As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.
Andar de Vélib’ é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as Vélib’ (união das palavras vélo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade. Já são mais de 20.000 Vélib’ e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.
As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe Vélib’: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira meia hora é gratuita. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora (a cada 29 minutos). Dessa forma, com um único pagamento de 1,80 euros, dá pra rodar o dia todo.
Clique aqui para ler outro artigo com o passo a passo de como alugar uma Vélib’.
As Vélib’ são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.
O site do Vélib’ tem opção do idioma em inglês ou espanhol, clique aqui.
Observações:
1- Leiam o comentário da leitora Alessandra Soraggi. Ela usou o Vélib’ em Paris e faz uma análise excelente do uso das bicicletas
2- Kátia Becho, a autora do artigo, passeou por Paris guiada por uma amiga parisiense. Por isto ela pode usar, sem problemas, o recurso de devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos. Desde que publiquei o artigo da Kátia, estou preocupada com este detalhe. Aconselho a não usarem este recurso. Melhor pagar os acréscimos a cada meia hora e passear pela cidade sem se preocupar com a troca de bicicletas a cada 29 minutos. Concordo plenamente com tudo que Alessandra disse.
Leia também:
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- Mapas das pistas cicláveis em Paris
- Problemas na locação? Veja como solucionar.
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222 Comentários
AndréC
Iai Lina…tudo bem?! Continuo na busca incessante do hotel BBB. Pelo visto não vou conseguir nos distritos 1 a 6. Queria saber de algum bairro onde tenha um etap, ou algo mais em conta mas com vida própria, perto de algum lugar movcimentado que possa sair à noite! Beijos!
Adriana
Adorei o post!
Ficava olhando as velibs na minha viagem a Paris e fiquei louca para andar. Dese ser um programão!
Estou indo em outubro e desta vez, com certeza vou experimentar!
O mais incrível é que meu irmão, que estará comigo na viagem, não sabe andar de bicicleta!
Dá para acreditar?
Ester
Olá Elisa,
Estou indo a Paris em 02 Outubro, gostaria de saber como está o clima nesta época?
Adorei a Idéia da Bicicleta…
Tenho tanta vontade de ir conhecer a Riviera Fracesa, é facil ir até lá?
não de bici, claro, mas o acesso? podes me ajudar?
Elisa
Maria,
Estou encantada com o seu blog!
Conheci através de outros blogs que venho clicando e adorei!
As informações e a forma que escreve e descreve Paris… são deliciosas!
Tive a oportunidade de viver em Paris por 6 meses… e claro, me apaixonei!
Fico muito feliz de ter encontrado o seu blog… agora posso estar mais conectada com as últimas da cidade mais charmosa do mundo!
à bien tôt!
Zé Ricardo
eu fui em dezembro e tava muito frio para andar…
Katia Becho
Elvira, não tenha medo: quanto mais movimentada a rua, mais segurança para os ciclistas, que terão a ciclovia bem definida. Algumas, inclusive, ficam sobre a calçada. A atenção deve ser redobrada nas praças. O que eu faço é me aproximar das faixas de pedestres para atravessar as ruas, mas os ciclistas locais enfrentam o trânsito com a maior coragem.
Ana Luiza, vc deve manter o cartão com vc na hora da troca. Não tenho certeza se a leitura posterior é feita no tótem ou no leitor ao lado da bicicleta. Eu rodo com um cartão de um ano emprestado por uma amiga local, por isso não sei te informar sobre esse detalhe e nem saberia dizer sobre o Navigo. O mais importante é ter um cartão de crédito com o chip. Sem ele, nada feito.
Outra coisa importante, que faltou no post, é que na hora de devolver a bicicleta você deve esperar a luz ficar verde e ouvir um duplo ‘bip’. Esse duplo bip indica que você estacionou direito e ‘zera’ o seu cartão. Do contrário, a máquina vai entender que vc continua com a vèlib.
Adriane
Pessoal,
Estou indo no final de outubro, o clima atrapalha o uso das bicicletas nesta época ou é possível andar numa boa sem passar muito frio?
abraço
Ana Luiza
Que post otimo, estava achando que nao usaria esse meio de transporte, mas mudei completamente!!! mas eu ainda fiquei em duvida! rsrsrs! toda vez que deixar uma e pegar a outra vou passar o cartao ou esse ticket serve para as demais depois da primeira??
Obrigada!!!
Vany
Lina,
esse post é PROVIDENCIAL, perfeito! Valeu demais! 🙂
Beijos, Vany.
Camilla
perfeito o post!!! será minha viagem das bicicletas, já que de Paris eu sigo para Amsterdam, a capital oficial das bicicletas!!! Daí já vou treinando nas ruas de Paris para não fazer feio quando chegar lá na Holanda 🙂
beijão pra vc Lina!