Compra de bilhetes iDTGV com cartões de crédito emitidos no Brasil.
Texto da leitora Maria das Graças.
Compra de passagens de trem na França é assunto recorrente aqui no blog e, por essa razão, registro, a seguir, a dificuldade que tive ao comprar bilhetes iDTGV nos 1ºs dias de julho de 2011. É importante o registro da data já que tudo muda o tempo todo no mundo.
Bilhete iDTGV é comprado exclusivamente pela Internet. A principal vantagem é o excelente preço, incomparável a qualquer outro. Mas, além do preço, temos o conforto de fazer tudo em casa. Compramos e imprimimos o bilhete e ao chegar à estação é só apresentá-lo ao agente, na plataforma de embarque, junto com um documento de identidade e boa viagem. Sobre as facilidades no embarque, é o que diz o site. Eu ainda não embarquei.
Motivei-me a comprar no site iDTGV depois de ler, no Conexão Paris, um comentário positivo de uma leitora do blog no post “Primeira Classe nos Trens Franceses de Alta Velocidade”. Essa leitora havia comprado os mesmos bilhetes aqui no Brasil.
O passo a passo da compra
Para começar não é obrigatório mas é desejável que abram uma conta cliente iDTGV aqui: ventes.idtgv.com/Register. É rápido e ela será útil como referência no contato com o site, nas consultas futuras, reimpressão do bilhete, etc.
O site de compra, por sua vez, é bem amigável ventes.idtgv.com e é fácil a escolha da data, classe (1ª ou 2ª), horário e assento. Chega-se ao final do processo de compra e o site avisa que o processamento pode durar até 60 segundos. Muitos 60 segundos depois e nada aconteceu. Atualizei a página e apareceu uma caixa de diálogo com a mensagem “carte de crédit refusé”. A razão eles não dizem. E ainda nos orientam a tentar até 3 vezes por dia com o mesmo cartão ou com outros.
Depois de várias tentativas frustradas resolvi consultar a FAQ (perguntas mais freqüentes) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que os cartões de crédito emitidos no Brasil não são aceitos (os meus são Visa e Mastercard Internacionais). Inacreditável no mundo de hoje! Inconformada e certa de que eu precisava fazer qualquer coisa que me permitisse comprar os meus bilhetes fui em frente.
Enviei a 1ª mensagem onde eu dizia que moro no Brasil, meus cartões foram emitidos no Brasil mas não consigo comprar bilhetes iDTGV.
A resposta confirmava o que eu já sabia. Não era possível comprar no site com cartões de crédito emitidos no Brasil. Mas se eu quisesse eles pediriam ao serviço de contabilidade deles para desbloquearem os meus cartões.
Enviei a 2ª mensagem aceitando o desbloqueio. Nesse momento o cadastro no site foi de suma importância pois informei o meu número de conta cliente iDTGV e através dele fizeram o desbloqueio. Não informei os nºs dos meus cartões. Em seguida me avisaram que os cartões já estavam desbloqueados.
Animadíssima, no dia seguinte pela manhã, tentei novamente e nada: carte de crédit refusé.
Enviei a 3ª mensagem dizendo que eu não tinha conseguido, apesar do desbloqueio dos cartões, e pedi que me ajudassem ou dissessem o que mais eu teria que fazer.
À tarde, mesmo sem resposta, resolvi tentar novamente já que eu ainda poderia fazer duas tentativas. Vocês não imaginam o meu contentamento quando no final apareceu uma página completamente diferente das que eu tinha visto até então dando todos os dados dos bilhetes e me dizendo que eu receberia um e-mail de confirmação, a partir do qual eu poderia imprimir os meus bilhetes. Maravilha! Hoje já estou com os meus bilhetes impressos.
O site é em francês, inglês ou espanhol.
Agradeço a amiga Maria das Graças esta dica e acrescento um pequeno detalhe. Quando compramos passagem iDTGV podemos escolher o ambiente do vagão. Quer um ambiente onde possa conversa com o vizinho, escutar música ou mesmo telefonar? Escolha iDZAP. Se quiser dormir e ficar tranquilo no seu canto, a opção é iDZEN.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
203 Comentários
Luciano
Obrigado pela dica Maria das Graças.
Segui o mesmo procedimento e consegui comprar as passagens no idTGV.
A partir de 01/10/13 o site http://www.ouigo.com/fr libera a venda de passagens com desconto no período de inverno no sul da França. Este site também não aceita Paypal, então é possível que eu tenha solicitar o desbloqueio do cartão por e-mail novamente (não sei se o desbloqueio do idTGV também vale pro Ouigo).
Fernando
Gente,
Palhaçada… Fui comprar una bilhetes TGV em Paris mas n consegui . Pedem fone local …celular. E agora.? Obrigado desde já !
Lina
Fernando
Você pode fornecer um telefone similar: 06 42 03 99 98, por exemplo.
Tente.
Rosangela
Oi Lina,
Boa noite.
Como funciona essa opção do Rodrigo comprar nossas passagens de trem? Não consigo de forma alguma comprar no site da SNCF, já tentei de todas as formas, li cada dica aqui nos posts e fui lá tentar, por fim descobri que meu cartão, que é internacional e nunca me deixou na mão, não tem um tal de 3D segure code, nem o site do cartão soube me explicar do que se trata, só falam que está desbloqueado para compras internacionais. Agradeço mais uma vez o apoio e dicas de sempre. os trechos são: Paris – Bruges (16.09.13) e Bruges – Amsterdã (18.09.13). A propósito já recebi o guia, AMEI, já li todinho e marcamos o que vamos ver.
Beijos,
Rosângela
Lina
Rosangela
O Rodrigo presta serviços de secretariado para nossos leitores. Ele é de toda confiança, sério, simpático e prestativo.
Entre em contato com ele.
[email protected]
Priscila
Pessoal,
Não consigo comprar passar na SNCF. Pretendo comprar o trecho Paris-Chantilly, porém, mesmo utilizando cartões de créditos de dois bancos diferentes ( ambos internacionais e já utilizados e outras companhias de trens europeias), não obtenho êxito. Vocês poderiam me dar umas dicas ou auxiliar?
Grata
Priscila
Lina
Priscila
Muitas pessoas encontram a mesma dificuldade. Já forneceu endereço francês. O do seu hotel, por exemplo.
Senão pode pedir ao Rodrigo para comprar para você. Quando chegar ele te entrega no hotel.
email contato:[email protected]
Felipe
Olá, segui as orientações de Ale tricolor e também consegui comprar as passagens ida e volta, Paris-Bruge, Bruge-Paris com a confirmação por email e também no site da TGV europe.
Abraços.
Felipe
Olá Lina, realmente impressionante o seu site, suas informações são preciosa.
Gostaria de um auxílio na compra de passagens entre Paris e Bruges, pelo que me informei as passagens à Bruxelas são com assentos marcados e apartir de Bruxelas. Tive dúvida na emissão das passagens ao embarcar em Paris (se recebo os 2 trechos ou posteriormente tenho que fazer a troca na estação em Bruxelas) e se você recomendaria permanecer algumas em Bruxelas, pois a compra separada implica em custo final maior.
Grato.
Ale Tricolor
Passo por aqui para agradecer a Lina e os colaboradores do Blog pelas dicas importantíssimas que me facilitaram na emissão dos bilhetes de trem. Segui os conselhos do meu xará Alexandre (conforme comentário dele em 13/09/2012). Realizei a compra pelo http://www.tgv-europe.com dizendo que sou morador da França, usando um cartão de crédito brasileiro de bandeira Visa. Não foi preciso solicitar liberação de nada com o pessoal do site tgv-europe.com. Consegui desconto de 48% se comparado com os preços da raileurope.com.br na emissão dos tickets
Toulouse/Aix-en-Provence e Aix-en-Provence/Paris. Recebi todos os bilhetes por email. Perfeito! 🙂
Alessandra
A compra pelo tgv-europe.com realmente tem que ser feita com a senha do cartão?
Lina
Alessandra
Quando compramos por internet temos que fornecer a senha. Este site da da estatal francesa. Seguro.
paulo trigueiro
Ola amigos
Pra ilustrar esse assunto.
Comprei 2 trechos de TGV pelo site tgv-europe.com . Lyon-Genebra comprei no dia 20 de setembro para viajar no dia 29 outubro.
Paris-Lyon comprei no dia 22/outubro pra viajar dia 27/outubro.
Pois bem, no trecho Paris-Lyon não tive problema nenhum, cheguei na estação e retirei os bilhetes utilizando o cartão de crédito (importante, senão não retira os tickets) nas máquinas amarelas, sem necessidade de nenhuma ajuda externa.
Quanto ao trecho que comprei 45 dias antes, não consegui imprimir os ticktes (éramos um grupo de 6 pessoas) nas maquinas amarelas e passei mais de 2 horas na estação de Lyon pra tentar desenrolar esse perrengue, mesmo eles constatando que estava tudo pago. Eles conseguiram, depois de muito esforço, imprimir um ticket q valia para nós 6. Foram muito gentis e dispostos a resolver o problema o tempo todo e falando em Ingles sem problema.
.O mais interessante é que embarcamos felizes da vida, mas durante todo o trajeto ninguem chegou pra “grampear” o bilhete, isto é, pra constatar que estava tudo certo. Coisas de país civilizado que acredita nas pessoas.
Espero ter ajudado.
Boa viagem a todos e curtam muito Paris!!
Alexandre
Natalia se conseguir relatar aqui a retirada do Bilhetes você vai ajudar a enriquecer este assunto para todos que estão pensando nesta solução/alternativa. Eu ainda não fiz o uso dos meus tickets. Obrigado!