As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.
Andar de Vélib’ é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as Vélib’ (união das palavras vélo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade. Já são mais de 20.000 Vélib’ e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.
As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe Vélib’: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira meia hora é gratuita. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora (a cada 29 minutos). Dessa forma, com um único pagamento de 1,80 euros, dá pra rodar o dia todo.
Clique aqui para ler outro artigo com o passo a passo de como alugar uma Vélib’.
As Vélib’ são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.
O site do Vélib’ tem opção do idioma em inglês ou espanhol, clique aqui.
Observações:
1- Leiam o comentário da leitora Alessandra Soraggi. Ela usou o Vélib’ em Paris e faz uma análise excelente do uso das bicicletas
2- Kátia Becho, a autora do artigo, passeou por Paris guiada por uma amiga parisiense. Por isto ela pode usar, sem problemas, o recurso de devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos. Desde que publiquei o artigo da Kátia, estou preocupada com este detalhe. Aconselho a não usarem este recurso. Melhor pagar os acréscimos a cada meia hora e passear pela cidade sem se preocupar com a troca de bicicletas a cada 29 minutos. Concordo plenamente com tudo que Alessandra disse.
Leia também:
- Alugar bicicletas em Paris: modificações do programa Vélib
- Mapas das pistas cicláveis em Paris
- Problemas na locação? Veja como solucionar.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
222 Comentários
INGRID PASSOS
Pessoal, trocar de bike a cada 29 minutos é desonestidade. Vcs tem dinheiro para ir à Paris e não tem para alugar uma bike? São por essas e outras a fama de desonesto do brasileiro. A Conexão Paris deveria retirar da internet este conselho deplorável.
gahs
Nao entendi bem, o preço para andar nestas bicicletas!
Alguem poderia resumir um pouco, o preço e como fazer?
Gisley Scott
Essas bicicletas são modernosas hein?
Se eu morasse em Paris e me aventurasse a andar de bike, pagaria pelo mensal ou anual. Vai que eu me perdia na beleza da cidade e esquecesse de trocar? hahahaha :)!
Aí tem lei mesmo, né? Os policiais chegaram junto. Por aqui é assim tb! Se vc estiver dirigindo e exceder 10mph do limite de velocidade, pode esperar que uma viatura da polícia vai enconstar :)!
conexaoparis
Luiz
Não sei se o João vai voltar neste post.
Eu estou meio por fora desta informação.
Não posso te ajudar.
LUIZ FILIPE LISKA
JOÃO GUILHERME, TD BOM? PODE ME TIRAR UMA DUVIDA, ENTÃO COM O PASSE NAVIGO DECOUVERTE NÃO TEREI NENHUMA VANTAGEM OU DESCONTO JUNTO A VELIB, OBRIGADO PELA ATENÇÃO,
UM ABRAÇO, LUIZ LISKA.
Carlos
Pessoal. Peço desculpas pela informação errada. Encaminhei comentário para este blog em 03/11/2009, logo após retornar da Europa, após uma pequena passagem por Paris. Disse acima que o valor cobrado pela utilização do serviço Velib foi processado de forma errada. O que ocorreu foi o seguinte: aluguei uma bicicleta com o meu cartão de crédito. O período de utilização não passou de 45 minutos. Em em minha fatura vieram duas cobranças, uma de 1 euro e outra de 36 euros (!!!!), ambas referentes ao serviço de locação. A primeira reconheço como devida. A segunda, claro que não. O pior é que o meu banco não cancelou a cobrança por alegar que eu autorizei a despesa, pois havia digitado a senha do cartão. Portanto, acho que dei até sorte, pois imagina se eles cobram o valor da bicicleta? Pense bem antes de usar o cartão de crédito, pois quando vc tiver ciência da cobrança, vc já estará longe de Paris. Peço desculpas pela informação anterior.
João Guilherme
Lina,
sou leitor frequente do blog, já morei em Paris por um ano, e vou voltar neste final de ano para o revéillon.
Gostaria de complementar com uma informação que acredito não ter ficado muito clara:
A utilização do Passe Navigo Découverte não exclui a necessidade de ter um cartão de crédito para ‘carregá-lo’.
Assim, para ter o “abonnement” de 1 ou 7 dias, você se identifica com o Passe Navigo Découverte, e em seguida insere o seu cartão de crédito que PRECISA ter um CHIP, exceto se for um American Express, que funciona mesmo sem ter chip.
Lembrando o pessoal que não prestou atenção que mesmo pagando o aluguel para 1 ou 7 dias, você será cobrado de tarifas extras se não devolver a bicicleta em até 30 minutos. O segredo, então, é trocar por outra a cada 30 minutos para não pagar essas tarifas, que são um pouco salgadas:
– 1 euro para a 1ª meia-hora adicional
– mais 2 euros para a 2ª meia-hora adicional
– mais 4 euros para cada meia-hora adicional, a partir da 3ª.
[email protected]
olha que legal
Carlos
Estivemos em Paris, eu, minha esposa e meu irmão, no início do mês de outubro e aproveitamos para utilizar os serviço de aluguel de bicicletas. Achamos um pouco complicado a liberação das bicicletas, pois a reserva no cartão de crédito somente é possível no caso do cartão ser exclusivo para tal operação (crédito). Ou seja, não é possível usar os cartões de dupla função (conta corrente e cartão de crédito).
Também tivemos uma surpresa mal vinda quando chegou a fatura do cartão. Embora tínhamos devolvido as bicicletas após 30 minutos, o valor cobrado foi o equivalente a quase 20 minutos de uso. Acho que foi falta de sorte mesmo ou o sistema não é confiável. Quando retornar à Paris, certamente não utilizarei o serviço, pois o cancelamento da despesa está me dando um trabalho.