As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.
Andar de Vélib’ é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as Vélib’ (união das palavras vélo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade. Já são mais de 20.000 Vélib’ e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.
As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe Vélib’: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira meia hora é gratuita. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora (a cada 29 minutos). Dessa forma, com um único pagamento de 1,80 euros, dá pra rodar o dia todo.
Clique aqui para ler outro artigo com o passo a passo de como alugar uma Vélib’.
As Vélib’ são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.
O site do Vélib’ tem opção do idioma em inglês ou espanhol, clique aqui.
Observações:
1- Leiam o comentário da leitora Alessandra Soraggi. Ela usou o Vélib’ em Paris e faz uma análise excelente do uso das bicicletas
2- Kátia Becho, a autora do artigo, passeou por Paris guiada por uma amiga parisiense. Por isto ela pode usar, sem problemas, o recurso de devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos. Desde que publiquei o artigo da Kátia, estou preocupada com este detalhe. Aconselho a não usarem este recurso. Melhor pagar os acréscimos a cada meia hora e passear pela cidade sem se preocupar com a troca de bicicletas a cada 29 minutos. Concordo plenamente com tudo que Alessandra disse.
Leia também:
- Alugar bicicletas em Paris: modificações do programa Vélib
- Mapas das pistas cicláveis em Paris
- Problemas na locação? Veja como solucionar.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
222 Comentários
Juliana Melotti
Olá, primeiro gostaria de dizer que o site de vocês é fantástico e está me ajudando muito a programar nosso roteiro! Estaremos em Paris em julho (01-04/jul) e gostaria de saber se comprando este passe diário ou de mais dias terei que pagar adicionais. Se eu comprar o passe/assinatura com validade de 7 dias pagarei apenas uma vez ou terei que pagar extras depois? Sabe me dizer qual o caução nesta situação? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Juliana, se você devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos você não terá que pagar mais nada além do valor do passe inicial. Você devolve a bike antes de completar 30 minutos, espera cerca de 5 minutos, pega outra na mesma estação e assim sucessivamente. Só é cobrado um caução no passe para 7 dias.
Paulo Celani
Olá
Eu estarei em Paris em breve e também pretendo alugar bicicletas.
Pelo o que eu entendi, o valor de 1,70 Euros para o aluguel por 01 dia NÃO é o valor para ficar com a bicicleta por todo um dia. É APENAS uma taxa para alugar a bicicleta, onde os primeiros 30 minutos são cortesia e o valor do aluguel em si (de acordo com a tabela de preços) passa a ser cobrado somente depois dos primeiros 30 minutos, caso a bicicleta não seja devolvida antes.
Caso o usuário queira utilizar a bicicleta por um período superior a 30 minutos sem pagar os adicionais, ele tem que trocar de bicicleta antes de completar os 30 minutos iniciais de cada “período inicial”.
O número e senha do ticket permanecerá válido por 01 dia.
É isso???
Minhas dúvidas:
01 – O que seria melhor fazer caso eu me descuide e não retorne a bicicleta antes dos 30 primeiros minutos?
Utilizo até o limite do período seguinte e faço um novo aluguel?
2 – Eu posso alugar duas bicicletas ao mesmo tempo com o mesmo cartão?
CÍCERO LEME
Nossa muito interessante este, principalmente a parte de NÃO DEVOLVER A BICICLETA, assim a gente gasta mais dinheiro com a bicicleta do que com passeios, o detalhe é que tem muitas estações para devolver, mas essa dica da tal ALESSANDRA que ninguém acha, não serve pra nada, estou em Londres e com muito dinheiro a menos pois foram quase 80 euros por duas bicicletas. Muito gratos a este post!! ATUALIZEM OU FAÇAM ALGO QUE PRESTE!!!
Rodrigo Lavalle
Cícero, iremos copiar o comentário da Alessandra no texto do artigo.
Gerlania Silva
No caso de comprar um passe para velib de 1 dia, fcará calcionado uma quantia no meu cartao de credito. Se no dia seguinte comprar outro passe de 1 dia, haverá outro calção? Nao tenho interesse na adesão ao pacote de 8 dias.
Rodrigo Lavalle
Gerlania, creio que não pois você estará usando o mesmo cartão de crédito.
Lana Silva
No caso de comprar um passe para velib de 1 dia, fcará calcionado uma quantia no meu cartao de credito. Se no dia seguinte comprar outro passe de 1 dia, haverá outro calção? Nao tenho interesse na adesão ao pacote de 8 dias.
Marcela Braga
olá, vou pra paris em agosto e vou ficar 3 dias, gostaria muito de andar de bike por lá, tenho um pouco de medo de não devolveres o calção, mas vou tentar. adoro conhecer os lugares de bike. o que vc me aconselha? pegar o passe diario ou o pra 7 dias? tem algum segredo no tirar e colocar a bike ? tenho medo de não saber devolver corretamente e ficarem com meu calção.
Rodrigo Lavalle
Marcela, desde que você devolva a bicicleta de forma correta, o caução será devolvido (a devolução demora alguns dias). Para ter certeza que a bicicleta foi corretamente devolvida, espera até ouvir o sinal sonoro e a luz do suporte ficar verde.
Vale mais a pena do ponto de vista financeiro comprar um ticket de 1 dia para cada dia que você ficará em Paris. O ticket de 1 dia custa 1,70€ e o ticket para 7 dias custa 8€.
Dancley
Muito bom o site, gostaria muito de pedalar em Paris, mais acho que melhor não, irei passar apenas três dias e não vou arriscar. Obrigado pessoal!
Rodrigo Lavalle
Dancley, sugiro a você um dos nossos passeios/city tours de bike por Paris. Eles são super divertidos e interessantes! Saiba mais sobre eles no nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.
Leonardo
Duas dúvidas:
Idade mínima – Meu filho tem 11 anos e já utiliza bicicleta regularmente. Há alguma restrição dele utilizar a Velib? E alguma outra bicicleta alugada?
Parques e passeios – É permitida a utilização de bicicletas em parques ou em passeios públicos?
Parabéns pelo site. Está me ajudando a conhecer Paris por um outro ponto de vista.
Rodrigo Lavalle
Leonardo, desde que o seu filho saiba andar de bicicleta e consiga andar com uma bicicleta da Vélib (elas são mais pesadas que as comuns), não há problema.
Não é permitido andar de bicileta nas calçadas e nem na maioria dos parques (verifique o rgulmaento na entrada dos parques em Paris). Somente nos parques que ficam nas periferias da cidade (Bois de Boulogne e Bois de Vincennes é permitido andar de bicicleta).
Claudia
Tomem muito cuidado ao alugar as bike. Eu e meu marido pagamos muito caro por isso . Estamos em Paris e alugamos duas bike, acabamos ficando com elas por muito mais tempo do previsto por não encontrar as estação de devolução. E pelas instruções no Token em Francês não entendemos que o preço era a cada meia hora. Bom…gastamos 34 euros por 3 horas. O conselho que eu dou é..pegue as bike somente se vc sabe onde devolver antes de completar os 30 minutos.
sergio
dicas muito bacanas!!! Estou indo quinta e certamente usarei… mas a matéria não ganhou nota 10 pela “dica”de trocar de bicicleta antes de ter que pagar… provavelmente é desse faturamento que vem a grana pra fazer a manutenção. Ela devia se envergonhar…
Rodrigo Lavalle
Sérgio, o próprio site oficial da Vélib’ dá essa dica.
Abraços.