A tax free na França se chama détaxe e ela funciona da seguinte forma. Você compra mercadorias por um valor mínimo de 175,01 euros. As compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja. Em seguida a loja preenche um formulário onde serão anotados os dados do seu passaporte, do seu cartão de crédito e o valor da detaxe, ou seja, 12% do total das compras.
Antes do retorno ao Brasil, no último aeroporto europeu, você deverá mostrar este formulário e as compras ao serviço da alfândega. O formulário será carimbado e você vai colocá-lo no correio. Quando a empresa receber de volta este envelope, neste momento ela credita na sua conta o valor da detaxe.
Nas Galerias Lafayette (foto) o procedimento é o mesmo. Com os tickets de compra e o passaporte você vai ao Bureau de Detaxe, situado no mezanino do térreo, para obter o formulário.
Em algumas lojas, o processo é diferente e mais fácil para o consumidor. Na hora do pagamento a detaxe é deduzida imediatamente. Funciona como um desconto de 12% sobre o valor total da compra. Mesmo neste caso o comprador deve apresentar as mercadorias e o formulário na alfândega do aeroporto. Alguns turistas não colocam o envelope no correio, pois já usufruíram do desconto. Aconselho não seguirem este exemplo. As lojas que não recebem de volta o formulário deduzem do cartão de crédito do cliente o desconto oferecido na ocasião da compra. Por isto não se esqueçam de colocar o envelope no correio do aeroporto.
Atualmente, em Paris, raras são as lojas que oferecem o desconto na hora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Náthali Pereira
Lina, estarei em Paris em dezembro e ainda estou com dúvidas com relação ao detaxe. Pelo que eu entendi eu preciso perguntar na loja se eles dão o desconto nas compras acima de 176 euros. Caso a resposta seja positiva, eu tenho que pegar a nota fiscal e um formulário na loja e escolher se eu quero o reembolso em dinheiro ou no cartão de crédito? Depois disso, na volta eu tenho que ir na alfândega no aeroporto pra eles carimbarem a nota e eu tenho que colocá-la na caixa do correio?O envelope pra colocar a nota no correio é dado pela loja ou pela alfândega?
Obrigada pela ajuda!
Bruno
Como estava viajando em excursão, não tivemos tempo hábil para procurar a alfândega no aeroporto de Londres e assim não carimbei meus formulários.
Existe alguma possibilidade de receber o reembolso ainda assim?
conexaoparis
Bruno
No site da alfândega francesa eles dizem que as notas fiscais devem ser carimbadas pelo consulado e a pessoa provar que a mercadoria entrou no Brasil. Complicado. Depois você pode pedir o reembolso.
CARLOS
Lina,
Obrigado pela atenção. Não consegui ver a sua resposta a tempo, mas mesmo assim fiz como você falou. Perguntei em várias lojas, mas só na Lafayete consegui tirar essa dúvida. Sendo assim, mandei a via rosa pelo correio e fiquei com a verde. Vou aguardar e, qualquer novidade, lhe informarei.
Carlos Barros
Uma dúvida pessoal? depois de carimbar os formulário na alfândega, devem ser colocadas no correio as duas vias ou apenas uma, já que essa ficaria como seu comprovante?
conexaoparis
Carlos
A loja te explica qual via você guarda e aquela que coloca no correio.
CRISTINE
Lina, que trem complicado esse negócio de tax free…rs
Uma perguntinha que não vi respondida nos comentários anteriores…:
Se eu pedir os cheques nas lojas mas não conseguir reembolsá-los nos aeroportos, o que acontece? Tenho que pagar alguma coisa ou só não recebo o desconto?
conexaoparis
Cristine
Primeiro, faça suas compras no Printemps, ao lado das Galerias Lafayette. Lá o desconto é dado na hora e falta somente você carimbar as notas e colocar no correio.
Senão, se não fizer tudo corretamente, não vai receber o desconto. Se já pagou com o desconto, terá o valor debitado na sua conta.
Luiz Marcelo
Apenas completando, também fui à Champs-Elysees, e lá me informaram que eles adiantam o procedimento de conferir e carimbar os recibos e formulários. Assim, em caso de recebimento em dinheiro, a pessoa ainda teria que ir ao banco no aeroporto.
E, no caso de cartão, teria que colocar na caixa de correio.
Mas a atendente me disse que eu teria de levar os formulários e os produtos!
é uma boa opção, já que não gera stress no aeroporto!
Luiz Marcelo
Voltei de Paris (Orly) em 24/07, pedi meu reembolso lá, e já creditaram parte dele no meu cartão de crédito.
Fiz o check-in (TAP), depois desci (o tax refund é no andar abaixo do check-in), apresentei os recibos e formulários, eles carimbaram, e coloquei na caixa de correio (Caixa amarela, em um portão de saída, se não me engano o protão D ou E) – tem que ver o destinatário, pq pode ser pra paris, ou lugar de fora – depende do envelope do tax refund que vc recebeu na loja.
Não recomendo o reembolso em dinheiro (cash).Isso porque, após o carimbo nos seus recibos, vc terá que ir ao outro terminal, para receber o dinheiro no banco. Ou seja, pode atrasar e vc quase perder o voo por causa disso. Uma mulher que estava no meu voo passou aperto com essa situação. Não sei se isso acontece com outras cias aéreas, que porventura estejam no mesmo terminal que o banco no qual se recebe o dinheiro. Só sei que com a TAP isso acontece, pq os terminais são diferentes.
Ou seja, com cartão, é muito mais simples!
Ah, e eles nem pediram pra ver as compras – só que não posso afirmar que isso irá ocorrer sempre.
Espero ter contribuído.
Abraços
Manuel
Amigos,
Da uma olhadinha nesse site: http://www.premiertaxfree.com/WorldwideRefundLocations.aspx?contid=86&countryid=9268&random=42
Ana Cristina
Oi Lina,
Vou a Paris em novembro e depois a Alemanha, como devo proceder… faço o detaxi em Paris e depois outro na Alemanha?
conexaoparis
Ana Cristina
O détaxe é feito no último aeroporto antes de deixar a Europa.
Guilherme
Olá, tive o mesmo problema que o Gustavo acima. postei o envelope da Itália com os dados corretos e vi hoje, 08/09/2010 que debitaram o valor do meu cartão de crédito.
Gostaria de saber se alguém já passou por isso e o que fazer?
Obrigado desde já.