foto: liberation.fr
O camembert originariamente era fabicado na Normandia. No início do século XX a sua fabricação se espalhou pela território francês e outros países. Todos eram vendidos no mercado com o mesmo nome, todos se chamavam camembert. Em 1983 o camembert da Normandia obteve um AOC – Appellation d’Origine Controlèe. Este AOC permitiu salvar a fabricação do queijo na sua região de origem e guardar a tradicional tecnologia deste delicioso queijo.
Por traz deste AOC uma luta judicial entre os pequenos produtores da Normandia que fabricam o camembert utilizando o leite cru e os grandes industriais que empregam o leite fervido. Este últimos queriam que os seus queijos fossem também considerados como camembert da Normandia. Ora, a diferença do gosto é enorme entre um e outro. Claro que aquele ao leite cru é muito mais saboroso que o outro que trabalha com leite fervido.
Os pequenos produtores acabaram de ganhar a luta. Para obter o AOC camembert da Normandia o queijo deve ter sido fabricado com leite cru.
Quando forem comprar um camembert verifiquem a etiqueta. Nela deve constar com que tipo de leite ele é fabricado. Acima o mapa da região e das cidades da Normandia onde estão os pequenos fabricantes do camembert Appellation d’Origine Controlée.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
conexaoparis
Mirella.
Vende sim é é um queijo excelente.
Mirella
Agora você me matou… meu queijo favorito!!! Imagina diretamente da fonte… deve ser dos deuses…
O duro de morar no Canadam ainda não sei se na Australia é igual… mas o queijo perde o gosto por causa dessa higiene toda que tem que ser feito (risos)…
Enfim… uma perguntinha… é verdade que aí não vendo o Brie?
bjs