Como arrumar mala para viagem internacional.
Como arrumar mala para viagem internacional é um tema complexo e envolve vários subtemas: bagagem de cabine, produtos proibidos de entrar na França, mala certa para viagem internacional, mala para viagem a trabalho, produtos proibidos de entrar no Brasil, limites da alfândega. Todos eles já foram tratados aqui no blog. Vocês encontram os links para cada post no final da página.
Voltamos com o assunto “malas” mostrando um detalhe simples e fundamental. Qual a melhor técnica para empilharmos as roupas na mala sem amarrotá-las demais.
Neste aspecto o mundo se divide em dois grupos: dobrar ou enrolar. Durante anos fizemos parte do primeiro. Aos poucos passamos a enrolar algumas peças. Atualmente enrolamos tudo: vestidos, camisas, calças, saias. Até blazer não muito estruturado.
Mas como enrolar?
O princípio é dobrar e em seguida enrolar. Dobre a camisa de maneira tradicional sem chegar até o final. Quando ela estiver dobrada no sentido do comprimento enrole-a até formar um rolinho compacto. Mesmo procedimento para todas as peças. Dobrar até formar um retângulo. Em seguida enrolar.
Saias e calças são fáceis, enrolamos sem dificuldade. Camiseta manga curta e comprida também. Mesmo vestidos e camisas de seda se adaptam perfeitamente à técnica.
O tecido mais fácil para enrolar é a lã. Como ela é mais encorpada, os rolinhos ficam bem feitos.
As peças que chegaram mais ou menos amarrotadas são suspensas no banheiro durante a ducha. Antiga técnica de desamarrotar roupas com vapor d’água.
Resta a questão da ocupação do espaço. Algumas pessoas acham que enrolar ocupa mais espaço na mala. Nós já fizemos o teste entre enrolar e dobrar e o resultado é idêntico.
Dobrar ou enrolar, cada um com sua mania. O detalhe fundamental é aprender a viajar com pouquíssima roupa. Principalmente se você terá voos internos na Europa ou pegará trem.
Me lembro de uma viagem no interior da França com uma amiga. Ela com mala grande, eu com mala cabine. Não a vi duas vezes com a mesma roupa. E eu não passei o aperto que ela passou para entrar no trem, nas caminhadas para buscar o carro alugado e estacionado a 500 metros da estação… Mas aproveito para agradecê-la por ter me apresentado a técnica dos rolinhos.
Leia também:
Clique aqui. Bagagem ideal para cabine.
Clique aqui. Produtos proibidos de entrar na França.
Clique aqui. Como escolher mala certa para viagem internacional.
Clique aqui. Como se preparar para uma viagem internacional a trabalho.
Clique aqui. Bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega.
Clique aqui. Como fazer uma mala prática.
Clique aqui. Como se vestir no inverno.
Clique aqui. como se vestir na primavera (e no outono).
Clique aqui. Documentos necessários para entrar na França.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Jacqueline
Sempre enrolei. O problema é a volta que não há rolinho que salve. Já voltei com mala pesando 45 kg e paguei uma nota pelo peso extra. Agora o caso é que sempre viajo pela TAP, que voa direto de Porto Alegre para Lisboa, onde fico uma semana e depois vou para Paris de avião ou, como da última vez, voando para Madri, depois trem para Barcelona e de Barcelona trem para Paris. A TAP não tem mais franquia de bagagem. Estou bem preocupada, pois levava malas quase vazias para voltar estourando de cheias das maravilhas das liquidações de Paris.
Rodrigo Lavalle
Jacqueline, que pena, as liquidações em Paris realmente valem a pena.
Washington
Uma dica a para as roupas não ficarem soltas dentro da mala, é completar a mala com um traveseiro. No final da viagem, após as compras, é só deixar o travesseiro.
Luciana Albuquerque
Ah! Parabéns pelo post! Fazer malas é uma ciência muito complexa!
Rodrigo Lavalle
Luciana, obrigado pelas dicas.
Luciana Albuquerque
Eu cheguei à conclusão que quando uso mochilas, mochilão, malas não estruturadas, o melhor é enrolar! Os rolinhos se apoiam mutuamente, a roupa chega bem e economiza espaço mesmo! Quando uso malas estruturadas, aí prefiro dobrar a roupa, colocando no fundo as que não amarrotam nunca, usando-as como preenchimento daqueles desníveis do fundo da mala, aí venho com as demais. Numa das metades coloco só roupas e na outra sapatos e necessaires. Funciona bem. Mas cuidado, se for levar pouca coisa e a mala ficar meio vazia os rolinhos são melhores, porque nesse caso dobrando pode ser que tudo se amontoe quando viramos a mala na vertical.
Mica
Ah, uma dúvida.
Todos os tickets (Orlyval, RER B e metrô) eu compro na Orlyval ou comprarei em cada um desses lugares?
O que eu tenho que dizer? Que vou até o centro de Paris e preciso desses tickets todos?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mica, antes da plataforma do Orlyval existem máquinas de venda de tickets. Você vai comprar um ticket para Paris que custa 12,05€. Com ele você poderá pegar o Orlyval, o trem RER B e o metrô até o albergue.