas 1 à 3).
Juliana
Olá, Rodrigo!
Para chegar à Disney de metrô e RER quantos e quais bilhetes devo comprar? Vou sair da estação em Cambronne. Devo comprar 6 bilhetes (3 ida e 3 volta)?
Rodrigo Lavalle
Juliana, nas máquinas de venda de tickets de metrô na estação Cambronne compre o ticket “Tickets for MLV Chessy Disney”. Essa opção aparecerá na tela da máquina. Com esse ticket você pega o metrô linha 6 (até a estação Nation) e lá pega o trem RER A4 até a estação Marne-la-Vallée – Chessy. É necessário somente um ticket por pessoa para a ida e outro para a volta. Não entendi porque você mencionou três.
Tássia
Boa noite, Rodrigo. Parabéns pelas dicas!
Estou indo à Paris em Outubro e ficarei 4 dias inteiros, hospedada no 9 arr. Rua Rodier. Você acha que vale à pena comprar algum passe? Vi que alguns pontos turísticos ficam a uns 40/50 minutos andando..
Rodrigo Lavalle
Tássia, se você gosta de andar, não precisa comprar passe, compre o carnê de 10 tickets. Paris é uma boa cidade para conhecer a pé.
Ticiano
Olá Rodrigo. Muito boas suas dicas. Irei passar uns 9 dias em Paris. A partir do dia 02/12/16. Pretendemos ir a disney( 2 dias) e a Versalhes. Vale a pena comprar o Museum pass? E o que você aconselha para economizar em transporte? Ficaremos no Floride Eitoile. Desde ja. Obrigado
Rodrigo Lavalle
Ticiano, o MP vale a pena se vocês pretendem visitar muitos museus e monumentos (leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/09/museum-pass-museus-e-monumentos/).
Sugiro que do dia 02 ao dia 04 vocês fiquem por Paris e comprem o carnê de 10 tickets comuns avulsos (os tickets do carnê pode ser divididos entre as pessoas, não há necessidade de comprar um carnê por pessoa). Na segunda-feira faça o cartão Navigo Découverte e compra a recarga semanal, com ele você poderá andar de metrô, ônibus e trem RER ilimitadamente por Paris, ir e voltar da Disney e ir para o aeroporto no final da viagem. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/09/01/dezonagem-das-recargas-para-cartao-navigo.