Os meios de transporte podem representar parte importante do orçamento de toda viagem. Por isso, em tempos de crise e de euro nas alturas, decidimos escrever um post reunindo dicas de como economizar com transporte em Paris.
Em Paris é possível gastar pouquíssimo para se locomover pela cidade (e fora dela também). Siga seis dicas básicas de como economizar com transporte em Paris:
1. Ao chegar no aeroporto (Charles de Gaulle ou Orly), a opção mais barata é pegar o trem RER, que liga a periferia de Paris ao centro da cidade. E, depois, o metrô. O custo é por volta de 12€ por pessoa.
Esta é também a menos confortável – carregar malas pelos corredores e escadas do metrô não é pra qualquer um. Uma alternativa é pegar o ônibus (o Bus Direct ou o Roissybus) até o centro de Paris e, de lá, pegar um táxi até o hotel.
Veja aqui todas as opções de como ir dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly até o centro de Paris.
2. Ande a pé
Paris é uma cidade pequena e plana, e os principais pontos turísticos podem ser percorridos a pé.
Além de economizar, essa é a forma mais charmosa de conhecer a cidade. Para isso, procure se hospedar no centro de Paris. Por mais que os hotéis na periferia (ou nas regiões mais afastadas) possam ser mais baratos, no centro você poderá fazer (quase) tudo a pé e economizar drasticamente com transporte. E existem opções de hotel em conta, no centro de Paris. Leia esse artigo para entender as regiões de Paris.
3. Evite os táxis, use o transporte público
O parisiense não pega táxi, a não ser em ocasiões especiais. Além de caminhar muito, o metrô de Paris é a opção mais rápida, eficiente e barata, e cobre todas as regiões da cidade – não importa onde estiver, você nunca estará a mais de 500 metros de uma estação de metrô.
Leia aqui nosso artigo completo sobre o metro de Paris.
Se você for usar bastante o metrô (ou os ônibus), descubra aqui como economizar escolhendo o passe de transporte que mais se adequa às suas necessidades.
4. Em vez de pegar os ônibus de citytour, use os ônibus comuns. Algumas linhas de ônibus fazem trajetos lindíssimos, passando pelos principais monumentos da cidade. E você paga apenas o valor de um tíquete de metrô (se tiver um passe, não paga nada). Veja aqui as linhas mais bonitas.
5. Ande de bicicleta. Assim como caminhar, andar de bike em Paris é uma delícia. Há ciclovias por toda parte, e o motorista de carro respeita os ciclistas (que são muitos). A prefeitura de Paris oferece o sistema de aluguel de bicicletas Vélib’.
Você pega e devolve a bike em um dos inúmeros pontos espalhados pela cidade. O cartão de aluguel pode ser comprado no site da empresa ou nos quiosques de distribuição de bike, custa 1,7 euros e é válido por 24 horas. Por esse valor, você pode pegar a bike quantas vezes quiser dentro do período, por até 30 minutos cada vez. Se você ficar com a bicicleta por mais tempo, você paga mais:
- 1 euro para 30 minutos adicionais
- 2 euros para 60 minutos adicionais
Veja o passo-a-passo de como alugar uma bicicleta aqui. E veja aqui como pedalar com segurança em Paris.
6. Use os sites de compartilhamento de carro
O site BlaBlaCar está fazendo sucesso entre as pessoas que querem viajar sem gastar muito.
Funciona assim: você entra no site e faz uma busca pelo seu destino, em determinado dia. Você verá todas as “caronas” disponíveis, e o valor cobrado pelo trajeto. As caronas são oferecidas por pessoas que têm um carro, vão viajar e querem aproveitar para ganhar um dinheiro extra, levando viajantes no carro.
Se você vai de Paris para Saint-Malo, por exemplo, o valor médio é de 26 euros por pessoa (a passagem de trem sai por cerca de 50 euros).
Esse artigo faz parte da série Paris Sem Gastar Muito. Clique aqui para ler todos os posts.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Rose Bevilacqua
Ao chegar a Paris sempre tomo o ônibus do aeroporto CGD até a Ópera e lá pego um taxi. É um porta-a-porta confortável e econômico. Adorei a dica do BlaBlaCar…vou experiementar na próxima viagem!
jorge fortunato
SE tiver com duas malas e se o seu hotel ficar perto de uma das estações do RER vale a pena ir de trem do Aeroporto para Paris. Faço isso sempre que fico no Hotel de Suez. Quando fico no Marais pego um táxi, ano passado em setembro, paguei em torno de 48 Euros (já cobrando as malas). Andar a pé é ótimo, mas com temperaturas amenas, no frio não dá. Porém, estar na Europa e gastar pouco, só em Portugal. A França é sempre mais cara…
Neli Cohem
Rodrigo,Boa tarde
Na semana passada, fiz uma consulta,viagei e perdi a resposta,não sei se tenho como acessar a resposta?
Ou faço navamente:
tens idéia do valor de um Taxi da Estação do Eurotrem até o Louvre?
Obrigada
neli Cohem
Rodrigo Lavalle
Neli, por volta de 15€.
Abraços.
Fernanda
Gostaria de alertar para que vocês não divulguem esta empresa pois na data de 22/8 , sugeri para minha filha e sua amiga alugar uma bicicleta através da Vélib. A tarifa cobrada seria de 2,70 euros. Infelizmente, e para nossa surpresa, a empresa debitou na data de hoje , além dos 2,70 , um valor a mais de 150,00 euros nos dois cartões utilizados. Lembro que este valor só seria cobrado se não houvesse a devolução da bicicleta. O ticket de devolução da bike da minha filha: 21059943. Ligamos hoje na empresa que reconheceu o erro , porém até agora não devolveram o valor. A amiga da minha filha não guardou o ticket emitido pela máquina e ainda não conseguiu o reembolso também. Fica a dica
Rodrigo Lavalle
Fernanda, o Velib’ é um serviço da Prefeitura de Paris. Geralmente o caução não é cobrado, a quantia é retida e volta para a conta/cartão em um prazo de até uma semana. Tudo isso é explicado nos termos de serviço. Mas óbvio que problemas acontecem.
Abraços.
LILIAN GUIDOLIN
Fomos a Versalles tb de metrô e fizemos uma integração com trem, mas é super sossegado e o q dizem da violência e assaltos, não vi nada e olha q foram dez dias andando assim.
Simplesmente amei
LILIAN GUIDOLIN
Amigos cheguei de Paris faz duas semanas e marinheira de primeira viagem, eu e meu esposo só andamos de metro e eles são excelentes e esses comentários que são fedidos, pura mentira eles são super limpos e pagávamos 7 euros por pessoa para andar o dia inteiro e em um minuto estamos nos lugares históricos, amei o metrô q tem sempre uma estação perto.
Tatiana
Samanta, o BlaBlaCar e o Uber têm conceitos bem diferentes. O Uber funciona como um táxi, então se você pegá-lo para ir até Versalhes sairá muito caro. Principalmente porque aqui na França a versão mais barata do Uber (o UberPop) foi proibida, então nem dentro da cidade está valendo muito a pena. Já o BlaBlaCar é um aplicativo para caronas entre as cidades da Europa. O conceito é sensacional! Ao fazer o cadastro no site é necessário colocar o cartão de crédito, então o pagamento será feito por débito automático diretamente ao condutor após a sua chegada no destino. Eu recomendo! É só escolher um motorista que tenha foto, recomendação, boa avaliação… e lembre-se que geralmente o condutor oferece mais de uma vaga, então você vai viajar com outras pessoas desconhecidas. Tudo isso está indicado no anúncio da carona. E para você ter uma ideia de valor, eu acabei de ver que para Versalhes a viagem sai por volta de 3 euros por pessoa! Ótimo preço! 😉
dillemba
Samantha, contratei ontem um trajeto com o BlaBlaCar. A gente cria uma conta com eles, que nos põem em contato com o(a) motorista. A contratação do serviço é direto com o condutor, bem como o pagamento. Faremos o trajeto Paris-Chartres, a 5 euros por pessoa. No site tem foto e dados do motorista, tempo que está no Bla, avaliações de quem já viajou. Acho que o Über é mais semelhante a táxi, com o preço nas alturas. Me pareceu seguro e resolvemos arriscar; vamos ver no que é que dá.
Samanta Kellermann
Olá! Estamos chegando em Paris no dia 05/09 Este sistema se carona blablacar, seria válido para VERSAILLES? O pgto é em espécie? E o über não é mais seguro? Obrigadapor todas as dicas!! Abraços
Rodrigo Lavalle
Samanta, O BlaBlaCar é um sistema de carona mais usado para viagens longas. Não funciona como um táxi onde há um motorista “à disposição”. Versailles fica bem próximo à Paris. Nesse caso o transporte público, é o mais indicado. Você pode tentar o Uber mas creio que custará caro.
Abraços.
Yrlla Ribeiro
olá quando estive na europa a última vez usei bastante a bicicleta como meio de transporte em diversas cidades visitadas, mas em Paris não consegui, a máquina não aceitou o cartão de crédito do Brasil, alguém saberia dizer por quê???? Ficamos muito frustrados….
Rodrigo Lavalle
Yrlla, não sei lhe informar, geralmente o cartão é aceito.
Abraços.