Compra de bilhetes iDTGV com cartões de crédito emitidos no Brasil.
Texto da leitora Maria das Graças.
Compra de passagens de trem na França é assunto recorrente aqui no blog e, por essa razão, registro, a seguir, a dificuldade que tive ao comprar bilhetes iDTGV nos 1ºs dias de julho de 2011. É importante o registro da data já que tudo muda o tempo todo no mundo.
Bilhete iDTGV é comprado exclusivamente pela Internet. A principal vantagem é o excelente preço, incomparável a qualquer outro. Mas, além do preço, temos o conforto de fazer tudo em casa. Compramos e imprimimos o bilhete e ao chegar à estação é só apresentá-lo ao agente, na plataforma de embarque, junto com um documento de identidade e boa viagem. Sobre as facilidades no embarque, é o que diz o site. Eu ainda não embarquei.
Motivei-me a comprar no site iDTGV depois de ler, no Conexão Paris, um comentário positivo de uma leitora do blog no post “Primeira Classe nos Trens Franceses de Alta Velocidade”. Essa leitora havia comprado os mesmos bilhetes aqui no Brasil.
O passo a passo da compra
Para começar não é obrigatório mas é desejável que abram uma conta cliente iDTGV aqui: ventes.idtgv.com/Register. É rápido e ela será útil como referência no contato com o site, nas consultas futuras, reimpressão do bilhete, etc.
O site de compra, por sua vez, é bem amigável ventes.idtgv.com e é fácil a escolha da data, classe (1ª ou 2ª), horário e assento. Chega-se ao final do processo de compra e o site avisa que o processamento pode durar até 60 segundos. Muitos 60 segundos depois e nada aconteceu. Atualizei a página e apareceu uma caixa de diálogo com a mensagem “carte de crédit refusé”. A razão eles não dizem. E ainda nos orientam a tentar até 3 vezes por dia com o mesmo cartão ou com outros.
Depois de várias tentativas frustradas resolvi consultar a FAQ (perguntas mais freqüentes) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que os cartões de crédito emitidos no Brasil não são aceitos (os meus são Visa e Mastercard Internacionais). Inacreditável no mundo de hoje! Inconformada e certa de que eu precisava fazer qualquer coisa que me permitisse comprar os meus bilhetes fui em frente.
Enviei a 1ª mensagem onde eu dizia que moro no Brasil, meus cartões foram emitidos no Brasil mas não consigo comprar bilhetes iDTGV.
A resposta confirmava o que eu já sabia. Não era possível comprar no site com cartões de crédito emitidos no Brasil. Mas se eu quisesse eles pediriam ao serviço de contabilidade deles para desbloquearem os meus cartões.
Enviei a 2ª mensagem aceitando o desbloqueio. Nesse momento o cadastro no site foi de suma importância pois informei o meu número de conta cliente iDTGV e através dele fizeram o desbloqueio. Não informei os nºs dos meus cartões. Em seguida me avisaram que os cartões já estavam desbloqueados.
Animadíssima, no dia seguinte pela manhã, tentei novamente e nada: carte de crédit refusé.
Enviei a 3ª mensagem dizendo que eu não tinha conseguido, apesar do desbloqueio dos cartões, e pedi que me ajudassem ou dissessem o que mais eu teria que fazer.
À tarde, mesmo sem resposta, resolvi tentar novamente já que eu ainda poderia fazer duas tentativas. Vocês não imaginam o meu contentamento quando no final apareceu uma página completamente diferente das que eu tinha visto até então dando todos os dados dos bilhetes e me dizendo que eu receberia um e-mail de confirmação, a partir do qual eu poderia imprimir os meus bilhetes. Maravilha! Hoje já estou com os meus bilhetes impressos.
O site é em francês, inglês ou espanhol.
Agradeço a amiga Maria das Graças esta dica e acrescento um pequeno detalhe. Quando compramos passagem iDTGV podemos escolher o ambiente do vagão. Quer um ambiente onde possa conversa com o vizinho, escutar música ou mesmo telefonar? Escolha iDZAP. Se quiser dormir e ficar tranquilo no seu canto, a opção é iDZEN.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
203 Comentários
Rosangela S. M. Albuquerque
Olá Rodrigo!
Como muitos, estou tentando sem sucesso efetuar a compra de passagens TGV Paris-Nimes para início de Outubro. Lí na postagem acima, de Dayse Vasconcelos , que vc poderia intermediar esta compra, é possível? Outra pergunta é, caso você não esteja disponível, é possível conseguir passagem a preço coerente ai em Paris comprando no dia ou com um ou dois dias de antecedência? Aproveito para deixar os meus parabéns pela competência e profissionalismo deste blog. Parabéns a todos vocês! Obrigada
Rosane
Rodrigo, assim como muitos aqui, meu processo de compra não finalizou. Tentei para outubro Paris x Bordeaux e, apesar do envio do tolken pelo meu Banco, a compra não se efetivou. Recebi email da Voyages dizendo isso. Duas dúvidas:
1) Virá cobrança em meu cartão?
2) O que faço para tentar novamente?
Vi acima que você auxiliou em uma compra paypal. Pode me ajudar?
Grata!!
Rodrigo Lavalle
Rosane, se você não recebeu o email de confirmação de compra, o seu cartão não será cobrado. Sugiro que você tente com outros cartões.
Abraços.
Tatiana
Olá!
Não estou conseguindo comprar bilhetes pelo idtgv, ja fiz cadastro no site, ja desbloquei cartao para comprar no exterior , ja entrei em contato com o idtvg que liberou a compra com cartão brasileiro e já tentei tanto pelo próprio site, como pelo capitaine train…. e nada! Viajo no fim do próximo mês , tem alguma ideia de como resolver? Poderia me ajudar!!!
Rodrigo Lavalle
Tatiana, existe uma incompatibilidade entre esses sites de venda de passagens de trem e algumas empresas de cartão de crédito brasileiras. Tente com outros cartões. Se você não conseguir, a solução é comprar quando chegar aqui em Paris.
Abraços.
Paula
Prezado Rodrigo,
Enviei um email solicitando ajuda para comprar as passagens de trem. Se você puder me ajudar, agradeço!
Rodrigo Lavalle
Paula, irei lhe responder assim que possível.
Abraços.
marina
Caro Rodrigo,
Achei muito útil seu sute e socorre a todos. Aqui me incluo. Hoje, 17/09/2014, comprei 2 passagens de trem, de Paris para Avigon, ida e volta para o dia 27/09 com retorno dia 08/10.
No final da compra, após meu cartao de credito ter sido debitado, o site informou que a compra nao foi efetivada. Tentei mandar msg para o contato que aparece no site, sem sucesso. Náo localizei nenhum telefone para informações/reclamações. Você sabe de algum? Como poderia resolver?
Obrigada,
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Marina, em qual site você fez a compra? Geralmente, nesses casos, somente o limite do seu cartão foi afetado. Se você não recebeu o email de confirmação, a compra não foi efetivada. Daqui a alguns dias o limite voltará ao normal. Abraços.
Angela
Acabei de conseguir comprar passagens no site do iDTGV, depois de penar por quase uma semana. Falei com gerentes de bancos, mandei msg pra SNCF até que me inscrevi no site do idtvg e via email para [email protected] pedi que desbloqueassem meu cartão de credito. Informei meu nome, os últimos quatro números do cartão de credito e o Brasil como pais emissor do cartão. Isto foi na sexta-feira as 2h00. No sabado as 5h40, recebi o retorno deles e fiz a compra. O preço aumentou desde o inicio do “processo”, mas continuava ainda bom. A resposta que recebi foi a seguinte:
“Dear B,
We hereby acknowledge receipt of your message relating to wish to buy a ticket on our Website with your card.
We informed the service which is in charged of this matter in view to authorize exceptionally the payment with your card from Brazil ending by xxxx.
You should be able to realize your transaction with success. If it isn’t the case please do not hesitate to contact us back.
We wish you a pleasant day and remain at your entire disposal for any further information you may require.
Your sincerely,
Servane
Service Clients iDTGV “
Kátia Isabel
Comigo aconteceu exatamente como descrito pela leitora Daniela (em Maio) .Tudo deu certo ,o trem foi maravilhoso ,economizei muito e nem sabia francês: escrevi em inglês e fui muito bem atendida. Obrigada a todos que participam desse blog!
Ana Paula Fernandes
Bom dia,
Estou tentando comprar minha passagem Londres-Bélgica pelo site da Eurostar e não consigo de jeito nenhum, pois ao concluir o pagamento aparece uma tela branca como muitos já falar por aqui. Já tentei cartões diferentes e não consegui êxito na compra. Vocês poderiam me ajudar? Desde já agradeço, obrigada!
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, existe uma incompatibilidade entre esses sites e as operadoras de cartão de crédito brasileiras. Tente nesse site http://www.voyages-sncf.com/. Caso você não consiga me escreva no email [email protected].
Abraços.
Dayse Vasconcelos
Pessoal , não existe coisa mais fácil que comprar bilhetes de trem em Paris , sem stress!
É muito simples , basta entrar em contato com o Rodrigo e ele resolve tudo !!
Esses sites aí que vocês indicaram me deram uma canseira que desisti…
Mandei um email para o Rodrigo com as informações do destino, nome ,enfim…
Paguei pelo paypal e recebi minhas passagens por email.
Était très facile ! Super !!
Merci Rodrigo!!
Rodrigo Lavalle
Dayse, por nada, estou à disposição.
Abraços.
fernanda
Pessoal, obrigada pelas dicas, muito legais!
Eu tenho uma dúvida: consegui comprar os tickets no site da voyages e recebi as confirmações por e-mail. Porém nao consta o nome dos passageiros, diz apenas 1st Passenger marcação xx e assim por diante, mas em alguns trechos recebi com os nomes completos. É normal? Como devo proceder?
Rodrigo Lavalle
Fernanda, você recebeu as passagens por email (e-billet) ou elas chegarão mais tarde pelo correio?
Abraços.