A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
463 Comentários
Juliana
Oi Lina!!
Super entendi!! Muito obrigada pela resposta sempre rápida!!!
flora oliveira
Hérika – quanto ao seu probleminha de descontar os checks recebidos, já estive na mesma situação e depois de pesquisar muito, consegui encontrar uma casa de cãmbio que descontou cobrando uma cotação bem mais baixa.. Valeu a pena porque me livrei do problema. Espero que voce já tenha resolvido o seu, Boa sorte!
Juliana
Oi Lina!!
Mto mto mto útil o seu site! Dá todas as dicas para irmos mais que preparados à Paris! 🙂
Perguntinha técnica… se existe um limite máximo para trazermos produtos (U$$ 500.00 se não me engano.. tava escrito mais acima), então nào posso comprar um laptop de 600 euros e pedir detaxe?? Ou posso comprar e pedir?
Muito oObrigada!!
conexaoparis
Juliana
Em princípio são áreas separadas. Tudo quevocê compra na França você reupera o imposto, enquanto turista. Esta é a lei francesa.
Se vai declarar na alfândega ao chegar no Brasil ou não, se vai pagar impostos ou não é um outro departamento ligado à legislaçãio brasileira.
SANDRA TEIXEIRA
Boa tarde!
Fiquei um mês de férias em Paris e Portugal, com meu marido e dois filhos.
Nunca tive problemas em receber o taxi free, mas dessa vez “dançamos”.
Nosso vôo estava marcado para dia 10/09/2011 as 10:15hs. Chegamos ao aeroporto da cidade do Porto as 7:50hs. A fila para o check-in estava imensa e muito confusa, não andava!! (check-in antes, nunca pediram para conferir mercadorias)
Conclusão fizemos o check-in e fomos para outra fila imensa para carimbar os papéis. Conclusão: tivemos que abandonar a fila, pois já eram 10:00hs e corríamos o risco de perder o vôo.
A pergunta é: ” E AGORA”???
Existe a possibilidade de eu enviar os papéis e solicitar a devolução no meu cartão de crédito???
Abraço,
SANDRA
conexaoparis
Sandra
Sem o carimbo, você não consegue devolução.
Roberta
Acabei de voltar da Europa.
Fiz compras em Barcelona e Paris que me deram direito ao tax free. Um ponto muito importante: em Barcelona você precisa gastar 90,00 euros para ter o tax free, já em Paris são 175,00 euros.
É bom ver certinho como funciona em cada cidade e concentrar suas comprar naquelas em que valor de compra é menor.
Fiz uma compra na Lafayette e obtive a devolução em dinheiro no guichê do Global Refund da própria galeria. Aí no aeroporto (no meu caso Charles de Gaulle) só carimbei o formulário e coloquei na caixa do correio.
Quanto às demais compras, fiquei na fila pro carimbo e na outra pra receber a devolução em dinheiro.
Não sei se já foi dito aqui, mas tem duas filas na hora da devolução em dinheiro: uma pra receber em euro e outra “não euro”. A de euro estava imensa e a outra vazia. Quando cheguei na fila, resolvi perguntar pra uma das atendentes pra ter certeza e ela me explicou. Fui pra fila vazia e o pessoal (só brasileiro) da outra fila achou ruim, como se eu tivesse furando fila, daí eu expliquei a situação e mesmo assim ficaram indignados.
Enfim, recebi em dolar que pra mim valia mais a pena – independente de cotação.
Prestem atenção nisso.
conexaoparis
Roberta
Obrigada pela dica.
Herika Araujo
oi Lina, excelente seu site. Ja estive algumas vezes em Paris e sempre me atualizo antes com voce, parabens!!
Estou precisando de ajuda (sua, ou dos viajantes aqui frequentadores). Este ano, comi mosca, e no preenchimento do meu refund optei pela opcao do reembolso em cheque. Aqui estou com os cheques no Brasil e no sei onde resgata-lo, alguem poderia me ajudar? Posso sacar em algum banco, ou casa de cambio, ou depositar na minha conta corrente, etc?!
Agradeco a ajuda.
conexaoparis
Herika
Uma amiga esteve na sua situação e não encontrou solução.
Joao Mendes - Premier Tax Free
Sem carimbo da Alfandega nao ha reembolso. É a unica garantia de que a exportacao ocorreu. Para quem enviar a factura de tax free sem carimbo da alfandega nao recebe. Nos casos em que a propria loja faz logo o desconto e da uma factura de tax free que o cliente deve devolver devidamente carimbada pela alfandega, é deixada uma autorizacao de desconto no cartao de credito, na loja no caso de nao ser devolvida. Se assim foi lamento informar mas o avlro descontado vai ser cobrado no seu cartao. Sem o carimbo qualquer cliente mesmo nacional poderia pedir o reemboslode IVA sem legalmente ter direito e seria o Caos. Informou que o guichet da alfandega estava fechado??? Nao me parece que assim seja, acho que fez confusao…nao teve a certa altura de mostrar o seu bilhete de embarque e passaporte? porque nao perguntou ai mesmo o que deveria fazer? Ou embarcou sem qualquer controlo? Um abraco – Joao Mendes Premier Tax Free Portugal Sales Manager
LUIZ LISKA
OI LINA, FANTASTICO SEU SITE, PACIENCIA PRA TANTAS PERGUNTAS, TO EM PARIS, DOMINGO O LOUVRE E FREE?
EMBARCO SEGUNDA PRA MADRID DEPOIS PRA RECIFE POSSO
FAZER O TAX FREE EM BARAJAS? JA VIM OUTRAS VEZES A PARIS MAS NESSA TO FICANDO 14 DIAS NUM STUDIO NO BAIRRO 12,
AI VC VE DE PERTO A DECADENCIA DE PARIS, MUITO IMIGRANTE,
NA RUA ONDE ESTOU TEM UM SENHOR Q DORME NO CARRO COM
O CACHORRO, O CARRO E A CASA DELE, PARIS NEM TUDO SÃO FLORES P/ TURISTAS Q PASSAM APENAS EM PONTOS TURISTICOS
NÃO TEM O OLHAR CRITICO DA POBREZA, VOLTO COM MUITA ESPERANÇA NAS PESSOAS DE MEU BRASIL, VALEUUUUUUUUU.
Tavares
Bonjour
Desculpas por incomodar
Estou em Paris, para um curso de frances.
Ficarei ate o dia 23 de setembro.
Comprei uma maquina fotografica na FNAC, paguei em especie, e o atendente colocou a opção de recebimento em Especie, ele informou que a devolução demoraria de 60 a noventa dias se fosse pelo Cartão de credito.
Gostaria de saber se para receber o valor tenho que ir antes ao Aeroporto ou posso efetuar tudo no embarque em 23 de setembro;.
Haviam me informado tambem que na Champs Elysée tem uma empresa que efetua a devolução e depois e so depositar o envelope no correio no aeroporto
Gostaria se pudessem emviar a resposta com certa urgencia
Merci
Tavares
conexaoparis
Tavares
Respondi o email que me enviou.
Nany
Bom dia,
eu só pedi uma vez o tax free aqui em Lisboa( e valeu muito apena), e na altura eu não sabia, despachei as malas antes…e por pura sorte, e simpatiaaaaaaaaaaa, o senhor me foi devolvido os valores $$$(IVA) em questão na hora(dimdim)… isso depois de quase uma hr tentando explicar o que tinha acontecido…falta de informação no check in…on!!
Agora a minha dúvida é a seguinte, sou residente, e viajarei em breve, para o Brasil, e gostaria de saber se posso solicitar o tax free?
Será que não terá problema?
grata.
conexaoparis
Nany
Problema nenhum Pode pedir a détaxe.