A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Lia
Rodrigo, mas sera que nao tem como de forma alguma ter esse dinheiro por aqui? Nem via consulado? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Lia, não sei te informar sobre essas questões burocráticas de taxas francesas. Vale uma visita ao consulado.
Abraços.
Lia
Oi Lina tudo bem? Estive na Europa mês passado.. Fui a vários países como França, itália, suiça, holanda, portugal e espanha.. Fiz compras e peguei os papéis do tax free. Eu sabia todo o procedimento de entregar tudo no último aeroporto antes de partir para o Brasil, porém me enrolei e sem querer despachei esses papéis do TAX FREE e logo nao tive como reaver o meu dinheiro. Sabe diZer se ainda tenho possibilidade por aqui de ter o dinheiro de volta? Ou se eu viajar de novo esse ano para Europa? Muito obrigadaa
Rodrigo Lavalle
Lia, você teria que ter colocado o envelope no correio antes de voltar ao Brasil.
Abraços.
selma nardoni gonçalves braga
Fiz todo o procedimento no aeroporto de Orly. Optei por receber no meu cartão. Porém na hora de colocar no correio, inadvertidamente não coloquei no envelope. Isto ocorreu em março de 2013. Será que tenho a possibilidade de ainda receber ou existe alguma maneira de tentar aquí no Brasil?
Muito agradecida
Selma
Rodrigo Lavalle
Selma, se você ainda tiver as notas e os formulários pode tentar em algum consulado da França aí no Brasil.
Abraços.
Carlos Alberto
Olá . A minha dúvida reside no seguinte . Eu vou sair de Orly e vou realizar mudança de voo em heatrow para o Brasil. Eu faço este fax free em Orly?
Rodrigo Lavalle
Carlos, você fará o check-in internacional em Orly ou em Londres?
Abraços.
GILMAR ROCHA
Fiz uma compra em Londres e recebi a devolução da taxa em espécie. Apresentei o formulário em Paris, carimbado na alfandega. Entretanto, recebi cobrança no cartão de crédito. Consigo estornar este lançamento? obrigado
Rodrigo Lavalle
Gilmar, você carimbou o formulário no aeroporto no qual você voltou para o Brasil e depois colocou o formulário no correio?
Abraços.
Douglas
Olá, procurei se já havia outra dúvida semelhante mas não achei.
Sei que posso comprar online na FNAC e retirar na loja que eu escolher, quando chegar à França. No momento de retirar meu produto devo pedir o formulário de détaxe? Ou no momento da compra online?
Lina
Douglas
Boa questão. Você tem que mostrar seu passaparte. Será que durante a compra online eles pedem este documento?
Priscila
Pessoal, fui recentemente à Europa, pedi em Paris o tax free de uma compra de joia efetuada em Praga (das compras feitas em Paris já peguei o dinheiro na hora), e tenho duas dúvidas: 1) li em alguns lugares que, quando vc pede o tax free em um aeroporto de outro país que não o da compra seria necessário envelopar o formulário. Mas esta orientação não me foi passada em Paris, somente me falaram pra depositar o formulário na caixinha, o que fiz. E aí, vcs sabem se não precisa mais envelopar neste caso? 2) Pedi o tax free no cartão de crédito do meu marido, embora conste eu como sendo a compradora. Tem algum problema do cartão informado não ser o meu? Obrigada.
Livia Morelo
Boa tarde! Vocë sabe se a aduana do aeroporto de Orly, em Paris, funciona 24 horas
Lina
Livia
Em princípio ela deveria funcionar. Mas já ouvi relatos de passageiros dizendo o contrário.
Isabella
Ah, mas peraí? Lina, eu agora vou a Paris, Lisboa, Roma e voltou a Paris para vir ao Brasil… O que comprar nesses lugares eu deixo para colocar tudo nos correios no aeroporto de Paris é? Porque, p. ex., pretendo fazer compras no El Corte Ingles em Lisboa e lá tb recebo o tax free, o crédito no cartão. só vou precisar colocar nos correios depois. Posso colocar em Paris?
Lina
Isabella
Você tem que mostrar na alfândega o que comprou no último aeroporto europeu. Se for Paris, tem que carimbar todas as notas em Paris e colocar o envelope no correio.
Isabella
Pois é, pessoal! Eu recomendo a todos que deixem na bagagem de mão os itens que comprou. A fiscal lá em Portugal quis ver tudo e eu já havia despachado muita coisa, mas tinha um guichê só para ver as compras antes do check in… Como eu não sabia, fui somente para a fiscalização da sala de embarque e aí eu não estava com todos os produtos. Resultado, ela só carimbou o que eu tinha para mostrar.
Já em Paris, deixei tudo na bagagem de mão para o caso de quererem ver. Mas como a fiscalização fica fora da sala de embarque também, é possível fazer isso antes de despachar as malas.
De qualquer forma, vale a pena fazer tudo nas lojas que puderem reembolsar e depois ficar só de colocar as notas no envelope no aeroporto. Mas o que se compra na Zara, por exemplo, não tem jeito, tem que deixar tudo bem fácil para o caso de fiscalização!