Por Marina Giuberti, sommelière responsável pelos cursos de vinho do Conexão Paris.
Os amantes de vinho e gastronomia sonham com a França e a Itália. O resto do mundo fica para mais tarde. Estes dois paises são os maiores produtores vinícolas do mundo, tanto em quantidade quanto em qualidade.
As regiões vinícolas chamadas Langhe-Roero e Monferrato, no Piemonte, foram inscritas no Patrimônio Histórico da Unesco. Assim como as caves da Champagne e os climats da Bourgogne.
Nestas regiões, nós sonhamos acordados.
Hoje falarei sobre o Piemonte, região produtora de vinhos refinados. Região de grande diversidade graças ao cultivo de uvas desde os Alpes até as colinas do litoral. Esta diversidade é preservada por pequenas vinícolas tradicionais e familiares. Mesmo as maiores, se preocupam com o respeito das tradições.
Posso falar da região com conhecimento de causa. Quando saí do Rio de Janeiro fui morar em Costiglioli d’Asti com apenas 5.800 habitantes e vinhas por todos os lados.
Meu primeiro susto foi descobrir que tudo fecha entre 13h e 16h. O segundo foi pedir um café às 7 da manhã no bar da única rua principal e receber como resposta: qual tipo de café? Um expresso, curto, doppio, lungo, capuccino, macchiato, latte freddo, latte caldo ou correto?
Pedi o último e o bebi de um gole só. Resultado, o bar inteiro olhando para mim, todos se deliciando com a pegadinha pra turista, o correto não é justo e sim adicionado com grappa, a cachaça da região.
Neste dia comecei a aula ligada e aprendi a lição do café correto.
A gastronomia e a enologia nesta região são coisas sérias e ao mesmo tempo banais. Todos vivem pela gastronomia e enologia, comem e bebem muito bem.
Engordei 7 quilos na época, apesar da mountain bike.
Voltando ao nosso assunto, o Piemonte temos sub-regiões vinícolas divididas em:
. Langhe, situada na província de Cuneo, ao sul de Monferrato, na parte Sudeste do Rio Tanaro. Alba é o centro vitícola desta região considerada como a mais renomado do Piemonte. Ela é produtora de vinhos festivos e mundialmente conhecidos como Barolo e Barbaresco, produzido com a nobre uva nebbiolo.
Uma dica: se quiser optar por vinhos com custo benefício excelente, escolha os Langhe. Eles são vinificados com a mesma uva dos dois citados acima e estão na mesma zona. Fatores como idade das vinhas e delimitação das regiões faz com que recebam o nome genérico da região.
. Monferrato: situada à sudoeste de Torino e centrado nas regiões de Asti e Acqui. A história aqui remonta aos romanos. Predominam os vinhos Barbera, Grignolino e o surpreendente Freisa. Vinhos macios e fáceis. Encontramos também o famoso espumante Moscato e o Dolcetto. Em Strevi temos o tinto simples e eficaz Brachetto. Não posso deixar de citar a uva branca Cortese, que se expressa divinamente na DOCG Gavi.
. Roero, distrito situado do lado oposto de Alva. Seus centros são Bra e Canale. A uva nebbiolo é também da região, mas são as uvas brancas arneis e favorita que produzem os ótimos Roero e Roero Arneis.
Informações práticas, dicas e endereços para sua visita ao Piemonte.
O Piemonte está bem preparado para receber os turistas.
Todas as estações tem seu charme. Mas se puder, descarte o verão – julho e agosto – muito quente; descarte o inverno – dezembro, janeiro e fevereiro – muito frio e se nevar as estradas se tornam perigosas e os trens podem ser interditados.
Já aconteceu comigo. De volta de Milão, o trem parou numa pequena cidade e avisou que não poderia seguir por causa do excesso de neve. São imprevisto a serem considerados.
O outono – meados de setembro, outubro e novembro – é a alta estação do Piemonte. No início de outubro até meados de novembro acontece a famosa Fiera del tartufo bianco d’Alba – a feira da trufa branca de Alba. Amantes de trufas do mundo inteiro se encontram no Piemonte hipnotizados por esta iguaria do reino dos funghi.
Anote os endereços abaixo. Todos foram testados e aprovados.
Sala de Degustaçao na Azienda Ceretto, em Alba. Os vinhos sao excelentes e a equipe preparada pra receber. Atenção, o agendamento nas vinícolas é fundamental.
Panorama futurístico na Vínicola Ceretto em Alba. Esta região é classificada Patrimônio Histórico da Unesco em 2014.
. Piscina com vista panorâmica para as vinhas. Il Boscareto Resort & Spa, em Serralunga d’Alba no coração de Barolo, é o melhor hotel da região.
Espumante ou capuccino no café da manhã? Na dúvida opte pelos dois. O melhor café da manhã que já tomei na vida. Mesmo que não estejam hospedados neste local, vale a pena passar pra conhecer o restaurente ou tomar este café da manhã. Foi um dos pontos fortes da minha viagem. Il Boscareto Resort & Spa em Serralunga d’Alba.
Vista impecável, do Agriturismo Villa Incanto. Esta pousada se encontra em Treiso, que junto com Neive e Barbaresco, produzem o mítico vinho que leva o nome desta última. Agriturismo são as pousadas da região com excelente custo benefício. Os proprietários recebem os hóspedes e fornecem todas as dicas locais.
Talharim com trufas acompanho pelo vinho Barbaresco, na Trattoria Antica Torre na cidade de Barbaresco. Além dos restaurantes estrelados, come-se divinamente e por pouco nas trattorias e osterias.
Ristoranti All’enoteca, do chef Davide Paluda, em Canale. Serviço impecável, carta de vinhos maravilhosa e comida deliciosa.
Degustação na Vínicola Gaja, com o próprio Ângelo Gaja, 75 anos de experiência. Por anos esta nobre Vínicola não aceitou visitantes. Hoje aceita mediante uma doação á um instituto filantrópico, que eles indicam ou você escolhe. O valor é depositado diretamente ao organismo que você escolher.
Clique aqui para conhecer nossos cursos de vinho em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Ana Paula Juliani
Como faço para entrar em contato com a vinícola Gaja e agendar uma visita? Entrei no site, mas dali não se consegue isso. Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, você deve entrar em contato pelo telefone ou pelo email disponibilizados no site: [email protected] / +39 01 73 63 51 58
Marcelus Vieira
Parabéns Marina, excelente post. Estou indo em pesquisa para o Piemonte e vou testar in loco as dicas.
Leonardo Lacerda
Que belo post! Parabéns.
O Piemonte é um destino fantástico. Vale a pena para os amantes do vinho, da boa gastronomia e da cultura italiana.
Segue o relato de nossa viagem:
https://vinhagem.wordpress.com/2015/12/14/piemonte-barolos-barbarescos-tartuffo-bianco-e-muito-mais/comment-page-1/#comment-3
Maria Helena da Silva Ramos
Otima matéria. Proxima vez vamos incluir em nosso roteiro.
Se tiver interesse , como sou jornalista e aquarelista, pretendo fazer, em parceria com um enolog0 [a] guias dos pequenos produtores de vinhos da Italia e França com aquarelas baseadas em fotos.
Obs: estive recentemente em sua loja, DIVINO com Carlos Ramos.
abraçcos
Ana Maia
Adorei as dicas, fiz o curso de vinhos da Marina Giuberti ontem, e saber que esses lugares foram testados por um especialista, me dão segurança pra ir na minha proxima viagem à Italia
Verena Vieira
Parabéns pela reportagem, excelentes dicas!! Muita vontade de conhecer!!
Letícia Ferrari
Que lugar mais lindo e charmoso!!!! Ótimas dicas para a minha próxima viagem !!!! Obrigada!! Beijos querida!!
Izabel
Parabéns pela matéria. Boa contextualização sobre a região e ótimas dicas do que fazer. E como diz logo no início da matéria, voltaria na Itália e na França mil vezes deixando “o mundo” pra depois!!!
marcialube
Quem sabe se não seria realmente uma idéia interessante o CP organizar pequenos passeios ligados ao vinho ?
Um leitor sugeriu Marina como guia ao Piemonte.
E porque não também à região da Bourgogne e do Loire ?
Rodrigo Lavalle
Márcia, vou transmitir a sugestão para a Lina e Marina.
Abraços.
Carol Magalhães
Adoro a Itália. Dicas preciosas anotadas pra minha próxima viagem.