A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Vanessa
Posso postar o envelope do tax free do brasil? Esqueci de postar 2 formulários quando sai da franca. Grata,
Lina
Vanessa
Pode postar do Brasil. Você tem um prazo de 3 meses para colocar as notas fiscais no correio.
ana
só não façam como eu que fui ao posto no aeroporto de orly e não levei o cartão de embarque (ou cópia impressa da passagem). o cidadão que me atendeu não carimbou o formulário. depois não deu tempo de voltar lá. 🙁
Rosana
olá, to curtindo bastante o teu site…
minha dúvida com o Detaxe é que minha saída da Europa será via marítima de Southampton (Inglaterra) para os USA… como devo proceder?
obrigada
Lina
Rosana
Provavelmente no porto deve ter um serviço da Alfândega.
Luciana
Gostaria de saber… Fiz umas compras pela internet a loja é londrina , (roupas) e mandei entregar no meu hotel no qual estarei hospedada… Tenho direito do Tax Free , caso for na loja em mãos com a nota fiscal e passaporte ?! Att Luciana
Lina
Luciana
Não sei te responder. Tente. Talvez consiga.
José Antonio
Ainda sobre o détaxe ser considerado para “aliviar” a cota: o problema é que a loja não vai me dar o desconto na hora… Ou seja: eu vou passar da cota de US$500 lá fora (só vai diminuir para um valor menor do que a cota quando eu chegar aqui, mandar a carta pra lá e depois receber o détaxe!). Complicado, né? rsrs… Desculpe a amolação e muito obrigado por ser tão prestativa!
José Antonio
O valor dos produtos que quero comprar em Paris excede a cota de US$500. MAS, se eu descontar o détaxe, o valor total fica dentro da cota… O que fazer aqui no Brasil ao chegar? Declaro que excedi ou não??? Grato!
Lina
José
Não, pois não gastou o valor citado.
RAFAELLA
REALIZEI MEU PAGAMENTO EM DINHEIRO,PORTANTO COMO SERIA REALIZADO O REEMBOLSO??PRECISARIA PASSAR O NÚMERO DO MEU BANCO OU DE ALGUM CARTÃO DE CREDITO?
Lali
oi Lina,
Preciso de ajuda: recebi os formulários na fnac, com duas vias. Vou amanhã de manhã com escala em madri. É lá que devo fazer o procedimento, né? Tenho enfrentar a fila da alfândega ou basta colocar no correio? É que tenho medo de não dar tempo entre os vôos…
Lina
Lali
Os papéis devem ser carimbados pela alfândega. Depois coloque no correio.
Tânia
Olá, Lina!
Em 2010 apresentei o formulário no guichê do Aeroporto Charles de Gaulle e recebi o dètaxe na hora . Mudou o sistema de pagamento? Tenho que enviar o formulário pelo correio para receber o dètaxe?
Grata
Celia
Lina, boa tarde
Estivemos pela primeira vez na Europa, em excursão guiada, e fomos informados pelo guia sobre o funcionamento da Tax Free. Nas compras efetuadas em Paris solicitamos os formularios e a própria vendedora preencheu os formulários assinalando os campos de reembolso em dinheiro no aeroporto. Nossa saída da UE foi por Lisboa, onde carimbamos os formularios na Alfandega. O próprio funcionario da Alfandega nos encaminhou para um terminal de embarque onde havia um escritorio para devolução em espécie. Ocorre que esses escritórios só efetuam o reembolso mediante algum tipo de convênio, pelo que entendi, e o de Lisboa não tinha convênio com a détaxe. Como não sabia o que fazer, trouxe comigo o envelope e os formulários. Agora estou com duvidas: Como já havia sido assinalado o campo devolução em espécie, posso alterar para Cartão de Crédito? E posso despachar o envelope pré-pago aqui do Brasil? Agradeço se puder me ajudar.