A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Juliana
Oi Lina!!
Super entendi!! Muito obrigada pela resposta sempre rápida!!!
flora oliveira
Hérika – quanto ao seu probleminha de descontar os checks recebidos, já estive na mesma situação e depois de pesquisar muito, consegui encontrar uma casa de cãmbio que descontou cobrando uma cotação bem mais baixa.. Valeu a pena porque me livrei do problema. Espero que voce já tenha resolvido o seu, Boa sorte!
Juliana
Oi Lina!!
Mto mto mto útil o seu site! Dá todas as dicas para irmos mais que preparados à Paris! 🙂
Perguntinha técnica… se existe um limite máximo para trazermos produtos (U$$ 500.00 se não me engano.. tava escrito mais acima), então nào posso comprar um laptop de 600 euros e pedir detaxe?? Ou posso comprar e pedir?
Muito oObrigada!!
conexaoparis
Juliana
Em princípio são áreas separadas. Tudo quevocê compra na França você reupera o imposto, enquanto turista. Esta é a lei francesa.
Se vai declarar na alfândega ao chegar no Brasil ou não, se vai pagar impostos ou não é um outro departamento ligado à legislaçãio brasileira.
SANDRA TEIXEIRA
Boa tarde!
Fiquei um mês de férias em Paris e Portugal, com meu marido e dois filhos.
Nunca tive problemas em receber o taxi free, mas dessa vez “dançamos”.
Nosso vôo estava marcado para dia 10/09/2011 as 10:15hs. Chegamos ao aeroporto da cidade do Porto as 7:50hs. A fila para o check-in estava imensa e muito confusa, não andava!! (check-in antes, nunca pediram para conferir mercadorias)
Conclusão fizemos o check-in e fomos para outra fila imensa para carimbar os papéis. Conclusão: tivemos que abandonar a fila, pois já eram 10:00hs e corríamos o risco de perder o vôo.
A pergunta é: ” E AGORA”???
Existe a possibilidade de eu enviar os papéis e solicitar a devolução no meu cartão de crédito???
Abraço,
SANDRA
conexaoparis
Sandra
Sem o carimbo, você não consegue devolução.
Roberta
Acabei de voltar da Europa.
Fiz compras em Barcelona e Paris que me deram direito ao tax free. Um ponto muito importante: em Barcelona você precisa gastar 90,00 euros para ter o tax free, já em Paris são 175,00 euros.
É bom ver certinho como funciona em cada cidade e concentrar suas comprar naquelas em que valor de compra é menor.
Fiz uma compra na Lafayette e obtive a devolução em dinheiro no guichê do Global Refund da própria galeria. Aí no aeroporto (no meu caso Charles de Gaulle) só carimbei o formulário e coloquei na caixa do correio.
Quanto às demais compras, fiquei na fila pro carimbo e na outra pra receber a devolução em dinheiro.
Não sei se já foi dito aqui, mas tem duas filas na hora da devolução em dinheiro: uma pra receber em euro e outra “não euro”. A de euro estava imensa e a outra vazia. Quando cheguei na fila, resolvi perguntar pra uma das atendentes pra ter certeza e ela me explicou. Fui pra fila vazia e o pessoal (só brasileiro) da outra fila achou ruim, como se eu tivesse furando fila, daí eu expliquei a situação e mesmo assim ficaram indignados.
Enfim, recebi em dolar que pra mim valia mais a pena – independente de cotação.
Prestem atenção nisso.
conexaoparis
Roberta
Obrigada pela dica.
Herika Araujo
oi Lina, excelente seu site. Ja estive algumas vezes em Paris e sempre me atualizo antes com voce, parabens!!
Estou precisando de ajuda (sua, ou dos viajantes aqui frequentadores). Este ano, comi mosca, e no preenchimento do meu refund optei pela opcao do reembolso em cheque. Aqui estou com os cheques no Brasil e no sei onde resgata-lo, alguem poderia me ajudar? Posso sacar em algum banco, ou casa de cambio, ou depositar na minha conta corrente, etc?!
Agradeco a ajuda.
conexaoparis
Herika
Uma amiga esteve na sua situação e não encontrou solução.
Joao Mendes - Premier Tax Free
Sem carimbo da Alfandega nao ha reembolso. É a unica garantia de que a exportacao ocorreu. Para quem enviar a factura de tax free sem carimbo da alfandega nao recebe. Nos casos em que a propria loja faz logo o desconto e da uma factura de tax free que o cliente deve devolver devidamente carimbada pela alfandega, é deixada uma autorizacao de desconto no cartao de credito, na loja no caso de nao ser devolvida. Se assim foi lamento informar mas o avlro descontado vai ser cobrado no seu cartao. Sem o carimbo qualquer cliente mesmo nacional poderia pedir o reemboslode IVA sem legalmente ter direito e seria o Caos. Informou que o guichet da alfandega estava fechado??? Nao me parece que assim seja, acho que fez confusao…nao teve a certa altura de mostrar o seu bilhete de embarque e passaporte? porque nao perguntou ai mesmo o que deveria fazer? Ou embarcou sem qualquer controlo? Um abraco – Joao Mendes Premier Tax Free Portugal Sales Manager
LUIZ LISKA
OI LINA, FANTASTICO SEU SITE, PACIENCIA PRA TANTAS PERGUNTAS, TO EM PARIS, DOMINGO O LOUVRE E FREE?
EMBARCO SEGUNDA PRA MADRID DEPOIS PRA RECIFE POSSO
FAZER O TAX FREE EM BARAJAS? JA VIM OUTRAS VEZES A PARIS MAS NESSA TO FICANDO 14 DIAS NUM STUDIO NO BAIRRO 12,
AI VC VE DE PERTO A DECADENCIA DE PARIS, MUITO IMIGRANTE,
NA RUA ONDE ESTOU TEM UM SENHOR Q DORME NO CARRO COM
O CACHORRO, O CARRO E A CASA DELE, PARIS NEM TUDO SÃO FLORES P/ TURISTAS Q PASSAM APENAS EM PONTOS TURISTICOS
NÃO TEM O OLHAR CRITICO DA POBREZA, VOLTO COM MUITA ESPERANÇA NAS PESSOAS DE MEU BRASIL, VALEUUUUUUUUU.
Tavares
Bonjour
Desculpas por incomodar
Estou em Paris, para um curso de frances.
Ficarei ate o dia 23 de setembro.
Comprei uma maquina fotografica na FNAC, paguei em especie, e o atendente colocou a opção de recebimento em Especie, ele informou que a devolução demoraria de 60 a noventa dias se fosse pelo Cartão de credito.
Gostaria de saber se para receber o valor tenho que ir antes ao Aeroporto ou posso efetuar tudo no embarque em 23 de setembro;.
Haviam me informado tambem que na Champs Elysée tem uma empresa que efetua a devolução e depois e so depositar o envelope no correio no aeroporto
Gostaria se pudessem emviar a resposta com certa urgencia
Merci
Tavares
conexaoparis
Tavares
Respondi o email que me enviou.
Nany
Bom dia,
eu só pedi uma vez o tax free aqui em Lisboa( e valeu muito apena), e na altura eu não sabia, despachei as malas antes…e por pura sorte, e simpatiaaaaaaaaaaa, o senhor me foi devolvido os valores $$$(IVA) em questão na hora(dimdim)… isso depois de quase uma hr tentando explicar o que tinha acontecido…falta de informação no check in…on!!
Agora a minha dúvida é a seguinte, sou residente, e viajarei em breve, para o Brasil, e gostaria de saber se posso solicitar o tax free?
Será que não terá problema?
grata.
conexaoparis
Nany
Problema nenhum Pode pedir a détaxe.