A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Mauricio Peel
Eu preciso mostrar os produtos que eu comprei ou posso despachar na mala e ir apenas com a nota de compra?
Lina
Maurício
Passe primeiro na alfâbdega com a mala. Às vezes eles pedem para ver os produtos.
Marianne
Boa noite, pessoal!!!!!!!
Lina, preciso de uma ajuda….comprei equipamentos na Apple Store do Louvre e peguei o formulário para reembolso. Fui ao guiche da Champps e recebi o reembolso em dinheiro mesmo. Depois de 15 dias, quando estavamos voltando pro Brasil por Roma, carimbei e coloquei o envelope na caixa do VAT de lá.
Só que hoje, quando vi minha fatura do cartão de crédito, veio uma cobrança com a descrição: LATE VAT CHARGE….. É possível que eles tenham cobrado de volta o valor que me reembolsaram??? O pior é que não acho os malditos papéis que preenchi para comprovar o valor, mas acredito que seja o valor do reembolso mesmo…..Como isso é possível? Há algo a fazer?
conexaoparis
Marianne
Eles debitam o valor do desconto se não recebem de volta o formulário com o carimbo da alfândega. Somente neste caso.
Patrícia
Olá!
Vc sabe me dizer se nas lojas da Sephora estes descontos são dados no ato da compra? Em caso afirmativo, o desconto é dado apenas se atingir o valor de 175 euros?
Obrigada.
conexaoparis
Patrícia
Como não tenho direito ao détaxe, nunca prestei atenção neste detalhe.
O détaxe é dado somente à partir desse valor em qualquer loja.
MAGNO
Eu posso passar primeiro na alfândega e depois fazer o check in na TAP ?
MAGNO
Ola, eu tenho uma duvida .
Eu tenho um voo para o Brasil pela a TAP. Quando chegar ao aeroporto, vou primeiro para a fila da alfandega e depois vou ao guiche da TAP fazer o check in ? Ou é necessario ir primeiro ao guiche da TAP fazer o check in dizer que tem mercadoria tax free para depois ir ao guiche da alfandega e despachar as malas por la ?
Pois, estou perguntando isso por que quero colocar protect bag nas malas e se eu ja for ao guiche da alfandega com o protect bag nas malas, eles podem pedir pra ver o produto e as malas ja estarao com o protect bag . O que eu faco ?
Obrigado.
conexaoparis
Magno
Passe na alfândega com as malas. Às vezes eles verificam a mercadoria comprada.
Bianca
Muito obrigada! Informação E agilidade presentes, acabo de começar amar ainda mais esse site!sério…
Tirou um elefante de preocupação das minhas costas!
Essa semana terei de ir ao aeroporto de Orly, estava pensando em passar pelo “escritório” e receber o dinheiro e enviar os envelopes…
Se me permite, gostaria de repassar algumas informações que encontrei, aos demais leitores!
http://www.global-blue.com/traveller-services/tax-free-shopping/tax-free-shopping-faqs/ – respondendo às dúvidas mais frequentes sobre o détaxe.
79 – Champs Elysées – Paris – IGE
26 – Champs Elysées – Paris – IGE
Endereços em que é possível se receber o détaxe em dinheiro em um endereço que “todos os turistas passam”…
Novamente, muitíssimo obrigada!
Bianca
Olá!
Primeiramente, que site! Muitas informações, Lina sempre respondendo aos viajantes, muito útil! =)
No entanto, mesmo após ler diversas respostas, e diversos outros sites, ainda tenho algumas dúvidas, será que alguém poderia me ajudar?
_Eu gostaria de receber o Détaxe de algumas compras que fiz, uma em uma loja de cosméticos e outra em uma loja de malas. Somando as duas, devo receber em torno de 80 Euros (Ou seja, gastei mais do que os USD500) Eu preciso declarar tudo isso na receita? Pois se sim, terei de pagar muitos impostos, não?
_Acabo de ler que é necessário sair do local das compras até duas semanas depois das compras, no entanto, essas já foram feitas, e pretendo aproveitar a semana de liquidação, e farei um curso de francês em Paris, e saio daqui apenas no fim de Fevereiro, e agora? =S
Muito obrigada a quem puder me ajudar, aguardando uma resposta! =)
conexaoparis
Bianca
A détaxe francesa não tem nada a ver com a receita brasileira. São dois universos diferentes.
Você tem três meses após as compras para enviar o envelope carimbado pela alfândega francesa. Pode esperar a liquidação.
Fabrício Junqueira
Olá, fiz a minha compra em Paris, e consegui o carimbo em Roma, antes de fazer conexão Roma-Paris-Rio, meu amigo fez e mesmo, mas o formulário dele já veio com envelope, o funcionário da alfândega carimbou o dele colocou o envelope no correio para a França. No meu caso, que eu não tinha um envelome ele me falou pra comprar o envelope e ele mesmo endereçou encaminhando para a loja que eu comprei os instrumentos, falou pra eu comprar um selo e mandar da França, perguntem se poderia mandar do Brasil e ele disse não ter problemas. Ele endereçou à loja onde eu comprei os instrumentos, mas a minha dúvida é a seguinte, devo mandar o formulário à loja onde eu fiz a compra ou à empresa que emite o formulário?
Obrigado!
conexaoparis
Fabrício
Envie para a loja onde comprou o seu instrumento.
Myriam
Minha filha esta indo estudar na Franca, estara la desde o dia 28 de dezembro, retornando em junho. Ela jah retirou visto de estudante. Ela gostaria de saber se ela tem direito ao Detaxe, ou soh se comprar no ultimo mes antes de retornar?
conexaoparis
Myriam
Ela deve comprar nos últimos dias. O turista tem um prazo limite para mostrar as notas fiscais na alfândega.. Não sei qual.
Suely
Loulou
Você faz a detaxe no último aeroporto que voltar ao Brasil,antes do Check-in para poder apresentar as mercadorias,se você comprar bolsas deixe de jeito, pois eles sempre querem ver,se você estiver saindo por Paris, faça o detaxe em Paris antes do check-in, não na conexão em Milão,( na conexão você está em trânsito). Eles pedem o bilhete,não o cartão de embarque.
Espero ter ajudado.