A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
YARA
Obrigada, Lina.
Realmente se eu soubesse disso comprei na mesma loja 169€ tinha comprado mais alguma coisa para obter o detaxe…
Ainda por cima ja ha um ponto de devoluçao nos Champs Elysees… :((
Paciencia, fica para a proxima…
Artigos de farmacia tambem contam para o detaxe??
Cléia
Lina, boa tarde!
Essa pergunta já foi feita lá em cima por outra pessoa, mas como não foi respondida, ouso fazê-la novamente, pois se encaixa perfeitamente no meu caso e nas minhas dúvidas: vou viajar muito cedo, volto para o Brasil por volta das 06:00 horas da manhã no aeroporto de Orly em 08/08/2011, então eu gostaria muito de saber se posso passar pela alfândega para conseguir o carimbo nas guias um ou dois dias antes… o que você acha?
Beijo! Adoro o blog!!!
Rodrigo
Estou indo em Julho para Paris, Atenas e Istambul.
Onde devo pedir minha devolução de impostos? Em Paris ou Atenas??? Já que a Turquia não faz parte da UE…
E em que locais posso conseguir o carimbo da alfândega nas guias do ” tax free”??? Somente no aeroporto???
Grato!
YARA
Mas esta devoluçao so e valida para compras superiores a 175€ no mesmo dia e na mesma loja, nao e?
Comprei coisas na Lacoste, na Nike Paris e na Adidas e nao me deram formulario nenhum?????
Podem esclarecer-me?
Obrigada.
conexaoparis
Yara
175euros no mesmo dia e na mesma loja. Você tem que pedir o détaxe. Eles não oferecem.
Tatiana Coelho
Primeiramente, o site está de PARABÉNS, em relação a todo seu conteúdo que é de grande valia e qualidade.
Tenho uma dúvida…Fui à França e Espanha tendo me valido do tax free. Coloquei o envelope no correio no aeroporto de Barcelona, mas já faz mais de um mês e nem sinal do reembolso. Como entra em contato com a autoridade responsável ? Existe site, e-mail ?
Obrigada.
Tatiana
conexaoparis
Tatiana
O reembolso pode demorar às vezes até 3 meses.
Daniela
Oi,
Em primeiro lugar, quero dizer que adoro o Conexão Paris. Já me ajudou muito a programar meus passeios nessa cidade linda e poética!
Estive em Paris e Londres há uma semana atrás e fizemos o reembolso do Tax Free numa casa de câmbio na Champs Elysées, seguindo a dica do vendedor de uma das lojas que compramos.
A pessoa que nos atendeu, pagou em dinheiro ,carimbou as notas e orientou que depositássemos os envelopes no correio do aeroporto de Londres. Ocorre que como chegamos no aeroporto com o horário apertado para check in, acabei esquecendo dos envelopes. Sei que devo enviá-los o quanto antes,até porque já recebi o valor, mas como devo proceder? agradeço desde já a atenção.
conexaoparis
Daniela
O prazo máximo para envio dos envelopes é 3 meses.
Simone Brito
ótima pergunta Gustavo! Também estou interessada na resposta já que se pagar em dinheiro, caso não coloque o envelope no correio do aeroporto, não teria daonde eles discontarem o preço do imposto!
Gustavo
Vi muitos posts falando em reembolso do Detaxe via credito no cartão de crédito.
Mas como funciona para compras pagas em espécie?
Renata
Lina,
O prazer foi todo meu. Como tentei resumir um pouco para o texto não ficar tão grande, sinta-se a vontade para me contatar se tiver qualquer dúvida.
Renata
Gislane e demais,
Acabei de retornar de Paris e como obtive excelentes informações aqui que tornaram minha viagem perfeita, resolvi compartilhar com vcs algumas informações.
Primeiro: a LV não desconta o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Segundo: toda vez que vc faz uma compra, eles te dão o formulário do detaxe juntamente com o envelope que vc irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
Obs: É preciso dizer nas lojas que vc quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, vc deve carimbar os formularios no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se vc optou pela devolução em dinheiro, são 2 filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formularios e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as 2 estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim. rsrsrs.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
conexaoparis
Renata
Que contruibuição boa. Vou transformar em artigo para ficar mais visível. Obrigada.