A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
463 Comentários
YARA
Obrigada, Lina.
Realmente se eu soubesse disso comprei na mesma loja 169€ tinha comprado mais alguma coisa para obter o detaxe…
Ainda por cima ja ha um ponto de devoluçao nos Champs Elysees… :((
Paciencia, fica para a proxima…
Artigos de farmacia tambem contam para o detaxe??
Cléia
Lina, boa tarde!
Essa pergunta já foi feita lá em cima por outra pessoa, mas como não foi respondida, ouso fazê-la novamente, pois se encaixa perfeitamente no meu caso e nas minhas dúvidas: vou viajar muito cedo, volto para o Brasil por volta das 06:00 horas da manhã no aeroporto de Orly em 08/08/2011, então eu gostaria muito de saber se posso passar pela alfândega para conseguir o carimbo nas guias um ou dois dias antes… o que você acha?
Beijo! Adoro o blog!!!
Rodrigo
Estou indo em Julho para Paris, Atenas e Istambul.
Onde devo pedir minha devolução de impostos? Em Paris ou Atenas??? Já que a Turquia não faz parte da UE…
E em que locais posso conseguir o carimbo da alfândega nas guias do ” tax free”??? Somente no aeroporto???
Grato!
YARA
Mas esta devoluçao so e valida para compras superiores a 175€ no mesmo dia e na mesma loja, nao e?
Comprei coisas na Lacoste, na Nike Paris e na Adidas e nao me deram formulario nenhum?????
Podem esclarecer-me?
Obrigada.
conexaoparis
Yara
175euros no mesmo dia e na mesma loja. Você tem que pedir o détaxe. Eles não oferecem.
Tatiana Coelho
Primeiramente, o site está de PARABÉNS, em relação a todo seu conteúdo que é de grande valia e qualidade.
Tenho uma dúvida…Fui à França e Espanha tendo me valido do tax free. Coloquei o envelope no correio no aeroporto de Barcelona, mas já faz mais de um mês e nem sinal do reembolso. Como entra em contato com a autoridade responsável ? Existe site, e-mail ?
Obrigada.
Tatiana
conexaoparis
Tatiana
O reembolso pode demorar às vezes até 3 meses.
Daniela
Oi,
Em primeiro lugar, quero dizer que adoro o Conexão Paris. Já me ajudou muito a programar meus passeios nessa cidade linda e poética!
Estive em Paris e Londres há uma semana atrás e fizemos o reembolso do Tax Free numa casa de câmbio na Champs Elysées, seguindo a dica do vendedor de uma das lojas que compramos.
A pessoa que nos atendeu, pagou em dinheiro ,carimbou as notas e orientou que depositássemos os envelopes no correio do aeroporto de Londres. Ocorre que como chegamos no aeroporto com o horário apertado para check in, acabei esquecendo dos envelopes. Sei que devo enviá-los o quanto antes,até porque já recebi o valor, mas como devo proceder? agradeço desde já a atenção.
conexaoparis
Daniela
O prazo máximo para envio dos envelopes é 3 meses.
Simone Brito
ótima pergunta Gustavo! Também estou interessada na resposta já que se pagar em dinheiro, caso não coloque o envelope no correio do aeroporto, não teria daonde eles discontarem o preço do imposto!
Gustavo
Vi muitos posts falando em reembolso do Detaxe via credito no cartão de crédito.
Mas como funciona para compras pagas em espécie?
Renata
Lina,
O prazer foi todo meu. Como tentei resumir um pouco para o texto não ficar tão grande, sinta-se a vontade para me contatar se tiver qualquer dúvida.
Renata
Gislane e demais,
Acabei de retornar de Paris e como obtive excelentes informações aqui que tornaram minha viagem perfeita, resolvi compartilhar com vcs algumas informações.
Primeiro: a LV não desconta o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Segundo: toda vez que vc faz uma compra, eles te dão o formulário do detaxe juntamente com o envelope que vc irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
Obs: É preciso dizer nas lojas que vc quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, vc deve carimbar os formularios no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se vc optou pela devolução em dinheiro, são 2 filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formularios e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as 2 estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim. rsrsrs.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
conexaoparis
Renata
Que contruibuição boa. Vou transformar em artigo para ficar mais visível. Obrigada.