As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.
Andar de Vélib’ é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as Vélib’ (união das palavras vélo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade. Já são mais de 20.000 Vélib’ e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.
As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe Vélib’: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira meia hora é gratuita. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora (a cada 29 minutos). Dessa forma, com um único pagamento de 1,80 euros, dá pra rodar o dia todo.
Clique aqui para ler outro artigo com o passo a passo de como alugar uma Vélib’.
As Vélib’ são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.
O site do Vélib’ tem opção do idioma em inglês ou espanhol, clique aqui.
Observações:
1- Leiam o comentário da leitora Alessandra Soraggi. Ela usou o Vélib’ em Paris e faz uma análise excelente do uso das bicicletas
2- Kátia Becho, a autora do artigo, passeou por Paris guiada por uma amiga parisiense. Por isto ela pode usar, sem problemas, o recurso de devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos. Desde que publiquei o artigo da Kátia, estou preocupada com este detalhe. Aconselho a não usarem este recurso. Melhor pagar os acréscimos a cada meia hora e passear pela cidade sem se preocupar com a troca de bicicletas a cada 29 minutos. Concordo plenamente com tudo que Alessandra disse.
Leia também:
- Alugar bicicletas em Paris: modificações do programa Vélib
- Mapas das pistas cicláveis em Paris
- Problemas na locação? Veja como solucionar.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
222 Comentários
Luiza
Sândalo, verifica tudo mesmo antes de vc alugar. Acho que tem que devolver sim, mas vc talvez tenha um abatimento no preço. Não sei direito. É meio confuso, e eles não vão me devolver o dinheiro que me cobraram a mais. Sei lá, aconselho vc andar de metrô ou de ônibus mesmo se não quiser ter dor de cabeça depois…
Sândalo Jhony Gomes
Perai… entao quer dizer q mesmo eu pagando por 7 dias, eu tenho q devolver de 30 em 30 minutos??? qual a vantagem de pagar entao?
conexaoparis
Sândalo
Se pagou por 7 dias não tem que devolver.
Luiza
E só respondendo à Ingrid Passos, não acho que seja desonestidade devolver a bicicleta a cada 29 min não. Todos os parisienses fazem isso, e a prefeitura logicamente sabe. Se eles quisessem cobrar pelo tempo que vc usa o sistema eles teriam como fazer isso. Eles não são bobos! Só acho que eles permitem isso pra vc sempre escolher essa opção que é mais sustentável, desafoga o trânsito, e é mt lucrativa tb, pq se vc pensar no preço que deve ser a manutenção dessas bicicletas não deve ter comparação com os preços de manutenção de ônibus e outros sistemas públicos.
Luiza
Oi pessoal, também tive a mesma decepção com as bicicletinhas.
Adorei passear em Paris com a Vélib, e achei a ideia mt boa. Mas o sistema parece não ser tão bom. Primeiro que a informação não é clara. Me lembro de ver váriso turistas, como eu, perdidos, nas estações de vélib, tentando entender o sistema. No painel explicativo, vc pode escolher a opção de idioma. Mas a explicação não é abrangente. Qdo vc começa a usar, as informações passam a ser só em francês, e quem não sabe, aconselho nem usar. Eu sei um pouco de francês e me enrolei.
A sorte é que um parisiense se ofereceu pra me explicar. E eu expliquei a outros turistas que tb estavam perdidos. Ou seja, o problema não era a gente, e sim, o sistema.
Andei de bicicleta nos primeiros 20 min bem tranquila. Mas depois passei a ficar mais atenta de onde teria uma próxima estação de Vélib pra deixar minha bicleta do que à paisagem. Encontrei uma estação qdo já tinha passado dos primeiros 30 min. Então eu teria que pagar 1 euro a mais por isso. Tudo bem. Não é tanto.
Qdo devolvi minha bicicleta, percebi que a luz ficou vermelha. Eu tentei então tirar a bicicleta de novo, e encaixar novamente. Mas não dá. Fui no painel, e não tinha nada explicando o que fazer caso isso acontecesse. Fiquei esperando até aparecer alguém devolvendo a bicicleta pra perguntar. A pessoa, que parecia viver lá, disse que não tinha problemam que isso acontecia mesmo mas que eu não devia me preocupar. Como vi que tinha mais uma bicicleta com a luz vermelha acesa, pensei que ele pudesse ter razão. Mesmo assim, fiquei bem preocupada. Isso foi no sábado, dia 17 de julho. Ontem foi descontado da minha conta 101 euros! Fiquei apavorada. Não tenho mais o tícket provando, só o extrato do banco com a cobrança. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Muito obrigada,
Luiza.
conexaoparis
Luiza
Este problema acontece com frequencia.
Acho que vou desaconselhar o uso do Velib.
Porque, agora, a única solução é escrever para Velib. Vá até o site Velib. Procure o contact e escreva para eles.
Heloisa Santos
Conexão Paris
Estou indo para Paris em Setembro e dessa vez gostaria de conseguir alugar uma Velib. Pelos comentários percebi que ter um cartão com chip é condição para conseguir alugar uma Vélib e a partir daí tomar todos os cuidados relativos a devolução. Porém, gostaria de utilizar o Navigo Découverte mas não faço a mínima idéia de onde posso conseguir esse Passe nem tampouco suas regras e procedimentos. Você saberia me informar ?
Desde logo agradeço.
conexaoparis
Heloisa
Eu até hoje não entendi como funciona navigo e velib. Acho que vou fazer um curso.
renata
Qd se aluga a velib no tiket vem um valor de 150 euro como garantia caso vc nao devolva a bicicleta. Pois é eles debitam da sua conta no dia seguinte e podem nao devolver este dinheiro, no meu caso nao depositaram ate hoje. e o que seria 1 euro vira 150.
NO site informam que a devolucao acontece em 7 dias o que nao ocorreu ate agora.
conexaoparis
Renata
Você já entrou em contato com eles para reclamar?
No site do Velib tem um espaço para contatos.
Telma Pereira
Lina,
Muito obrigada….tô pesquisando isso e se descobrir algo mais…volto aqui pra contar…Bjs
Telma Pereira
Lina,
Eu tenho o Navigo, fiz em fevereiro quando estive aí…ele me dá algum desconto??? Em que ajuda, tê-lo??? Outra coisa…eu não tenho senha do Navigo…essa senha não é só pra quem mora e trabalha em Paris??? Como vou agora em julho, gostaria de alugar uma bike mas fico até com medo depois dos comentários….
Outra coisa….pelo que entendi, esse sistema de entregar antes de 30 minutos é para que as bicicletas tenham rotatividade e se cobra caro nas horas seguintes justamente para que vc, mesmo parado em alguma loja ou mercado, não deixe a bike parada tbm…certo???
Bjs
Telma Pereira
conexaoparis
Telma
Nunca entendi muito bem qual a relação entre navigo e velib. Acho que é o seguinte: o navigo te da acesso à locação. Náo precisa se inscrever. Depois você paga como todo mundo.
O incentivo dos 30 primeiros minutos gratis é para isto mesmo. Para que todos devolvam e que as bicicletas fiquem disponíveis.
conexaoparis
Ingrid
Todos os parisienses adotam a mesma política. Se o sistema funciona desta forma é porque pode ser usado desta forma. Se isto fosse contra a lei já teria sido modificado.