A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
463 Comentários
Maria Alice
olá lina,
Queria agradecer sua dicas, foram super uteis,
acabo de chegar e consegui deixar os formulários no correio, no aeroporto de orly o detaxe só abre as 6:00 horas e meu voo era as 7:20, foi sorte não terem pedido para ver pois já havia feito o chek in.
o reembolso no cartao de credito demora?
conexaoparis
Jaqueline
A compra tem que ser feita em uma loja só.
Jaqueline Quarterone
Este desconto é só para o valor total ( 175,01) numa mesma loja?
Ana
Faltou dizer que vc tem que sair da Europa em até duas semanas após as compras, senão não vale mais nada. (pelo menos a Printemps e o Le Bon Marché advertiam que era assim).
E se não tiver as mercadorias na hora de carimbar, além de perder o direito ao detaxe, vc ainda pode tomar uma multa por tentar driblar a alfândega (mesmo que vc tenha só se confundido).
Então a ordem é: chegou ao aeroporto, vá ao detax, depois ao check-in…
Ana Luisa
Estivemos em Paris ha um ano e reembolsamos o Detaxe no aeroporto CDG, sem problema algum. So houve o desconto de uma pequena taxa.
Cristiana Dias
Ricardo, o carimbo, como já disseram acima, é antes do check in sim. Eles costumam pedir pra ver a mercadoria, mas na minha última viagem, a moça só me perguntou se eu estava com a mercadoria. Eu disse que sim, que estava na mala, mas ela não pediu para eu abrir. Eu tinha notas de lugares diferentes. Na maioria recebi o dinheiro na hora, sem precisar colocar nada no correio, e nos outros casos o procedimento foi esse: colocar o envelope no correio do aeroporto e esperar pelo crédito no cartão de crédito.
Aconselho demais fazer isso, mas cheguem mais cedo ao aeroporto, pois costuma ter filas bem grandes.
Um abraço!
conexaoparis
Cecília
O procedimento é o mesmo.
KARLA Gê
Fiz o detaxe em Paris e foi tranquilo. Na vdd a Sephora já me deu o desconto na hora, se eu comprasse com cartão de crédito, aí qdo cheguei no aeroporto, carimbei tudo (nem pediram pra ver os produtos…) e eu coloquei uma das vias no correio. Super fácil!
beijos
suely
Tem 2 Suelis,uma com i e outra com y,rsrsrs…
suely
Pessoal,tive que abrir a mala para mostrar a bolsa que eu comprei,por isso façam a detaxe antes do check-in senão voces perdem o desconto se eles pedirem pra ver a mercadoria.